TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aproveitamento Integral de Alimentos

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia

Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica

Centro de Educação Profissional de Caiapônia

End.: Avenida Adalberto Rodrigues dos Santos, nº 257 – Setor Aeroporto – Caiapônia GO.

CEP: 75850-000/ CNPJ: 11037221000150

E-mail: cep.caiaponia@sectec.go.gov.br

Telefone: (64) 3663 – 1035

APROVEITAMENTO INTEGRAL DO ALIMENTO: USO DA CASTANHA DO PEQUI (Caryocar brasiliense Camb) NA ELABORAÇÃO DE PUDIM SEM LACTOSE.

Autor Denia Oliveira de Souza

CAIAPÔNIA – GO

2014

RESUMO

O pequi é um fruto do cerrado usado na gastronomia local no estado de Goiás sua disseminação é grande e dele é feito vários pratos, porém sua castanha também comestível não se é tão utilizada.  

A intolerância a lactose é uma síndrome envolvendo desconforto intestinal, diarréia, gases, distensão abdominal após o consumo do dissacarídeo lactose que é proveniente do leite e alguns derivados.

Este projeto se baseia no desenvolvimento do produto pudim sem lactose a base de castanha de pequi, uma estratégia de aproveitamento integral do alimento. Ao desenvolver o pudim sem lactose a base de castanha de pequi foi se analisado sensorialmente no Centro de Educação Profissional de Caiapônia Goiás, no laboratório de gastronomia da escola. O desenvolvimento do produto é um modo de aproveitamento simples e poderá ajudar os intolerantes à lactose o consumo de um novo alimento, aumento do consumo de nutrientes proveniente da castanha.

Palavras – chave: Desenvolvimento de produto. Castanha do pequi. Intolerância a lactose. Aproveitamento integral do alimento.

INTRODUÇÃO

 Alimentação é o alicerce dos processos vitais e dela depende o estado de saúde de ser humano (SESC, 2003). Mas, comer bem é mais que ingerir os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. Para uma alimentação de qualidade precisa considerar os fatores culturais, sociais, comportamentais e econômicos atribuídos ao ato de alimentar se (SESI, 2008). É muito comum as pessoas dizerem que é caro se alimentar de uma forma sadia e equilibrada. Isso é uma crença equivocada, é possível comer bem e com um custo acessível. Optar por comprar produtos in natura (crus/frescos), produzidos na região, preferindo alimentos da época, pois são mais baratos e por não terem o custo de transporte e armazenamento, e mais saudáveis por ter todo seu potencial nutritivo, já que são mais frescos (SESI, 2008).

O aproveitamento integral de alimento além de significar economia, significa reciclar, respeitar a natureza e comer bem, com prazer e dignidade (COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA NUTRICIONAL DE GOIÁS, 2012)

É um grande desafio a discussão sobre sustentabilidade, mas é necessário para uma reflexão da sociedade contemporânea, a questão de segurança alimentar e nutricional tem um fator fundamental. A produção dos conhecimentos sobre o tema esta ampliando cada vez mais. Por outro lado, alguns problemas sociais e ambientais e as diferenças regionais, mostram uma forte desigualdade e a institucionalização dos processos econômicos exclui o que repercute diretamente na situação de insegurança alimentar e nutricional das populações. Vem sendo concedidas e fabricadas no campo da produção e do consumo de alimentos voltadas para as necessidades da população. Sendo assim a nutrição passa a ser uma ciência socioambiental; o acesso a uma alimentação adequada e de qualidade vem a ter a dimensão de direito humano e dever do estado; e o ato da alimentação muda em ato político, relacionado diretamente á um modelo de construção que precisa ser feito (AZEVEDO; RIGON, 2011)

HIPÓTESES

O Desenvolvimento do pudim feito por castanha de pequi seria uma estratégia de aproveitamento integral de alimento, evitando desperdício de uma parte comestível, já que se é usado em grande escala o pequi em GO poderia ser retirada a castanha para a fabricação do produto podendo produzir um pudim sem lactose a base de castanha de pequi para os intolerantes a esse carboidrato.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Desenvolver um pudim sem lactose feito a base de castanha do pequi como estratégia de aproveitamento integral do alimento podendo ser utilizado na alimentação de intolerantes.

Objetivos Específicos

  • Usar o Pequi como base para produção de outro produto;
  • Retirar a castanha do pequi para elaboração do pudim sem lactose;
  • Verificar a aceitação do consumidor através da escala hedônica de 9 pontos.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

O inicio da alimentação integral começa com as complicações econômicas pelas quais o país passa. Ter uma alimentação adequada, adquirir alimentos bons para consumo é atualmente uma das maiores preocupações do nosso dia a dia. Dessa forma devemos aproveitar tudo que o alimento nos fornece como fonte da nossa alimentação. Temos vários padrões alimentares, dentre eles as dietas vegetarianas, naturalistas, macrobiótica e alimentação integral. Cada uma tem sua especificidade e repercussões diferentes em cada ser humano. A alimentação integral tem como sua base a diversidade de alimentos e a complementação de refeições reduzindo custo, fazendo uma preparação rápida e regionalizada. Estudos demonstram que o homem necessita de uma alimentação rica em nutrientes que possam alcançar suas necessidades com partes dos alimentos que normalmente são jogados fora. Essas perdas no transporte, armazenamento, plantações e principalmente no preparo dos alimentos. O alimento pode ser utilizado como um todo como, por exemplo, semente de abóbora, farelo de trigo, arroz, milho, farinhas torradas de raízes e tubérculos. A educação nutricional é um passo para melhorar esse quadro de desperdício no Brasil (SESC, 2003)

Para evitar o desperdício de cascas e folhas de alimentos utiliza se em receitas fáceis e saborosas podendo aproveitar muitos nutrientes contribuindo para melhoria da saúde humana e diminuição do lixo produzido diariamente.

Algumas empresas que usam o pequi após retirar a polpa acabam jogando o restante fora. Isto contribui para um menor valor ao pequi alem de aumentar o desperdício descartando o que não foi utilizado no meio ambiente. Assim mostra a importância do aproveitamento da amêndoa de pequi como fonte alimentar, por possuir ótimo sabor e valor nutritivo (FACIOLI, 1996)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com