TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Na Nutrição

Por:   •  26/11/2020  •  Resenha  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FICHAMENTO DE ARTIGO

Curso de Nutrição

Campus Marquês

[pic 2]

Nome do Aluno (a):

 

RA:

Semestre:

- Período:        DATA:

Componente:

Docente Responsável:

Tema: Avaliação do estado nutricional de pacientes hospitalizados por HIV/AIDS

Título e Subtítulo:

Perfil nutricional e alimentar de portadores de HIV-1/AIDS internados em um hospital universitário

Autores:

Luanny Kaísa de Oliveira Kauffmann; Rozinéia de Nazaré Alberto Miranda; Aldair da Silva Guterres; Amanda Fernandes Pinto.

Revista, Editora e Ano de Publicação: 

Revista Ciência & Saúde; Editora EDIPUCRS; Publicado em 2017.

Referencia Bibliográfica Completa:

Vancouver

Kauffmann LKO, Miranda RNA, Guterres AS, Pinto AF. Perfil nutricional e alimentar de portadores de HIV-1/AIDS internados em um hospital universitário. Ciência & Saúde. 2017;10(2):82-88.

Objetivos. 

Avaliar o perfil nutricional e alimentar de portadores de HIV-1, internados em um hospital universitário.

Introdução: 

- A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA, AIDS – Acquired Immunodeficiency Syndrome) é a manifestação clínica extrema da infeção por um retrovírus, o vírus da imunodeficiência humana (VIH, HIV – Human Immunodeficiency Virus).

- Ele tem a capacidade de inserir seu material genético em células alvo-hospedeiras, principalmente os linfócitos T CD4, os quais constituem células de defesa do sistema imunológico humano. Após a infeção e ampla replicação, o vírus destrói várias células e, posteriormente, infecta outras. Esta infecção é uma doença de espectro amplo, com curso clínico variável, progressiva supressão do sistema imunológico, indução a infecções oportunistas recorrentes, alterações nutricionais, debilitação progressiva e morte.

- O HIV pode originar um progressivo aparecimento de desnutrição devido a uma ingestão alimentar diminuída, ao aumento das necessidades energéticas, à alteração da absorção e do metabolismo dos nutrientes e à interação da terapia com os nutrientes. Esta patologia enfraquece o sistema imunitário, aumentando o risco de aparecimento de infeções oportunistas e mortalidade nestes doentes. São sinais e sintomas da desnutrição a perda de peso, perda de massa magra e massa gorda, déficit em micronutrientes (vitaminas e minerais) e competência imunitária diminuída

 - O papel da nutrição é fundamental para otimizar o estado nutricional do doente através da avaliação, diagnóstico, intervenção e monitorização nutricional. O nutricionista deve fornecer ao doente uma terapia individualizada e educação a nível nutricional.

Métodos: 

- Trata-se de um estudo transversal, descritivo.

- A população do estudo foi composta por 54 pacientes internados, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, acompanhados durante o período de abril a outubro de 2014, por demanda espontânea.

- Os pacientes foram submetidos à análise do perfil socioeconômico e demográfico, avaliação antropométrica e avaliação dietética.

- Para a realização do estudo foi utilizado formulário próprio para o levantamento das características demográficas (sexo e idade), socioeconômicas (estado civil, escolaridade e renda familiar), antropométricas (índice de massa corporal (IMC), prega cutânea tricipital (PCT), circunferência do braço (CB) e circunferência muscular do braço (CMB) e dietéticas (questionário de frequência alimentar (QFA).

- A avaliação antropométrica foi realizada mediante aferição das medidas de peso (kg) e altura (m), PCT, CB e CMB.

- Para identificação de hábitos alimentares foi realizado QFA adaptado de acordo com a regionalidade.

- A análise dos dados ocorreu pela estatística descritiva, através das medidas de tendência central (média) e de medidas de variabilidade (desvio padrão), bem como a distribuição absoluta e relativa (n - %). Para verificar as diferenças de médias foi realizada a análise de variância (ANOVA) e o grau de associação entre as variáveis foi medido pela correlação de Pearson, em virtude da distribuição normal da amostra, estabeleceu-se como significância valor de p<0,05.

- A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Hospital Universitário João de Barros Barreto [...].

Discussão:

- Dos 54 pacientes investigados, a maioria foi do sexo masculino, característica semelhante descrita no estudo proposto por Grangeiro et al.15 (85,6%) e Pieri et al.16 (62%).

