TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gula é pecado?

Por:   •  23/5/2016  •  Dissertação  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

A gula, como estabelecida pela religião cristã, é apontada como um vício capital, pois este pode gerar outros males ao ser humano. Uma das coisas que diziam era que a gula era a ‘’mãe’’ de todos os vícios e, sobretudo, uma grande facilidade para chegar à luxúria. Comida e sexo eram coisas muito próximas.

Esta abordagem também é utilizada sob a maneira de conselhos a respeito da qualidade de vida da pessoa envolvendo também a sua vida social, visto que toda forma de desequilíbrio reflete nas atitudes do homem nas ocasiões em que está menos atento. Porém,  o que é a gula pra mim, pode não ser a gula pra você, sendo assim, torna-se algo muito subjetivo. Como algo totalmente pessoal pode ser levado em consideração por muitos? Além disso, por que comer alimentos saudáveis em excesso poderia ser mal? Afinal, estamos cuidando do nosso corpo e da nossa saúde (física e mental), pois a escolha certa de alimentos trazem enormes benefícios para nós.

 O espinafre, um vegetal de grandeza nutricional, é rico em nutrientes. O consumo deste causa vários benefícios à saúde, incluindo o aumento da imunidade e a redução da pressão arterial. Um outro exemplo que pode ser citado é a laranja, que é cheia de potássio, um mineral que é responsável por ajudar a regular o coração. Quando os níveis de potássio ficam muito baixos, pode desenvolver um ritmo cardíaco anormal, conhecido como arritmia. Sendo assim, é difícil imaginar que a gula por este alimento seria algo ruim.

Uma das explicações mais utilizadas para a obesidade é a gula. Mas não é raro perceber cada vez mais a procura pelos fast foods, assim como o incremento do consumo de alimentos industrializados ricos em colesterol e gorduras saturadas. Isso faz com que entre em contradição, pois se comer todo dia em fast foods, mas em poucas quantidades, estaria tudo resolvido, certo? Não, não estaria. O excesso de calorias dos alimentos de fast food contribui para a obesidade, já que um lanche ou um pedaço de pizza fornecem 400, 500 kcal. Em certos sanduíches é possível ter cerca de 800 kcal. Somando batata-frita, refrigerante e sorvete, dá um total de calorias que muitas vezes é a quantidade adequada a ser ingerida num dia todo.

É errado dizer que quando comemos bem e a quantidade que achamos suficiente, estamos sendo gulosos, isto é fato. Por exemplo, os atletas precisam ter uma alimentação reforçada, ingerindo uma quantidade maior de alimentos saudáveis, tendo em vista que precisam de energia e sustentação para o corpo durante a prática de exercícios ou jogos e caso não tenham a alimentação adequada, podem ter o desempenho esportivo prejudicado. Seguindo a ‘’lógica’’ da gula, estariam errados em fazer isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com