TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

Antonio Hortêncio

RA

6627366298

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

                               Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do(a) tutora ANA CELIA LOPES PEIXOTO

Anhanguera Educacional

ANO

2014

É importante avaliar cuidadosamente o estado nutricional dos pacientes hospitalizados desde que eles dão entrada ao hospital até o momento em que tem alta médica. Muitos deles já chegam para nós com déficit de nutrientes ou problemas graves de glicemia e hipertensão causados pelo excesso ou falta de nutrientes no organismo.

Deve-se levar em conta alguns dados do paciente, como por exemplo, idade, peso, altura, estado psicológico e físico, histórico de desnutrição ou desidratação, possíveis alergias á alguns tipos de alimentos, dentre outros.

Sobre nosso estudo de caso, ressalto que por ele ter 71 anos de idade, DM, HA alteradas, perda de peso nos ultimos dois meses devido aos sintomas de pneumonia, apresenta também cansaço, queda de cabelo, deformidades nas unhas o que nos leva a suspeitar de um quadro de desidratação, que nessa idade é comum(não deveria ser) pois os idosos não sentem sede como as pessoas de menos idade, portanto não ingerem tantos líquidos. Quando perguntado sobre suas refeições diárias, ele relata que geralmente toma sopa de legumes, sem carne e no café só toma leite com café, sem comer nada, lembrando que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Come algumas frutas e confessa que não ingere muitos líquidos. Além do quadro evidente de desidratação, pressupõe-se que ele pode estar desnutrido também, pois ingere baixa quantidade de nutrientes necessários ao organismo. Após essa avaliação, devemos colocar uma dieta rica em líquidos, carboidratos e fibras para que ele se recomponha, posteriormente, preencher algumas fichas de acompanhamento e analisar seu quadro clínico diariamente para verificar se há feedback positivo ou não.

Em caso de feedback negativo, investigar outras causas de possíveis patologias que podem estar interferindo no metabolismo e absorção dos alimentos ingeridos pelo paciente. Se o Feedback por positivo e o paciente obtiver uma melhora significativa, pode até ter alta médica, como é o caso. No ato de alta médica, nós enfermeiros, devemos orientar muito bem o paciente para que em sua casa, ele faça uma dieta equilibrada e mantenha-se saudável para evitar problemas de saúde futuramente.

Orientações quando a ingesta correta de líquidos, alimentação saudável(frutas, verduras, legumes, carnes magras, cereais, sucos naturais, etc) exercícios físicos, tratamento medicamentoso quando necessário e visitas periódicas ao posto de saúde fazem com que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida, podendo assim viver com muito mais alegria e saúde. A importância do enfermeiro no cuidado e tratamento do paciente é extremamente benéfica para a saúde pois somos nós quem damos atenção, orientações, fazemos exames físicos, e acompanhamos o paciente bem de perto, afim de ter um contato maior, e então uma maior confiança por parte do paciente. Quanto maior o profissionalismo maior o resultado positivo ao tratamento. Devemos nos certificar também, das condições financeiras do paciente, pois muitas vezes passamos uma dieta excelente, porém ele não tem condições financeiras de faze-la. Em casos assim, devemos substituir alguns alimentos por outros que façam surtir o mesmo efeito mas em todos os cas evitar desidratação.os, sem exceção, tem que ingerir líquidos em grandes quantidades para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (176.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com