TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Nutrição Esportiva

Por:   •  11/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE- CES

CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: NUTRIÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA

GRUPO 8 (PERGUNTAS): Janailson Santos da Costa, Jeane Cristina Dantas Alves, Liliane de Oliveira Medeiros, Maria Madalena Alves Ferro, Mayara Germana Oliveira Souto.

GRUPO 6 (RESPOSTAS): Ana Bernadete Paiva de Oliveira de Lima, Cleita Kelyane, Maria Eduarda Moraes Pereira, Maria das Vitorias, Mayany Carolyny Germano de Araújo.

3ª EXERCÍCIO

RECURSOS ERGOGÊNICOS COM ÊNFASE NOS LIPÍDIOS

CUITÉ/PB

2020

GRUPO 8 – PERGUNTAS

  1. Cite quais as funções dos lipídios no organismo.
  2. Explique de forma breve porque os exercícios de média intensidade resultam em maior oxidação de triglicerídeos do que os exercícios de alta intensidade.
  3. Qual a recomendação diária de lipídeos para atletas?
  4. Qual a importância da suplementação de ômega 3 para atletas?
  5. Explique a seguinte afirmativa: "A contribuição energética de lipídeos é dependente da intensidade e da duração do exercício."
  6. Sobre a Dieta Cetogênica assinale a alternativa que corresponde a recomendação de gordura dietética geralmente utilizada:

a) 20 a 35% das Kcal

b) 25 a 40% das Kcal

c) 55 a 70% das Kcal

d) 70 a 80% das Kcal

e) 75 a 85% das Kcal

  1. Os ácidos graxos podem ser classificados de acordo com o grau de insaturação. Classifique e cite exemplos de cada.
  2. A dieta cetogênica no esporte pode promover uma melhora no desempenho e utilização de gordura corporal? Explique.
  3. Disserte sobre as alterações que ocorrem no corpo quando o atleta realiza exercício aeróbio em jejum.
  4. Em qual/quais situações o jejum é indicado?

GRUPO 6 – RESPOSTAS

  1. Os lipídeos apresentam a função de armazenar triglicerídeos, atua como isolante térmico e no transporte de vitaminas. Ainda, alguns destes são utilizados como hormônios esteroides e outros estruturais, como os fosfolipídios.

  1. A oxidação de lipídios em alta intensidade, ou seja, maior que 85% VO2 máximo     não é capaz de manter a demanda de energia existente durante o exercício, sendo assim, o organismo passa a utilizar glicogênio muscular e a glicose do sangue.

  1. Recomendação para adultos saudáveis (DRIS): 20 a 35 % das kcal, geralmente, recomenda-se que os atletas consumam uma quantidade moderada de gordura (aproximadamente 30% de sua ingestão calórica diária).
  1. As aplicações da suplementação de ômega 03 para desempenho esportivo são relevantes para os atletas de esportes de força e resistência. De acordo com estudos científicos, o ômega possui benefícios que podem melhorar a adaptação muscular, metabolismo energético, recuperação muscular e prevenção de lesões.
  1. Ou seja, os exercícios de longa duração e dependendo de sua intensidade, o lipídeo assume como a principal fonte energética, porque há a depleção do glicogênio muscular.
  1. A resposta certa é a letra D
  1. Os lipídeos podem ser classificados em saturados (manteiga, óleo de coco, cacau, gordura animal) e insaturados (óleos).
  1. Sim, os lipídios possuem mais densidade energética e rende mais energia do que os carboidratos, sendo assim, seja interessante este tipo de dieta e também mobilizações mais intensas deste macronutriente. No entanto, para esta oxidação necessita de mais oxigênio, então talvez, a longo prazo não seria viável manter a dieta.
  1. Sabe-se que o jejum prolongado diminui os níveis de glicogênio (que é responsável por fornecer energia ao corpo), fazendo com que haja o aumento da perda da massa muscular e ocasionando fraqueza. A junção do jejum prolongado e treinos aeróbicos podem acarretar o mal-estar, tonturas e até desmaios.
  1. O jejum é indicado para um exercício aeróbico de baixa a moderada intensidade, pois induz um aumento na oxidação da gordura, especialmente quando comparado ao exercício realizado após uma refeição que contém carboidratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com