TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição - AVA

Por:   •  1/4/2016  •  Dissertação  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

NOME

RA

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Ana Célia Lopes Peixoto de Toledo.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Introdução

Este relatório é um estudo de caso para buscar a melhor terapia nutricional para um paciente com câncer. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária regulamenta a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional no RDC de nº63, de 06 de Julho de 2000, como:

“[...] grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional-TN”.

Essa Equipe tem como objetivos a realização de triagens e vigilância nutricional, avaliar o estado nutricional dos pacientes, indicar terapias nutricionais, assegurar a correta indicação, prescrição, preparação, armazenamento, transporte, administração e controle dessa terapia, entre outras funções.

O enfermeiro possui conhecimentos sobre as administrações, via de acesso, quadro clínico do paciente e cuidados com a terapia, portanto, se faz importante a participação deste profissional na EMTN.

  1. Objetivos

O objetivo deste relatório é analisar o quadro nutricional deste cliente, levando em considerações outros fatores que interferem neste quadro, avaliar a melhor terapia nutricional para o paciente, informando o motivo desta decisão e as possíveis complicações e cuidados com os procedimentos.

  1. Procedimentos

O procedimento de triagem de risco nutricional utilizado neste paciente foi a ANSG (Avaliação Nutricional Subjetiva Global) que é um método subjetivo, essencialmente clínico de avaliação do estado nutricional, em forma de formulário. Esta avaliação engloba cinco aspectos principais do estado nutricional do paciente, como a perda de peso, sintomas, ingestão de alimentos, exame físico e estresse metabólico, seu uso é recomendado por ser um método de fácil realização e seus resultados são imediatos e precisos.

  1. Desenvolvimento

O câncer continua sendo umas das maiores causas de morte no Brasil e no mundo, mesmo com os avanços de pesquisas e tecnologias, ainda não foi descoberto novas possibilidades para a cura e tratamento desta patologia. O paciente R.M.O. foi diagnosticado com carcinoma espinocelular no estágio III, um tipo de câncer no esôfago que ataca frequentemente a parte inicial e média do órgão.  A incidência de desnutrição neste tipo de paciente é comum, principalmente por ter o tumor alojado em um órgão que faz parte do trato gastrointestinal, isso causa certos sintomas como a rouquidão, tosse, disfagia, dor ao deglutir, vômitos, dor torácica, sensação de obstrução da passagem de alimentos, entre outros, que geram uma perda de apetite e incomodo ao se alimentar, forçando o paciente a entrar em quadro de desnutrição.

Ao dar entrada no serviço hospitalar o Sr. R.M.O. de 59 anos, foi sujeito à uma avaliação inicial onde foi descoberto dados relevantes ao tratamento, paciente declara ser fumante, fazer ingestão de bebidas alcoólicas, se alimentar somente de sopas há quase um mês, perder 8kg em 4 meses e não sentir fome (anorexia).

Após duas semanas de diagnóstico o paciente foi sujeito ao um procedimento cirúrgico para retirada do tumor e posteriormente iniciará a quimioterapia. Foi solicitada uma avaliação da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).

Em exame físico apresentava depleção grave de tecido adiposo e de músculos, segundo dados fornecidos pelo paciente o percentual de perda de peso nos últimos 6 meses é de 10,25%. Foi utilizado como instrumento de avaliação a ANSG (Avaliação Nutricional Subjetiva Global) onde totalizou 20 pontos, permitindo a conclusão de que o paciente apresenta uma desnutrição moderada. Os dados antropométricos avaliados foram peso 70,0Kg e altura 178cm, sendo classificado pelo Índice de Massa Corpórea (IMC) com 22,09Kg/m², considerado eutrofia segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O paciente iniciará tratamento quimioterápico que atua na destruição de células cancerígenas, bloqueando funções essenciais destas, por ser um tratamento sistêmico, todos os tecidos podem sofrer danos, embora em graus diferentes. Este tratamento pode causar desconforto no sistema digestório como náuseas, diarreia, constipação, vômitos, estomatite, entre outras reações que podem diminuir a ingesta de alimentos e agravar o quadro nutricional deste paciente.

A terapia nutricional para estes casos seria a Terapia Nutricional Enteral (TNE), que é indicado, principalmente, para pacientes que não conseguem suprir suas necessidades nutricionais pela via oral, isto pode ocorrer por diversos fatores, neste em caso em particular, são as sequelas do carcinoma e da cirurgia realizada no esôfago, um dos órgãos que compõem o trato gastrointestinal superior, como comentado anteriormente. Porém mesmo diante destas sequelas o trato gastrointestinal continua funcionante.

A nutrição enteral é definida pela RDC nº 63 de 06 de Julho de 2000 da ANVISA como:

“[...] alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sonda via oral, industrializada ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou completar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (439.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com