TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição

Por:   •  16/10/2015  •  Artigo  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera Uniabc

Bacharelado em Enfermagem 3º semestre

Santo André 2015

Faculdade Anhanguera Uniabc

Isabel Cristina Silva Santos Ra: 9857506608

Experiência 1- Fisiologia Humana

Trabalho de Fisiologia Humana

Prof. Ednei Fernando

Santo André 2015

Sumário

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Imagens
  4. Conclusão

                                                                                                           

Experiência 1

  1. Introdução

Essa experiência fez se observar o fenômeno chamado de osmose. Que ocorre constantemente em nosso organismo. O conceito osmose é quando moléculas de água atravessam as membranas celulares de um lado menos concentrado em soluto (neste caso os solutos usados foram o sal e o açúcar e o solvente a água) para o lado mais concentrado. Observamos também a consistência das batatas, elas também mudaram (mais resistentes para moles).  A osmose aconteceu no sentido de tentar diluir o soluto adicionado. 

2.Desenvolvimento

Os materiais utilizados para essa experiência foram:

  • 2 batatas- inglesas cruas;
  • 1 colher de café de sal;
  • 1 colher de café de açúcar;
  • Uma colher de café;
  • Guardanapos de papel;
  • Uma faca de plástico;
  • 5 pratos descartáveis ou mesmo guardanapos;
  • Caneta para escrever nos pratos descartáveis.

As batatas foram cortadas ao meio do modo que se tornem 4 metades, fazendo pequenos buracos nas batatas (em 3 delas) e deixando apenas uma batata inteira; Em uma das batatas é colocada açúcar, outra sal e outra como controle (sem nada); Em seguidas nos pratinhos, colocasse um pouco de açúcar e sal em seus respectivos pratos nomeados (com batata). Apenas no pratinho do controle coloque a batata sem nenhum ingrediente a mais; E em um último pratinho apenas sal e açúcar sem batata. Faremos então uma análise após 30minutos, 1 hora e após 2 horas.                             Com o passar do tempo, notamos que o açúcar e o sal colocados nas metades das batatas estão úmidos, enquanto que a batata que não possuem nenhum ingrediente, está do mesmo modo. E no prato onde não encontrasse nenhuma batata somente o sal e açúcar encontram-se aparentemente seco.

Começo da Experiência ás 12:35

[pic 1]

Após 30 minutos

[pic 2]

Após 1 Hora

[pic 3]

Após 2 Horas

[pic 4]

3. Conclusão

Na primeira fase após 30 minutos notei que o açúcar começou a se diluir, porém o sal se manteve assim como o controle. Na segunda fase após 1 hora entre e o sal e o açúcar uma diferencia que na parte que estava com sal começou a ficar roxa.E enfim na após 2 horas cheguei a conclusão de que a água que estava contida no interior das batatas atravessaram sua membrana semi- impermeável, indo do lado mais concentrado (açúcar ou sal). E ainda observei que onde foram adicionados esses ingredientes (açúcar ou sal) aconteceu um “amolecimento da batata” o que chamamos de plasmólise (diminuição do volume das células por perda de água).
Isto é o que chamamos de permeabilidade seletiva. Permeabilidade seletiva é uma das propriedades fundamentais da membrana plasmática que permite a passagem mais rápida e fácil de certas substâncias, impedindo ou ate mesmo dificultando a passagem de outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (243.4 Kb)   docx (249.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com