TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 8

UFPI / DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA

Disciplina de FISIOLOGIA PARA NUTRIÇÃO – Professor: Acácio Véras ESTUDO DIRIGDO SOBRE SISTEMA NERVOSO

  1. Quais os elementos constituintes de um arco reflexo e suas respectivas funções?

RECEPTOR - Captam alguma energia ambiental e a transformam em PA. Ex: luz na retina, calor, frio e pressão na pele; estiramento pelos receptores do fuso muscular.

       NERVO SENSORIAL - Conduz o PA do receptor até a sinápse no SNC - Raiz dorsal.

       SINÁPSE - Podendo ser mono ou polissináptico.

       NERVO MOTOR – conduz o PA do SNC para o órgão efetuador – Raiz ventral. Transforma um impulso elétrico em ação mecânica.

        ORGÃO ALVO / EFETUADOR - normalmente é um músculo ou glândula.

  1. Conceitue sinapse e diga por que nesta estrutura o impulso é unidirecional.

A sinapse é a região responsável por realizar a comunicação entre dois ou mais neurônios, ou de um neurônio para um órgão efetor, ou seja, um músculo ou uma glândula.Unidirecional porque vai do neurônio pré-sináptico para o pós-sináptico. Nela, os neurônios se aproximam um do outro, mas não se tocam, porque neste caso a fenda sináptica é maior.

  1. Quanto à localização ou fisiologicamente como se dividem os receptores? E o que é a lei das energias específicas?

         De acordo com o local de onde captam os estímulos, os receptores sensoriais podem ser                                                classificados em três tipos:

         Exteroceptores que são os receptores que captam estímulos provenientes do ambiente, como a luz, calor, sons e pressão.

         Proprioceptores são os receptores que captam estímulos provenientes do interior do corpo. São           encontrados nos músculos, tendões, juntas e orgãos internos.

         Interceptores são os receptores que recebm as condições internas do corpo, como grau de                     acidez, pressão osmótica, temperatura e composição química do sangue, entre outros.

         Leis das Energias específicas- Cada feixe nervoso termina em um ponto do sistema nervoso                 central e o tipo de sensação sentida quando uma fibra nervosa é estimulada é determinado pelo           ponto para o qual ela se dirige.

  1. Conceitue e caracterize homúnculo sensitivo e motor.

O Homúnculo sensorial representa o córtex somestésico primário, ou a sensibilidade tátil, de pressão ou a dor do nosso corpo. Está localizado no lobo parietal, justamente na sua junção com o lóbulo frontal. O Homúnculo Motor é uma representação psiconeuroanatômica das funções do organismo humano: uma imagem corporal que o homem tem dele mesmo.

  1. Faça um esquema e explique os reflexos miotático, miotático inverso e o mecanismo de funcionamento do sistema eferente gama.

         Refléxos miotático: São características da musculatura esquelética controlados por orgãos                   receptores presentes nos músculos esqueléticos ou tendões. É controlado pelo receptor fuso                 muscular presente nos músculos esqueléticos.

         Reflexos miotático inverso: É controlado pelo orgão tendinoso de golgi que é um receptor de               estritamento localizado no tendão do musculo.

         Neurônios motores gama: Regulam a sensibilidade do fuso ao alongamento muscular. Com a              ativação dos neurônios gama, as fibras musculares infrafusais se contraem de forma que apenas          um pequeno trecho é necessário para ativar os neurônios sensoriais do fuso e o reflexo de                    estiramento.

  1. Esquematize e descreva o fuso neuro-muscular. Conceitue tônus muscular.

        Fuso muscular é um receptor sensorial proprioceptivo em forma de fuso composta por

        feixes de fibras musculares modificadas contidas dentro de uma cápsula fibrosa. Estão dispostos                        paralelamente às fibras musculares extrafusais e respondem as variações no comprimento das fibras                    musculares. As suas fibras, as fibras intrafusais, são do tipo fibra com saco nuclear e fibra com cadeia                nuclear. Tonus muscular é o estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o musculo de                  repouso e que lhe permite iniciar a contração rapidamente após o impulso dos centros nervosos. Num estado de relaxamento completo (sem tônus) o músculo levaria mais tempo a iniciar a contração.

  1. Quais são as principais vias aferentes do sistema nervoso central? Que tipo de informação (ou sensibilidade) conduzem?

        As principais vias aferentes são então aqueles conjuntos de neurônios que transportam                       informações somatosensoriais captadas em diferentes regiões do corpo e as conduzem em direção ao córtex cerebral, mais especificamente a uma região cortical denominada área somatosensorial ou área 6 de Broadmann, localizada no giro cortical pós central, bem na região anterior do córtex parietal. Conduzem sensibilida da visão, olfato, paladar tato e propriocepção.

  1. Quais são as vias eferentes mais importantes do sistema nervoso central? Dê suas funções?

       São as vias piramidais, passam pelas pirâmides bulbares, tem o mesmo valor funcional do trato             cortiço-espinal, diferindo de transmitir impulso aos neurônios motores do tronco encefálico.Vias  extrapirimidais excercem influência sobre os neurônios motores da medula.

  1. Como se divide anatomicamente e fisiologicamente, o Sistema Nervoso Central? Cite as diferenças entre esses sistemas.

Divide-se em Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e Medula Espinhal

Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aosórgãos do corpo. O Sistema Nervoso Central controla as funções voluntárias do nosso corpo.

         O sistema Nervoso Periferico está implicado em todas as funções involuntárias do nosso                     organimo.

  1. Cite as diferenças entre o SN autônomo simpático e SN autônomo parassimpático.

O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. Assim, deixa o indivíduo em estado de alerta, preparado para reações de luta e fuga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (281.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com