TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diário Gravidez

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

Diário de Gravidez

Introdução

Antigamente os casais faziam um check-up antes de casar, o chamado pré nupcial.

Hoje em dia os tempos mudaram e esse procedimento saiu de moda.

Por isso ao tomar a decisão de engravidar e gerar uma nova vida, consulte um ginecologista pelo menos 3 meses antes de começar a tentar, mesmo que não tenha problemas de saúde prévias.

A gestação planejada apresenta certas vantagens em relação a uma gestação “surpresa”, isto porque quando planejada todos os fatores necessários para uma boa gravidez para a mãe e para o bebê são mais fáceis de serem alcançados.

É importante levar em consideração os aspectos físicos, mental, financeiros e espiritual, pois com certeza essa decisão vai mexer com todas essas áreas de sua vida.

Na gestação acontece uma série de alterações fisiológicas para o organismo materno caracterizando como um período da vida de crescimento acelerado porque a longo de aproximadamente 40 semanas o óvulo fecundado se diferencia e desenvolve e cresce até se tornar um lactente com cerca de 3kg. Assim nesse período há uma maior necessidade de todos os nutrientes básicos para manutenção da nutrição e da saúde materna e garantia do adequado crescimento e desenvolvimento do feto. Já que sua única fonte de nutrientes é constituída pelas reservas nutricionais e pela ingestão alimentar da mãe, justificando a importância do estado nutricional materno durante a gestação.

Sendo assim as recomendações nutricionais na gestação devem adaptar-se a cada mulher considerando as variações individuais quanto as necessidades em cada gravidez.

Como se preparar para uma futura gravidez

Primeiro passo é consultar um médico ginecologista, fazer uma avaliação de rotina preventivo, exame de mama, exame ginecológico, exames de sangue, verificar se as vacinas estão em dia.

[pic 1]

Se tem algum problema de saúde é importante avisar ao médico, como diabetes, hipertensão, depressão ou outras doenças crônicas para que ele adapte as medicações usadas, algumas medicações não são seguras e podem trazer riscos ao bebê.

Certamente seu médico vai indicar vitamina como o ácido fólico, é importante iniciar 2 a 3 meses antes da gestação, e continuar durante os 3 primeiros meses de gestação. Em casos raros, a carência de ácido fólico gera certas más formações do feto em relação ao sistema nervoso e cardíaco. A dose de ácido fólico é de 5mg por dia, essa vitamina irá diminuir em dois terços a chance de alterações do fechamento do tubo neural do bebê.

[pic 2]

Consultar uma nutricionista para verificar seu estado nutricional, alimente-se bem dando preferência a frutas, vegetais, grãos, proteínas. Evite gorduras, frituras, açúcar, industrializados e refrigerantes.

Se estiver com sobrepeso pode levar a um aumento do caso de diabetes gestacional e hipertensão.

Se estiver com desnutrição também será uma gravidez de risco, certamente a nutricionista vai entrar com uma dieta rica em nutrientes essenciais para o desenvolvimento do feto, como consequências da desnutrição o bebê pode apresentar problemas com desenvolvimento e crescimento e maior risco de doenças.

Exercícios regulares ajudam a perder peso, melhoram o humor e reduzem o estresse. Hidroginástica, caminhada e ioga, são excelentes exercícios para antes e depois que a mulher estiver grávida.

[pic 3][pic 4][pic 5]

Evite substâncias tóxicas, a pele, o aparelho digestório e o respiratório podem absorver substâncias tóxicas do meio ambiente. Evite alimentos artificiais (batatas chips, conservantes etc.), cremes de pele (ácidos), tinturas de cabelo e medicamentos sem indicação médica. Não omita para o médico os produtos que você usa no dia a dia. Tirando os alimentos artificiais, não há nenhuma contraindicação de tipos de comida. Se estiver fazendo algum tratamento estético o médico tem que saber, para orientar qual deverá ser interrompido se a mulher engravidar.

Cuide dos dentes, vá ao dentista para uma limpeza periodontal antes de engravidar. A doença periodontal pode levar ao aborto ou ao parto prematuro. Se o tratamento na gestação for necessário, é proibido usar raios-X. A anestesia sem adrenalina está liberada.

Cultive o bem-estar emocional, quem está tentando engravidar sempre passa por um momento de grande estresse e ansiedade. Essas alterações dificultam a concepção e aumentam as taxas de aborto, tente administrar a ansiedade e o controle emocional.

Não ingerir bebidas alcoólicas, o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez pode ser extremamente prejudicial em qualquer estágio de desenvolvimento fetal, não importando a quantidade ingerida e a frequência.  A recomendação dos órgãos internacionais de saúde é cortar completamente o consumo de álcool pelas mulheres grávidas. E para as que desejam engravidar também deve evitar porque normalmente as mulheres só percebem que estão gravidas entre 4 e 6 semanas, com isso o consumo alcoólico pode estar elevado durante ao período inicial da gravidez, gerando danos irreversíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (372.4 Kb)   docx (419.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com