TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ROTEIRO DO PROJETO INTEGRADOR

Projeto de NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

COM APLICATIVO ESPECÍFICO

CURSO: NUTRIÇÃO

ESTE PROJETO DEVERÁ SER REALIZADO EM GRUPOS E TEM ABRANGÊNCIA DE DUAS CATEGORIAS DE NOTAS:

  • AV2 (Nota de 0,0 – 5,0 em todas as disciplinas do modulo – Projeto completo).

  • OFICINAS (DISCIPLINA DE PROJETO)

- Nota de 0,0 – 7,0 – Tradução da ficha de anamnese e do recordatório de 24 horas do paciente para o idioma inglês.

- Nota de 0,0 – 3,0 – Frequência mínima de 75% nas aulas de oficina (1,5 pontos para cada oficina – Inglês/excel). A nota correspondente à frequência nas oficinas é individual.

Obs.:

Só serão dispensados da oficina de inglês aquele aluno que apresentar na coordenação do curso o certificado de proficiência em inglês. Somente serão aceitos os de reconhecimento internacional como TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System) e Cambridge. 

Horas complementares – presença nas oficinas de Excel (40h) e Inglês (40h).

Introdução

A busca pela qualidade de vida e longevidade está diretamente relacionada a alimentação. Atualmente, a tecnologia tem propiciado aos leigos acesso a aplicativos de celular que proporcionam os controles das medidas corporais e da alimentação. O acesso deste conteúdo, necessariamente não garante uma alimentação adequada ao leigo, que deve ter suas medidas corporais analisadas e sua alimentação orientada por um nutricionista. Neste contexto, é imperativo, que o aluno de nutrição conheça o conteúdo dos aplicativos mais populares deste gênero, afim de indicar e/ou orientar a utilização deste instrumento.

 

Objetivo

Instrumentalizar o aluno com o conhecimento do conteúdo de diversos aplicativos sobre consumo alimentar e avaliação nutricional, oferecidos aos leigos.  

Introduzir ao vocabulário do discente palavras em inglês corriqueiras na área de Nutrição.

Modo de apresentação

  • O projeto será realizado em grupos.
  • Orientado e avaliado pelo professor/tutor do componente curricular da disciplina de Nutrição Humana e Planejamento Dietético.
  • Nas oficinas de inglês, haverá introdução de diversas palavras da área de Nutrição.
  • Apresentação oral da funcionalidade e análise crítica de determinado aplicativo que tenha como objetivo avaliação antropométrica e do consumo alimentar.

Desenvolvimento

Os grupos deverão eleger um indivíduo adulto para a coleta dos dados que serão objeto de estudo.

- O grupo deverá realizar a anamnese, o recordatório 24 horas e o questionário de frequência alimentar; a tradução da anamnese e do recordatório para o idioma inglês; avaliar e classificar as medidas antropométricas (IMC).

- Utilizando os materiais de aula e a metodologia ensinada pelo professor, calcular manualmente as necessidades energéticas pela EER, o recordatório de 24 horas e o cardápio proposto, utilizando as Tabelas TACO e IBGE. Elaborar a orientação nutricional pertinente a cada caso.

- Cada grupo pesquisará e elegerá um aplicativo de celular, preferencialmente gratuito, que tenha as funções de avaliação antropométrica e análise de consumo alimentar para estudo. Os grupos não poderão repetir o mesmo aplicativo dentro de uma mesma turma.

- O aplicativo deverá ser utilizado pelo grupo para testes, a fim de se entender as funções e fazer uma análise crítica quanto à qualidade das informações geradas ao usuário.

- Para selecionar o aplicativo, buscar no App Store ou Google Play os seguintes termos: “CONTADOR DE CALORIAS”, “CALCULADORA CALORIAS”, “CALCULADORA DIETA”, “NUTRIÇÃO”, “DIETA”

- O aplicativo deverá fornecer no mínimo o cálculo do IMC, utilizando os valores de peso e estatura atuais. Optar por aplicativos que permitam o registro de todos os alimentos consumidos no dia, em medidas caseiras e/ou gramagem, para fornecer um relatório com o valor calórico consumido, distribuição de macronutrientes.

- O grupo deverá utilizar os dados do indivíduo adulto que foi eleito para os cálculos manuais, cadastrar no aplicativo as medidas antropométricas e os alimentos, bebidas, suplementos, etc, consumidos em um dia (Recordatório 24 horas). O resultado obtido pelo aplicativo deverá ser apresentado em sala de aula (apresentação oral), para tanto, o aluno deverá dar print nas telas do aplicativo.

- Elaborar uma tabela contendo um comparativo entre os resultados fornecidos pelo aplicativo e os resultados obtidos com os cálculos manuais aprendidos nas disciplinas do semestre.

Roteiro da Apresentação oral:

O grupo deverá fazer uma apresentação oral, utilizando o programa Power Point, o aplicativo (funções e questões técnicas) e crítica ao modo de uso e qualidade das informações.

Deverão informar na apresentação:

- Nome do aplicativo

- Desenvolvedor (verificar se existe a participação de nutricionistas)

- Custo

- Sistema Operacional/Compatibilidade (Android, iOS, Windows e quais versões)

- Descrição das funções do aplicativo (se ele calcula a necessidade energética, como determina o valor calórico ideal, o que ele fornece de análises, quais medidas antropométricas utiliza, quais nutrientes calcula, etc).

- Se informam qual tabela de composição de alimentos utilizam.

- Os alimentos são registrados em medidas caseiras ou gramagem?

- Se fornecem suporte técnico, tela de ajuda e manual de instruções de uso.

- Permite cadastrar novos alimentos e preparações?

- Existe um cadastro de dados individualizados?

- Fornece orientações nutricionais? Essa orientação é baseada apenas em calorias ou também nos macronutrientes e micronutrientes ou grupos alimentares?

- Opinar sobre o uso do aplicativo X a função do nutricionista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (217.8 Kb)   docx (377.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com