TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Nutrição

Por:   •  9/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Técnicas Dietética[pic 1]

Professora:

Curso: Nutrição

Relatório da Aula Prática: Data: 27/ 05/ 2020

Componentes:

 

 

  1. Objetivos

  • Comparar e preparar alimentos fritos em diferentes óleos e gorduras;
  • Diferenciar o ponto de fumaça óleos e gorduras.
  1. Tarefa realizada

No experimento testamos alterações que ocorreram durante o processo de fritura das batatas de diferentes óleos e gorduras, e observa o ponto de fumaça de óleos e gorduras.

No primeiro experimento foi o processo de determinação de ponto de fumaça, utilizamos quatro tipos de óleos e gordura: óleo de soja, óleo de milho, margarina e azeite.

  • Óleo de soja medimos 100ml de óleo e em seguida adicionei em uma panela, levamos ao fogo alta, deixamos aquecer até o ponto de fumaça que durou 4,7minutos e desliguei o fogo e deixei esfriar durante 10 minutos e despejei em um recipiente.
  • Óleo de milho utilizamos o mesmo processo, 100ml de óleo e o procedimento durou 3,18 minutos.

No segundo experimento foi o processo de fritura das batatas. Começamos pela a higienização das batatas em seguida cortamos as batatas no corte de palito.

  • Óleo de soja adicionamos 300ml de óleo e deixamos o óleo aquecer e colocamos a duas mãos de batata, deixamos a batata fritar até ficar dourar o processo de fritura da batata durou 7,45 minutos. Tiramos a batata e deixamos escorre a gordura e levamos ao prato com papel toalha. Deixamos esfriar o óleo e medimos o óleo depois de ter fritado a batata.
  • Óleo de milho fizemos o mesmo procedimento da fritura. Deixamos a batata por 13 minutos até ela ficar dourada.

  1. Resultado

No processo de determinação de ponto de fumaça observamos que o óleo de milho aqueceu mais rápido e já o óleo de soja foi mais lento. Observamos além do tempo de fumaça, ocorreu outras mudanças, como a formação de espuma e escurecimento.

[pic 2][pic 3]

No processo de fritura das batatas observou-se que a batata com óleo de soja teve uma cocção mais rápida com o tempo de 7 minutos, a textura não ficou muito crocante, a cor ficou com um amarelo mais escuro com as pontas marrons e com um sabor agradável.

Na batata com óleo de milho a cocção foi mais lenta com o tempo de 13 minutos, a textura ficou crocante, com o sabor bem agradável, a cor ficou com amarelo bem claro.

Após a preparação observou-se a absorção da gordura, a batata com óleo de soja absorveu 50gramas já a batata com óleo de milho absorveu 40gramas.

[pic 4] 

4. Conclusão

Concluimos que a preparação da batata frita é de fácil realização, pois não precisa de grande conhecimento técnico, porém requer um certo tempo, dependendo do tipo de óleo. Observamos que a fritura mais rápida ocorreu na gordura de soja e a mais lenta a de milho. Observamos que no processo de fumaça o óleo de soja teve maior tempo de aquecimento já o óleo de milho teve o tempo menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com