TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Avaliação Nutricional

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

        [pic 1]        

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

[pic 2]

Curso de Graduação em Nutrição

Portfólio Avaliação Nutricional

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

1) As curvas de crescimento da OMS utilizam as variáveis peso e altura para avaliar o crescimento e desenvolvimento de crianças. O SISVAN disponibiliza as classificações geradas por essas medidas. Sobre a avaliação do estado nutricional das crianças com a utilização dessas curvas de crescimento, responda as questões abaixo:

a) Quais são os indicadores que devemos utilizar para a avaliar as crianças menores de cinco anos?

Peso, estatura ou comprimento, perímetro cefálico (PC), perímetro torácico (PT).

A relação PC/ PT é utilizada como um indicador de desnutrição: do nascimento até os seis meses de vida, essa realção deve ser igual a 1; e dos 6 meses aos cinco anos de idade, maior que 1. Uma relação menor que 1 pode indicar um quadro de desnutrição energético-proteica, pois nesse caso ocorre atrofia do músculo esquelético torácico e redução do tecido adiposo.  

b) Quais são os indicadores que devemos utilizar para avaliar as crianças de cinco a dez anos?

Peso para idade, Peso para Estatura, IMC para idade, Estatura para idade.

c) Quais são os indicadores que devemos utilizar para avaliar as crianças acima de 10 anos?

IMC para idade, estatura para idade.

2) Estudo de caso: S.C.F, 28 anos, gestante, sendo esta a segunda gestação. Está na 20a semana de gestação. Faz atividade física leve. Dados antropométricos: Peso pré-gestacional = 57Kg Peso atual = 72Kg. CPunho = 16cm. Estatura = 163cm. Na história alimentar revela ingestão de 1 litro de suco de laranja diariamente, carne vermelha frita 5 vezes por semana, nas principais refeições sempre há massa, além do arroz e doce de sobremesa. Baixa ingestão de vegetais e frutas. Exames bioquímicos: Glicemia de jejum 150mg/dl, hematócrito 30%, hemoglobina 9mg/dl, ferritina 3ng/ml, capacidade total de ligação do ferro 800mcg/dl, ferro sérico 60mcg/dl, albumina 2,5g/dl. Sinais e sintomas clínicos: Apresenta edema nas mão e pés e queixa-se de pirose.

a) Dê o diagnóstico nutricional.

        A gestante apresenta um alto índice glicêmico e alto consumo de carboidratos, além da baixa ingestão de legumes e frutas. O que pode caracterizar um diabetes gestacional. A pirose pode estar relacionada ao ganho de peso excessivo desta gestante. É um mito dizer que a gestante tem que comer por dois, o que é necessário é rever os gastos calóricos de acordo com a necessidade da mãe e do bebê. É preciso rever a alimentação desta gestante para que ela possa chegar ao final da gestação com saúde para ela e para o bebê. Para tanto, na composição de ingestão diária de nutrientes é necessário rever a quantidade de carboidratos, diminuir a ingestão de frituras e aumentar o consumo de alimentos naturais como frutas e legumes, e ingestão de proteínas magras como frango e peixes. O edema também é decorrente do ganho de peso e da retenção de líquidos já comum na gravidez.

b)O ganho de peso está adequado? Justifique.

Não. De acordo com o Ministério da Saúde, existe uma fase de ganho de peso de acordo com o peso pré gestacional, o que pode variar entre 7kg a 18kg. Esta paciente está ainda no segundo trimestre de gestação e já ganhou 15kg.

c) Estabeleça orientações nutricionais para essa gestante.

Conversar com esta paciente sobre a ingestão correta de alimentos durante o restante da gravidez. É necessário entender que o impacto de uma má alimentação neste período pode prejudicar tanto a saúde dela, quanto a saúde do bebê. Uma alimentação adequada vai controlar o ganho de peso e vai fazer diminuir os sintomas de edema e pirose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com