TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Sistema Único De Saúde No Combate À Sindemia Global E No Desenvolvimento De Sistemas

Por:   •  16/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE NUTRIÇÃO

CAMILLA ALVES GUIMARAES MEREB

NATHÁLIA DE BARROS MARTINS

O PAPEL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO COMBATE À SINDEMIA GLOBAL E NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS

Goiânia

2022

CAMILLA ALVES GUIMARAES MEREB

NATHÁLIA DE BARROS MARTINS

O PAPEL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO COMBATE À SINDEMIA GLOBAL E NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS

Atividade avaliativa de elaboração de pergunta de pesquisa da disciplina de epidemiologia da Universidade Federal de Goiás

Professor: Max Moura De Oliveira.

Goiânia

2022

SUMÁRIO

  1. RELEVÂNCIA E JUSTIFICATIVA ………………………………………………………        6
  2. PERGUNTA DE PESQUISA …………………………………………………………….        8
  3. PERGUNTA DE PESQUISA SEGUNDO PICO/PVO …………………………………        9
  4. MÉTODOS …………………………………………………………………………………        10
  1. RELEVÂNCIA E JUSTIFICATIVA

Atualmente,  as pandemias de desnutrição são grandes ameaças globais à saúde e à sobrevivência humana que inclui sua relação com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e as mudanças climáticas, que juntas constituem uma sindemia global. As DCNT são a principal causa de morbimortalidade no mundo, sendo a alimentação não saudável um de seus principais fatores de risco.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem um papel fundamental nos cuidados em relação à alimentação e nutrição, atuando na promoção e proteção da saúde, assim como na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.  Dialogando com a PNAN, no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), a PNSAN prevê como uma de suas diretrizes a promoção do abastecimento e estruturação de sistemas sustentáveis e descentralizados, de base agroecológica, de produção, extração, processamento e distribuição de alimentos.

O Guia Alimentar para a População Brasileira que se constitui em uma das estratégias para implementação da diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável que integra a PNAN. Esse guia reconhece que a adoção de uma alimentação adequada, saudável e culturalmente apropriada deve atuar como promotora de sistemas alimentares socialmente e ambientalmente sustentáveis.  Em âmbito internacional, um importante exemplo dessa articulação foi o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


  1. PERGUNTA DE PESQUISA

Como a insegurança alimentar constitui uma sindemia global?


  1. PERGUNTA DE PESQUISA SEGUNDO PICO/PVO

Como a insegurança alimentar em adultos afeta nos casos de sindemia de desnutrição  no Brasil e quais fatores multidisciplinares podem atuar no combate dessa problemática?

P= adultos

V= Insegurança alimentar e desnutrição

O= sindemia global


  1. MÉTODOS

Foi realizada uma busca simples na base de dados scielo, busca pelo  termo "desnutrição" em todos os índices. Foram encontrados 1226 artigos. Utilizou-se o filtro ano de publicação “2021”, foram encontrados 43 artigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com