TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

A importância da Educação na sociedade contemporânea é marcada por lutas e se manifesta na visão de homem e de mundo que a escola pode construir no coletivo de seus atores. Em última instância, o homem contextualizado num mundo em mutação, vive transições e, por meio do desenvolvimento de sua consciência crítica, se transforma na e pela realidade e a transforma, ao mesmo tempo, considerando-se que o futuro se radica no passado através do presente.

A demanda por uma gestão mais democrática, participativa e descentralizada tem sido uma luta homérica no contexto das escolas públicas. Constitui-se em reivindicação de professores e outros técnicos de educação, cuja demanda foi ampliada na medida em que se passou a encarar as mudanças na gestão das escolas como condição necessária e fundamental para a melhora da eficiência e da qualidade do sistema educacional. Em outros termos, apenas pela via do conhecimento e do compartilhamento de decisões, descentralização do poder da figura do diretor, crescente autonomia e o exercício de um saber libertador é que a escola poderá formar cidadãos críticos e participativos, a partir de lideranças horizontalizadas e atuando interdisciplinarmente.

Na verdade, sobreviver em um mundo competitivo como nesta segunda década de século, implica em uma formação voltada para a eficácia, sem desgarrar-se de valores e princípios éticos.  Essas características qualificam as práticas no contexto da organização escolar, ao se considerar que são eminentemente pedagógicas. Faz-se, pois, necessário levar à discussão alguns conceitos básicos dos processos organizacionais no enfoque das organizações escolares.

A organização escolar é um processo que culmina no desenvolvimento holístico do ser humano, motivando as transformações sociais, instrumentos imprescindíveis para a aquisição da autonomia e fundamento do processo político, pedagógico e social. Assim, a gestão democrática integrada exige que a escola se esforce na direção da participação coletiva e descentralizada. Nesse sentido, pais, alunos, gestores, professores e funcionários assumem sua parcela de responsabilidade pelo projeto da escola, através de sua participação ativa.

A democracia é um processo, que precisa se ancorar na própria sociedade para que todas as instâncias colegiadas possam contribuir para a qualificação processo educacional é sob esta perspectiva que a concepção de democracia funde-se à concepção de participação que é o princípio básico daquela, tornando-se a participação das instâncias colegiadas e organizadas no processo de ensino e aprendizagem na escola, o fundamento da gestão.

A discussão sobre a participação da comunidade na escola começa a partir do próprio conceito. A participação, especialmente dos pais, não pode ser entendida como um fim em si mesma, por ser um direito do cidadão, garantido pela legislação. Porém, ela também pode ser entendida como meio, ou seja, um instrumento na melhoria da qualidade do ensino, na medida em que o papel dos diversos atores pode ser aprofundado e compreendido, além de oportunizar o debate sobre questões sociais mais amplas, envolvendo os conceitos de cidadania, responsabilidade social e cooperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com