TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO SUBMETIDO AO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA INSTITUCIONAL, E RESENHA DE CONTEÚDO

Por:   •  25/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.840 Palavras (12 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Centro Universitário Senac

Monografia - Resenha Apresentações 15/04

Grupo: Camila Zambom, Laís Ribeiro, Karina Mari, Vinicius Melo, Yago Scorsato

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Plano de trabalho submetido ao Centro Universitário Senac para o desenvolvimento de pesquisa institucional, e resenha de conteúdo.

Esta atividade está vinculada ao:

Grupo de Pesquisa: Desenho Urbano – Operações urbanas

São Paulo, 2015

OUCAE – SETOR MARGINAL PINHEIROS:

Processo histórico de ocupação do território:

O Setor da marginal Pinheiros tem seu processo iniciado pelo foco da operação no setor comercial, o seu crescimento se deu principalmente pelo shopping cidade jardim implantado no território, influenciado pelos poucos lotes que se encontram ali, porém todos com uma proporção de metros quadrados considerável, tornando todos lotes muito grandes. Tais lotes que na maioria das vezes são privados, e pelo fato da preservação ambiental, muitos não conseguem edificar os lotes. Com a implantação do shopping, houve o aumento do fluxo no transito e o alto índice de furtos, deixando os moradores insatisfeitos. Nota-se que em 1958 não havia praticamente nada construído na área, e fica evidente o tamanho avantajado e a divisão dos lotes. Com isso clareia a noção de como foi ocupado os grandes lotes pelo privado, e os lotes que restaram como foram ocupados por muitas pessoas num lote só, gerando as comunidades e favelas existentes no território.

Analise do uso e densidade construtiva:


         Na área da Marginal Pinheiros prevalece o uso misto entre comércio e residência, possuindo muita área verde, com os lotes e terrenos muito grandes, a densidade do local fica de certa forma baixa, pois são ocupados efetivamente por torres, em media com 4 a 8 pavimentos, mesmo com uma área considerável de extensão da marginal, a divisão de seus lotes são proporcionalmente consideráveis, obtendo intervalos de áreas construídas notáveis. A densidade não muito acentuada, também tem sua origem na preservação ambiental que se da em alguns locais do território, inviabilizando a construção e verticalização nestes lotes.

Principais características da área:


           As principais características da área são exatamente os lotes grandes e de altas proporções, possuindo grandes glebas que inviabilizam a demanda construtiva do setor. Nota-se o conflito existente da desapropriação das famílias que residiam no local, pois não tem para onde ir, devido a monopolização das CEPAC’s e o alto índice de edifícios de comercio e residência de alto padrão que se tornam uma contra-partida a esses desapropriados. Tendo-se uma “divisão”, sendo um lado da marginal uma morfologia, com grandes edifícios e lotes enormes, e do outro lado grandes lotes vazios e com pouca densidade.

Questões socioeconômicas relevantes:

As questões apontadas são o contraste produzido pela operação, com seu inicio, os moradores de baixa renda são forçados a sair, sendo desapropriados de suas residência e causando um êxodo do local, pois poucos permaneceram, devido a chegada e a elitização com grandes empreendimentos comerciais e residência que não atendem o padrão de renda dos desapropriados, que fatalmente migram para comunidades nas periferias da área.

O alto índice de edifícios fechados se da pela monopolização e segregação demandada da operação. O poder das CEPAC’s está em mãos de poucas empresas com uma principal em foco, gerando essa “barreira” socioeconômica, e excluindo a população de baixa renda do território.

OUCAE – SETOR BROOKLIN:

Processo histórico de ocupação do território:

Seu processo se deu pela união de três grandes lotes, que com isso se consolidou um bairro, após a introdução do bonde elétrico começou a haver interesse imobiliário na região, atraindo investimentos públicos e privados, sua ocupação inicial foi de industrias e residências. Após a década de XX o setor  perde sua característica industrial e a partir de 1980 tem o inicio de interesse de investimentos públicos.

Com o inicio da OUC a região teve seu córrego canalizado, e a desapropriação de favelas que havia no local.

Hoje se tornando o setor com maior crescimento e interesse mobiliário com uma quantidade de investimentos privados alto, influenciando a especulação imobiliária da região.

Analise do uso e densidade construtiva:

Seu uso de modo geral tem maior concentração em residências, com gabarito médio por quase toda sua extensão, com uma densidade valorizada o Brooklin está incluído no distrito de Santo Amaro.Segundo a estimativa do IBGE para 2004 a região possui 2.100.000 habitantes numa área de 660km², o que dá uma densidade demográfica de 3.182hab./km². Tendo em seu perímetro uma HIS, denominada Jd.Edith.

No quadrilátero das avenidas Santo Amaro x Jornalista Roberto Marinho x Professor Vicente Rao x Vereador José Diniz há uma exceção aos padrões urbanísticos da área. Apresenta verticalização, pouca arborização e possui estabelecimentos de serviços, como supermercados e lojas, valorizando o local.

Alguns de seus lotes pequenos foram vendidos para incorporadoras que os tornaram lotes grandes e deram sua caracterização verticalizando e elitizando a região. Sua densidade foi alterada perceptivelmente com a construção de grandes edifícios que gerou o aumento da população nessa área.

Principais características da área:

Suas principais características são o uso misto que se da em alguns locais da operação, que acaba sendo “dividida” em setores, pois suas características são divergentes em cada um deles, obtendo dentro da mesma região áreas como foco em residências e casa, e em outra parte a verticalização e densidade acentuada devido a construção de torres e edifícios não só residências, mas também comercio e serviços.

A separação evidente também de classes, pois num perímetro se concentra a população de maior renda e de outro lado se localiza a população de menor poder aquisitivo.Com poucas áreas verdes publicas, obtendo-as somente em fachadas e lotes  privados, tornando-as apenas para fins de contemplação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (307.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com