TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo das Gorduras e óleos

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Grupo das Gorduras e óleos

O grupo das gorduras e óleos estão localizados no topo da pirâmide alimentar por serem um dos alimentos mais calóricos que temos. Por esse grande motivo, esses alimentos tem que ser consumidos com moderação (1 a 2 porções diárias). Mas podemos salientar que, existe uma diferença entre gorduras e óleos, e essa diferença está em seu estado fisico. Os óleos em geral se encontram em um estado líquido, já as gorduras em seu estado sólido.

Para se ter uma noção, 1g de óleo/gordura possui 9kcal, ou seja, cada porção desse grupo fornece em  média 75kcal, o que representa 1 colher de sopa de óleo de soja ou azeite. Além desses alimentos, temos também a manteiga que é rica em gordura e que em ½ colher de sopa podemos encontrar a mesma quantidade de calorias.

Na preparação dos alimentos costumamos usar azeite, óleo de soja, óleo de coco, manteiga, sem lembrarmos que alguns alimentos de outros grupos da pirâmide têm a sua própria gordura, como a carne e o leite. É nesse tipo de preparação que temos que ter o cuidado de não exagerar na quantidade de gorduras, pois assim, estamos elevando drasticamente o valor calórico do alimento.

As gorduras são divididas em: gorduras saturadas (encontrada na maioria das vezes em origem animal, como carnes, queijos, manteiga, banha), gorduras insaturadas (como abacate, nozes, castanhas, azeite), gorduras poliinsaturadas (encontrada em peixes, frutos do mar, óleo de linhaça).

Já a gordura TRANS ou Hidrogenada, a gordura mais perigosa á saúde, é obtida artificialmente pelo acréscimo de hidrogênio a óleos vegetais, alterando assim, a sua configuração, o que dificulta seu metabolismo pelo fígado. Esse tipo de gordura é encontrado principalmente em alimentos industrializados como por exemplo biscoitos, sorvetes com leite, lasanhas congeladas, margarinas, bolos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com