TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acidente Vascular Cerebral

Por:   •  20/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.679 Palavras (19 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ-UNOPAR

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

marina de oliveira nunes

REGIVAN FEITOSA SOUSA

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Altamira - PA

2022

MARINA DE OLIVEIRA NUNES

REGIVAN FEITOSA SOUSA

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Trabalho apresentado como requisito a produção textual interdisciplinar em grupo, referente às atividades Interdisciplinares do curso de Bacharelado em Nutrição Como exigência para conclusão do 5º semestre e obtenção de média nas disciplinas de:

Assistência Nutricional Para Gravemente Enfermos

Prof.ª Daniele Cristina Fernandes Niehues

Assistência Nutricional nas Patologias do Sistema Digestório e Órgãos Anexos

Prof.ª Naiara Lourenco Mari

Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares

Prof.ª Flavia Maronesi

Nutrição, Exercício Físico e Estética

Prof.ª Daniele Cristina Fernandes Niehues

Tutoria EAD

Adriana Bordin

Tutoria presencial

Clenia Gomes

Altamira - PA

2022


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

3.        CONCLUSÃO        17

REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

O Acidente Vascular Cerebral é uma doença que afeta as artérias que levam ao cérebro e dentro dele. É a causa de um número expressivo de mortes e uma das principais causas de incapacidade no Brasil. Um acidente vascular cerebral ocorre quando um vaso sanguíneo que transporta oxigênio e nutrientes para o cérebro é bloqueado por um coágulo ou estoura, ou se rompe. Quando isso acontece, parte do cérebro não consegue obter o sangue e oxigênio de que precisa, então ele e as células cerebrais morrem.

O cérebro é um órgão extremamente complexo que controla várias funções do corpo. Se ocorrer um derrame e o fluxo sanguíneo não puder atingir a região que controla uma função específica do corpo, essa parte do corpo não funcionará como deveria. Os efeitos de um acidente vascular cerebral dependem de vários fatores, incluindo a localização da obstrução e a quantidade de tecido cerebral afetado. No entanto, como um lado do cérebro controla o lado oposto do corpo, um derrame que afeta um lado resultará em complicações neurológicas no lado do corpo que afeta.

Assim apresentamos o trabalho como uma produção textual interdisciplinar sobre Acidente Vascular Cerebral, fazendo uma relação com o caso de Larissa apresentado na SGA.  Ademais, o trabalho é apresentado em 4 desafios que discorrem sobre a prescrição dietética e orientações nutricionais, com respaldo teórico nas bibliografias sugeridas, demais livros, artigos e a interdisciplinaridade das disciplinas deste semestre.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Prescrição dietética Para Pacientes com Risco Nutricional

Um acidente vascular cerebral, também conhecido como ataque isquêmico transitório ou acidente vascular cerebral (AVC), acontece quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é bloqueado. Isso impede que o cérebro obtenha oxigênio e nutrientes do sangue. Sem oxigênio e nutrientes, as células cerebrais começam a morrer em poucos minutos. O sangramento repentino no cérebro também pode causar um derrame se danificar as células cerebrais.

Desse modo, um acidente vascular cerebral é uma emergência médica. Um acidente vascular cerebral pode causar danos cerebrais duradouros, incapacidade a longo prazo ou até mesmo a morte. Os sinais de um acidente vascular cerebral podem variar de fraqueza leve a paralisia ou dormência em um lado do rosto ou do corpo. Outros sinais incluem dor de cabeça súbita e intensa, fraqueza repentina, dificuldade para enxergar e dificuldade para falar ou entender a fala.

Os sinais e sintomas de um acidente vascular cerebral geralmente se desenvolvem rapidamente. No entanto, eles podem se desenvolver ao longo de horas ou mesmo dia, como quando um ataque isquêmico transitório se transforma em um acidente vascular cerebral. O tipo de sintomas depende do tipo de acidente vascular cerebral e da área do cérebro que é afetada. Os sinais de um AVC podem incluir:

  • Dormência ou fraqueza repentina, especialmente em um lado do corpo;
  • Confusão súbita ou dificuldade para falar ou entender a fala;
  • Problemas repentinos para ver em um ou ambos os olhos;
  • Problemas súbitos para caminhar, tonturas ou perda de equilíbrio ou coordenação;
  • Dor de cabeça severa repentina sem causa conhecida.

Um acidente vascular cerebral pode causar danos cerebrais duradouros, incapacidade a longo prazo ou até mesmo a morte. Quando você tem um derrame, seu médico pode avaliar a gravidade. Um acidente vascular cerebral mais grave significa que mais tecido cerebral foi danificado. Quando houve danos significativos, seu médico pode chamá-lo de um acidente vascular cerebral maciço. Isso pode significar complicações mais graves.

O médico diagnosticará um derrame com base em nos sintomas, seu histórico médico, um exame físico e resultados de testes. Seu médico vai querer descobrir o tipo de derrame, a causa, a parte do cérebro que é afetada e se tem sangramento no cérebro. Ele solicitará um exame de imagem para examinar os vasos sanguíneos do cérebro. Isso ajudará a determinar que tipo de derrame é e onde exatamente aconteceu. Quanto mais rápido esses testes puderem ser feitos, melhor o médico poderá tratá-lo. Os testes para diagnosticar o AVC incluem o seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (409.7 Kb)   docx (466 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com