TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO QUALITATIVO

Por:   •  20/1/2022  •  Exam  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

QUIZ BROMATOLOGIA

1)Sobre a análise de umidade em estufa responda:

a)Supondo que você fosse fazer uma análise de umidade de queijo tipo parmesão, quais seriam todos os passos analíticos ? (explique desde a coleta e preparo da amostra até a análise em si)

b)E se você quisesse determinar a atividade de água como seriam os procedimentos ? explique-os

2) Uma amostra de Açúcar cristal branco (2,4400g) foi colocada em um cadinho e incinerada em mufla à 550ºC durante 10 horas, após esse tempo o peso do cadinho mais do material resultante foi de 10,2330g, sabendo que o peso do cadinho vazio é de 10,2321g determine a porcentagem de cinzas na amostra expressando todos os cálculos envolvidos. Este açúcar está apto ao consumo de acordo com a legislação ? (Instrução normativa nº 47, de 30 de agosto de 2018, ver os valores em cinzas condutimétricas)

O que esta quantidade de cinzas diz sobre o processo deste alimentos ?

3) 224,320 mg de farinha de trigo  tipo 1 foram digeridas com H2SO4, em seguida o material foi destilado em um destilador para Nitrogênio (segundo método de Kjeldahl), sendo que o vapor formado foi recolhido em ácido bórico e seguido de titulação com HCl 0,01N em que foram gastos 21,6 mL até atingir o ponto final da reação. O volume gasto com o branco foi de 0,3 mL. Sabendo disso forneça:

a) A porcentagem de proteína presente na amostra, sabendo que a porcentagem de N na proteína da farinha de trigo é de 18%. Expresse todos os cálculos envolvidos e diga se está de acordo com a legislação (Instrução Normativa nº 8 de 02 de junho de 2005).

b) Supondo que as proteínas do trigo apresentem uma configuração terciária, o que isso influenciaria na sua digestibilidade  ?

4) Uma amostra de castanha de caju crua que apresentava umidade de 12% foi triturada até obtenção de um pó de menor granulometria para quantificação da análise de lipídeos, em seguida 3,280g da amostra foram colocados para quantificação de lipídeos totais em extrator do tipo Soxhlet, após o processo de extração o peso do balão com o material foi de 120,444g, sabendo que o peso do balão vazio é de 118,901g, calcule a porcentagem total de lipídeos em base úmida. Expresse todos os cálculos envolvidos.

Responda ainda, se esta amostra apresentasse 40% de umidade e se fosse requerido uma analise quantitativa do óleo de castanha de caju como deveria ser o procedimento analítico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (24.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com