TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS

Por:   •  24/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM

CURSO DE NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO HUMANA (ARA0981)

TEMA: METABOLISMO DOS CARBOIDRATOS

Docente: Romênia Vidal de Freitas Estrela                 Turma: 3001

Discente: Natália Passareli Teixeira                                     Matrícula:   202002697822

EXERCÍCIO

Os carboidratos é um dos macronutrientes em que tem maior necessidade consumo recomendada para população saudável, variando entre 55% a 75% do Valor Energético Total, sendo a recomendação para carboidrato simples em até 10% (OMS, 2003).

A glicose, molécula mais simples do carboidrato, é o principal substrato energético utilizado pela maioria dos organismos, sendo imprescindível para muitas células do corpo humano, como hemácias e o tecido nervoso. Sendo assim, é importante conhecer o metabolismo dos carboidratos e entender a relação das enzimas no seu metabolismo.

Respondo as perguntas abaixo:

  1. O que é a Glicólise?

A glicólise consiste na transformação de uma molécula de glicose em duas moléculas de piruvatos. O processo de glicólise ocorre em uma sequência de 10 reações químicas que podem ser divididas em 2 etapas. A primeira etapa vai ter a formação de duas trioses, caracteriza-se como uma fase de gasto energético de 2 ATP. Na segunda etapa ocorre a utilização de duas moléculas de trioses com o objetivo de produzir 4 ATP, além da produção de NADH e da molécula de piruvato.

  1. O que é a Gliconeogênese?

A gliconeogênese são as etapas metabólicas que o nosso organismo utiliza para sintetizar novamente a glicose. A gliconeogênese é ativada quando o nosso organismo está com os níveis de glicose baixos, ou seja, na circulação a concentração de glicose está baixa e nos tecidos também por decorrência da depressão de glicogênio. Então, nos precisamos manter um nível específico da concentração de glicose e quem vai fazer isso, quando ela está a baixos títulos, é o figado, ativando a gliconeogênese.

  1. O que é Glicogênese?

Na glicogênese várias moléculas de glicose vão contribuir com a síntese do polímero de glicose com o glicogênio.

  1. O que é Glicogenólise?

É a quebra do glicogênio. O nosso corpo estoca glicogênio para ter uma reserva de glicose, então o figado guarda o glicogênio para quando for preciso, quebrar esse glicogênio liberando moléculas de glicose e envia, por exemplo, para o sangue. Já o musculo também tem a sua reserva de glicogênio que ele usa quando a gente entra em atividade muscular onde, musculo está precisando de mais energia. A glicogenólise é esse processo em que a célula vai soltando as glicoses que estavam no glicogênio

  1. Para que serve o Ciclo de Krebs e qual o papel da Coenzima A nesse ciclo?

O ciclo de Krebs serve para aumentar a chance de extração de energia da molécula de glicose que é quebrada depois que nos alimentamos. Com apenas 2 carbonos, o ácido pirúvico não produziria uma boa quantidade de ATP, mas, quando se junta com outra molécula que tem 4 carbonos, que é o ácido oxalacético, ele ganha a possibilidade de ser quebrado mais vezes, e assim, liberar mais energia. O acetil se juntará com a Coenzima A, que é uma enzima associada com uma vitamina, que vai aumentar a velocidade das reações químicas no ciclo de Krebs e formará uma molécula chamada acetilcoenzima A (acetil-CoA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com