TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GRUPO - KROTON EDUCACIONAL

Por:   •  17/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

UNIDADE –SINOP AEROPORTO – FACISAS

GRUPO - KROTON EDUCACIONAL

        

        

Disciplina: Bromatologia

Curso: Nutrição

Semestre:  3º semestre

Turno: Matutino

Professor (a): Ana Claudia Guilhen

Aluno (a): Luana Ribeiro da Silva

Data: 26/04/2019

Tema: Aula Prática de extração de DNA de Frutas (Banana)

INTRODUÇÃO

4 BJETIVOS

     A sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico, esta molécula foi descoberta por volta de 1969 por Johann Friedrich Miescher.

     O DNA tem papel importante para os seres vivos, é através dele que a magia da vida acontece. Ele é o responsável por todas as informações genéticas necessárias para criação de um organismo, ele controla toda a atividade celular que é transmitida de geração em geração.

   Hoje os estudos para compreender e aperfeiçoar estas moléculas tem crescido rapidamente, pois suas aplicações se tornaram inúmeras para a humanidade.

    Um dos ramos que tem investido nestes estudos é o da agricultura pois as alterações genéticas em legumes, frutas e verduras, buscando o melhoramento das mesmas contra pragas ou para torna-las mais saborosas e resistentes tem despertado grande interesse. Isso ocorre não apenas em plantas, mas essas técnicas também têm sido desenvolvidas para criação de animais de para consumo humano ou para criação em residências.

    Outra grande aplicação do DNA se encontra na investigação de paternidades e descoberta de crimes, uma vez que em todas as células do organismo é possível encontrar fragmentos de DNA que possibilitam o desvendamento de diversos crimes através da decodificação dos mesmos. Além de serem aplicados na área medica, na procura por tratamento, prevenção e até mesmo a cura de doenças. Utilizando procedimentos e instrumentos muito simples é possível extrair o DNA e visualiza-lo sob forma de filamentos brancos.

 

OBJETIVO

    A aula prática se fez importante para extrair o DNA das células da banana maça, para visualização macroscópica do material genético, promovendo assim a identificação da localização do mesmo.

MATERIAL E MÉTODOS

    Com o auxílio de um prato, amassar uma banana, pode-se utilizar para isso um garfo, após bem amassada, colocar em um béquer juntamente medindo com proveta, 100 ml de água deionizada, 10 ml de detergente de cozinha e 3 gramas de sal de cozinha (NaCl) pesado em vidro relógio. Misture tudo com auxílio de um bastão de vidro.

     Leve a mistura no béquer para aquecer a 60ºC. Após aquecer a mistura em banho-maria por 15 minutos, utilizando para isso a máquina de banho maria, mantendo um cuidado ao manusear o mesmo. Utilize de um termômetro e meça a temperatura da água para que ela não aqueça demais.

    Em um funil colocar 2 gazes na parte larga para filtrar, formando uma espécie de peneira. Utilizando de outro béquer colocar o funil dentro e despejar o conteúdo da mistura no funil com gaze até filtrar.

     Colocar uma pequena parte do conteúdo filtrado em tubos de ensaio e adicione delicadamente álcool etílico gelado (-10ºC). Após, observe as partes formadas, o DNA passará da fase aquosa, para a fase sólida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com