- A maior incidência de pacientes com a doença na faixa etária de 20 a 40 anos também foi observado por Motta et al. A grande incidência nessa faixa etária pode ser justificada por compreender um período de maior atividade sexual, associado a um maior descuido no modo de prevenção, como o uso de preservativos e consequentemente a falta deste compromisso levar a uma maior capacidade para se propagar a doença.

- Acerca do perfil socioeconômico demonstra-se que os pacientes pertencem a um nível econômico baixo, apresentando também uma baixa escolaridade. Esses resultados são semelhantes ao achado obtido por Motta et al., que observou que o número de pessoas infectadas pelo HIV com baixo padrão socioeconômico está aumentando.

- De acordo com o IMC, revelou-se diagnóstico de desnutrição. Estudo semelhante realizado por Ribeiro observou elevada predominância de baixo peso em pacientes hospitalizados por HIV/AIDS.

- No presente estudo, o uso da PCT demonstrou predominância para desnutrição, corroborando com os achados de Ladeira & Silva, que mostraram que a maioria dos pacientes apresentou uma baixa reserva de gordura subcutânea. O uso da CB evidenciou ocorrência de desnutrição, semelhante ao encontrado por Feitosa & Cabral, que acharam valores altos desse parâmetro.

- Quanto a CMB, o diagnóstico refere-se também a desnutrição. Foram encontrados resultados contrários nos estudos de Gomes & Lourival, no qual houve prevalência de eutrofia indicando adequada reserva de massa muscular.

- No presente estudo, observou-se correlação significativa entre as variáveis antropométricas. O IMC correlaciona-se em grande magnitude com as demais variáveis (PCT, CB e CMB). Constata-se que houve uma moderada correlação entre o IMC e a PCT e forte correlação entre IMC com a CB e CMB, ou seja, quando o paciente apresentava seu estado nutricional classificado em desnutrição pelo IMC, também seu estado nutricional se deteriorava em relação às medidas da CB e da CMB, correlação diretamente proporcional e positiva. Visto isso, a utilização do IMC deve ser combinada com demais medidas para se avaliar de modo mais eficaz e minucioso o estado nutricional do paciente. O IMC associado às variáveis utilizadas no presente estudo possibilitou obter-se uma ideia mais precisa da composição e distribuição de massa magra e gordura corporal.

- Analisando a ingestão dietética, observou-se que no grupo dos alimentos energéticos, o consumo de cereais, massas, tubérculos é bastante expressivo, ressaltando o consumo diário de alimentos como arroz, farinha e pão. É frequente o consumo de massas e biscoitos entre a amostra. Verificou-se baixa frequência de consumo de alimentos gordurosos e industrializados, para a maioria dos pacientes do estudo, demonstrando ser um resultado satisfatório, mesmo o maior número não recebendo orientações de um profissional adequado sobre reduzir esses alimentos antes de serem hospitalizados.

- Observou-se que o grupo dos alimentos construtores, apresentou consumo diário de leite, sendo relevante também o consumo diário de feijão. Dentre as carnes, o frango apresentou o maior consumo semanal, seguido de peixe.

- Em relação aos alimentos reguladores referidos no estudo, como as frutas, verduras e legumes, os mesmos apresentam um consumo diário, no entanto, a ingestão ainda é pequena quando comparado ao consumo recomendado pelo Guia Alimentar da População Brasileira.

Conclusão:

Os resultados deste estudo mostraram que a maioria dos pacientes apresentou estado nutricional de desnutrição, com perda de massa magra e gordura corporal. Ressalta-se a utilização do IMC combinado com outras variáveis antropométricas para um diagnóstico mais eficaz do estado nutricional desses indivíduos. O perfil alimentar, de modo geral, se caracterizou por prevalência de hábitos alimentares saudáveis dos mesmos. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com a finalidade de avaliar o estado nutricional e a qualidade da alimentação de pacientes internados por HIV/AIDS no Brasil, considerando que essas informações são essenciais para guiar a execução do diagnóstico precoce e também servir como base para a terapêutica nutricional, subsidiando proporcionar estratégias nutricionais que venham auxiliar na potencialização da melhora clínica e nutricional de pacientes com HIV.

Assinatura do Discente        Assinatura do Docente Responsável

Assinaturado Coordenador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com