TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Série Clube dos Anjos, Pecado da Gula

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV)

Thiago Cesar de Assis Almeida

Resenha: Série Clube dos Anjos, Pecado da Gula

Vitória - ES

2018

Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV)

Thiago Cesar de Assis Almeida

Resenha: Série Clube dos Anjos, Pecado da Gula

Resenha apresentada para a disciplina de Leitura e Produção de Texto II, no curso de Bacharelado em Direito, do Centro de Ensino Superior de Vitória – CESV, ministrada pela professora Vanessa Annecchini Schimid.

Vitória – ES

2018

VERÍSSIMO, Luis Fernando. O Clube dos Anjos – Gula. CIDADE. Objetiva, 1998.

Thiago Cesar de Assis Almeida

O livro “Clube dos Anjos – Gula” faz parte da série “Plenos Pecados”, do escritor Luis Fernando Veríssimo.

São sete pecados e sete autores diferentes, narrando as consequências de cada pecado na vida dos indivíduos.

Coube a Veríssimo o pecado capital conhecido como “Gula”.

O livro narra a história de dez amigos: Abel, Daniel, João, Marcos, Paulo, Pedro, Samuel, Saulo, Ramos e Tiago. Quando adolescentes eles se reuniam no “Bar do Alberi” para comerem o picadinho de carne com farofa de ovo e banana. Com a idade surge o desejo de experimentarem novas comidas e conhecerem novos sabores, assim surge o “Clube do Picadinho” e os jantares mensais na casa de cada um deles.

Daniel, que é o narrador da história registra que desde que Ramos morrera os atritos e desentendimentos entre os amigos começarão. Foi dele a ideia de saírem pelo mundo, era ele quem fazia os brindes, ele era o líder e em qualquer grupo ou cultura a morte do líder traz a queda dos liderados.

As reuniões já não eram mais alegres e festivas, aos poucos cada um deles estava perdendo o prazer e a empatia... E então surge um personagem, um cozinheiro que conhece o Daniel por acaso, passa a cozinhar comidas deliciosas para o grupo, todos estão unidos novamente, mas há um preço: A cada jantar feito pelo misterioso Lucídio alguém morre, comendo o último prato que é sempre a refeição preferida do que irá morrer. No final todos morrem, exceto Daniel e Lucídio.

Veríssimo propõe a passar para o leitor uma comédia com um ar de mistério, mas falha nos dois quesitos.

A trama é fraca, mal desenvolvida, são muitos personagens e isso faz com que o leitor se distraia facilmente e tenha que voltar algumas páginas para lembrar quem é quem.

A história segue clichês e preconceitos reprováveis na cultura do politicamente correto presente no século XXI.

Daniel se apresenta como um gordo desleixado, que conhece um homem elegante, conversam sobre comidas exóticas e então Lucídio é convidado para cozinhar para um grupo de fracassados que se reúnem há 21 anos, grupo esse que se deteriora a cada reunião mensal.

Nesse primeiro momento já é notório o primeiro clichê e preconceito: Rapazes que se reúnem desde adolescentes e por conta do pecado da gula tornam-se fracassados na vida.
Em um momento na narrativa Daniel revela que em uma das viagens do grupo Ramos havia confessado para ele que era homossexual e tinha um caso amoroso com alguém de Paris e alguém do Brasil.

O desfecho do livro deixa claro o que a charada que o leitor decifra já nas primeiras páginas: Lucídio era quem matava os outros.

Lucídio era o rapaz de Paris, que tinha um caso com Ramos e Samuel era o do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com