TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMUNITÁRIO NUTRIÇÃO

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE TEOLOGIA APLICADA
PROF. OSVALDO AGUIAR
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COMUNITÁRIO
NUTRIÇÃO – TURMA 22


PROJETO INFÂNCIA SAUDÁVEL

Liziana Vasconcelos Maranhão

 

Sobral – 2015

APRESENTAÇÃO

                    Através do projeto “Infância Saudável”, realizado no Centro de Saúde da Família Maria das Dores Gonçalves, foram realizados trabalhos de orientação e conscientização sobre os malefícios que a obesidade pode causar, através de trabalhos diversos de equipe multiprofissional, que busca minimizar os quadros de obesidade, reduzir ou eliminar possíveis patologias clínicas e distúrbios psicológicos que possam vir a acometer os participantes.

INTRODUÇÃO

                    O projeto teve como foco crianças e adolescentes entre oito e dezesseis anos, que possuíam um diagnóstico médico de obesidade. Duas turmas foram divididas por idade, uma dos oito aos onze anos e a outra dos doze aos dezesseis anos. Foram aulas de quarenta minutos, na sede do centro. Os trabalhos com as crianças foram realizados através de atividades lúdicas, para os adolescentes é voltado a conscientização e a pratica de exercícios físicos com ginástica localizada e aeróbica. As atividades psicológicas foram realizadas através de grupo de apoio e a nutricional com consultas individuais, cardápio e aulas de culinária, incentivando hábitos saudáveis tanto alimentares quanto de vida.

OBJETIVOS GERAIS

                   Levar aos pacientes do Centro de Saúde da Família Maria das Dores Gonçalves informações e conscientização para uma melhor qualidade de vida.

JUSTIFICATIVA

                    Em tempos em que os principais meios de diversão de crianças e adolescentes são o computador e o videogame, um problema cresce de forma cada vez mais rápida: a obesidade infantil. Em um recente levantamento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou índices preocupantes: cento e cinqüenta e cinco milhões de jovens apresentam excesso de peso em todo o mundo, ou seja, uma em cada dez crianças é obesa. Só no Brasil, a obesidade cresceu aproximadamente duzentos e quarenta por cento nos últimos vinte anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o país apresenta 6,7 milhões de crianças com esse problema. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, nos últimos trinta anos o índice de crianças obesas passou de três por cento para quinze por cento no país. O projeto buscou reduzir os agravos e complicações das doenças crônicas causadas pela obesidade e oferecer um crescimento saudável, resultando em uma melhor qualidade de vida.

METAS

                   Reduzir os agravos e complicações das doenças crônicas causadas pela obesidade e oferecer um crescimento saudável, resultando em uma melhor qualidade de vida.

ATIVIDADES

                   Para o inicio do desenvolvimento do projeto, foi necessário que os pacientes realizassem suas inscrições, no próprio centro, mediante encaminhamento devidamente assinado e carimbado pelo médico responsável pelo paciente. No primeiro encontro do projeto, é foi uma reunião com os responsáveis pelos participantes, a fim de apresentar os profissionais envolvidos, demonstrar a importância do projeto, levar ao conhecimento dos responsáveis as atividades que serão desenvolvidas e informar sobre a importância do apoio familiar, tanto da assiduidade nos encontros quanto da importância da continuidade do projeto em seu ambiente familiar. No decorrer do projeto foram realizadas, em conjunto, três tipos de atividades com as crianças: Atividades físicas duas vezes por semana, de maneira divertida, através de gincanas e brincadeiras, estimular as crianças a se movimentarem e a praticar exercícios físicos; Orientação nutricional uma vez por semana. A profissional de nutrição trabalhou o tema, através de atividades divertidas para a introdução de uma correta alimentação utilizando teatros, culinária, gincanas, brincadeiras e palestras voltadas a correta maneira de se alimentar, buscando conscientizar os participantes; Atenção psicológica: uma psicóloga realizou uma vez por semana, acompanhamento dos possíveis problemas enfrentados pela criança, seu ambiente familiar e social, agrupando a conscientização dos pais, sobre a importância que a família proporciona neste processo. As crianças foram pesadas semanalmente pela nutricionista, que realizou acompanhamento e orientações das ações propostas através do projeto.Notou-se melhora na socialização e na conscientização das crianças, que demonstraram preocupações como, por exemplo, de seguir o cardápio oferecido pela nutricionista, além de se manterem assíduas nas aulas. No primeiro grupo acompanhado, o IMC teve uma redução média de 5% em 55% das crianças participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com