TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Calculo Nutricional

Por:   •  7/4/2023  •  Resenha  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Nutrição

NÁDIA MASSAD TABONNE PUPO FONSECA – 8091937

ATIVIDADE PORTFÓLIO – CÁLCULOS NUTRICIONAIS E DIETÉTICA - CICLO 02

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

CÁLCULOS NUTRICIONAIS E DIETÉTICA

Prof.ª Dr° FABÍOLA RAINATO GABRIEL DE MELO  

CURITIBA / 2019

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Com base na leitura do artigo “Avaliação Da Adequação Nutricional Das Dietas Para Emagrecimento Veiculadas Pela Internet” disponível na aba “Material de Apoio” de sua Sala de aula virtual também no endereço que se encontra disponível em: <http://www.redalyc.org/html/929/92900215/>. Acesso em: 01 jul. 2018, responda às questões a seguir:

  1. De acordo com o artigo quais “dietas da moda” são mais procuradas na internet? Escolha uma para descrever e analisar a distribuição dos nutrientes. Descreva a sua opinião.

        De acordo com o artigo lido “Avaliação da adequação nutricional das dietas para o emagrecimento vinculadas pela internet”, às dietas mais procuradas ou as “dietas da moda” foram:

-Dieta dos pontos;

-Dieta da USP;

-Dieta do Atum;

-Dieta dos Líquidos.

        Agora vamos falar um pouco sobre a Dieta do Atum:

        De origem indeterminada, essa dieta propõem um cardápio com baixo consumo de calorias menos do 1000kcal/dia, com poucas refeições espalhadas ao longo do dia, apenas 03, sendo apenas Café da manhã, almoço e jantar.

        De acordo com as adequações da RDAs, essa dieta possui, quantidade de gordura acima do recomendado, quantidade de proteína, também acima e quantidade de carboidrato, abaixo do recomendado.

        O único ponto positivo, desta dieta seria o consumo de um peixe como o atum, rico em ácidos graxos poli-insaturados, porém eles o recomendam na forma enlatado, o que acarreta em adição de conservantes e de óleos vegetais. Essa é uma dieta pobre em carboidrato, ferro e outros nutrientes que são essenciais para uma alimentação saudável, por ser bem restritiva, acabam não promovendo a reeducação alimentar, tornado-a uma dieta monótona,

  1. Segundo o artigo, quais informações devemos considerar quando elaboramos uma dieta para a manutenção da saúde física e mental?

Segundo o artigo, para elaborarmos uma dieta para a manutenção da saúde física e mental é imprescindível que ela contenha todos os macronutrientes Carboidratos, Proteínas e Lipídios. Todos claro, quantificados, levando em consideração as necessidades de cada indivíduo, incluindo o metabolismo basal e o valor gasto em atividades físicas.

        Os carboidratos são fontes de energia primária, desempenham funções metabólicas importantes o seu catabolismo, fornece liberação de ATP. A ingestão ineficiente traz prejuízos ao sistema nervoso central, além da produção de corpos cetônicos.

        As proteínas são nutrientes importantes para a formação e manutenção dos tecidos (músculos) e para o metabolismo. Porém o seu excesso pode prejudicar as funções renais e hepáticas, além da perda de tecido magro.

        Os lipídios, são nutrientes importantes para o bom funcionamento das células estruturais, para os hormônios e para as funções energéticas. O seu excesso pode desencadear doenças crônicas, como obesidade, diabete mellito, colesterol e doenças cardiovasculares.

  1. Faça uma busca rápida no Google com a palavra-chave “dietas da moda 2017”. Descreva o que você encontrou e analise criticamente as informações vinculadas nessas páginas que você acessou.

Após pesquisa no Google “Dietas da Moda 2017”, encontramos as dietas que mais acessadas em 2017, ou as que caíram no gosto popular naquele ano, entre elas vamos destacar três: Dieta da fertilidade, Deita do mediterrâneo e a Dieta dos vigilantes do peso.

- Dieta da Fertilidade: como o próprio nome já diz, essa dieta não promete só a perda de peso, mais também o aumentar a ovulação, favorecendo assim a fertilidade da mulher.

Incentiva o consumo de gorduras “boas”, grãos integrais e proteínas, reduzindo a ingestão reduzindo a ingestão de gorduras “ruins”, carboidratos refinados e a carne vermelha, estando liberados a ingestão de laticínios com alto teor de gordura, como o leite integral e sorvetes.

-Dieta do Mediterrâneo: Essa dieta ficou famosa porque ela não só promete a perda de peso, como também a prevenção de doenças do coração, do cérebro, a prevenção do câncer e o controlo da diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com