TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probióticos E Pré-Bióticos E A Importância Da Integridade Do Intestino

Por:   •  1/9/2023  •  Monografia  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 5

O que são probióticos e pré-bióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos que oferecem benefícios à saúde do indivíduo quando consumidos corretamente, os probióticos ajudam na digestão, a melhorar o equilíbrio microbiano intestinal e protegem o organismo contra as bactérias nocivas. São conhecidos como bactérias boas, podendo pré-existir no organismo (no intestino), mas também serem encontradas em iogurtes e leites fermentados (exemplo: Kefir). Os probióticos mais comuns são as bactérias dos géneros Lactobacillus e Bifidobacterium, e leveduras como o Saccharomyces spp.

Os pré-bióticos são hidratos de carbono não digeríveis (fibra), que servem como alimento para as bactérias do intestino, estimulam o crescimento e proliferação adequada das bactérias probióticas, servindo de alimento para estas e evitando o desenvolvimento de um ambiente favorável para o crescimento de bactérias nocivas causadoras de doenças. Os pré-bióticos mais conhecidos são a inulina, os fruto-oligossacáridos (FOS), Galacto-oligossacáridos (GOS) e lactulose. Estão naturalmente presentes em alimentos como cevada, aveia, trigo, bananas, cebolas, alho, alho-francês, mel, alcachofras, entre outros, podendo também ser adicionados como enriquecimento a outros produtos, como bolachas, cereais, chocolate, cremes de barrar, e produtos lácteos.

Resumindo, os probióticos são as bactérias benéficas do nosso organismo e os pré-bióticos são as fibras utilizadas por essas bactérias.

Reflexão sobre a importância da integridade do intestino

A integridade intestinal é muito importante, quando está comprometida, pode haver alteração na permeabilidade intestinal permitindo a entrada de microrganismos patogénicos e agressores, que produzem toxinas que podem levar a processos inflamatórios conduzindo à diminuição da capacidade do intestino em absorver nutrientes, podendo resultar em vários estados indesejáveis de saúde.

No nosso intestino, existem mais de 1.000 espécies diferentes de bactérias que compõem a microbiota intestinal, bactérias benéficas (ex: lactobacilos e bifidobactérias) e bactérias nocivas (ex: Enterobacteriaceae e Clostridium ssp). As bactérias benéficas são responsáveis, entre outras funções, por regular o correto funcionamento do sistema imunológico intestinal, intervir na produção de vitaminas B e K, permitir a digestão de determinados alimentos (que tanto o estômago como o intestino delgado não são capazes de digerir), manter a integridade da mucosa intestinal, proteger o organismo da entrada de agentes prejudiciais, aumentar o desenvolvimento de bactérias benéficas e evitar a proliferação de bactérias nocivas, mantendo a integridade intestinal.

Uma microbiota intestinal saudável e equilibrada é fundamental para assegurar uma função digestiva adequada.

O intestino atua como um importante órgão de defesa do sistema imunológico e estudos correlacionam o desequilíbrio ou alteração da microbiota intestinal (conhecida como disbiose) com obesidade, cancro, diabetes, resistência à insulina, doenças gastrointestinais (como diarreia, constipação, doença de Chron, síndrome do cólon irritável), depressão, artrite reumatoide, letargia, entre outras.

A composição da microbiota intestinal é determinada por características genéticas, tipo de parto no nascimento, amamentação, alimentação, uso de medicamentos (antibióticos, laxantes), estilo de vida.

O estilo de vida atual, com elevados níveis de stress, má alimentação ou determinados tratamentos pode alterar a microbiota intestinal, causando um desequilíbrio nos diversos microrganismos que habitam no nosso intestino.

Atualmente, são cada vez mais as pessoas que apresentam patologias relacionadas com o sistema digestivo. Na grande maioria os sintomas apresentados não são graves, mas afetam a qualidade de vida de quem sofre destas patologias.

A disbiose na microbiota intestinal pode ser provocada por dietas ricas em gorduras e hidratos de carbono, principalmente gorduras trans, saturadas e hidratos de carbono simples e refinados, consumo excessivo de alimentos processados e ultraprocessados que contêm vários aditivos químicos (ex: corantes, edulcorantes), baixo consumo de fibras, uso recorrente e excessivo de anti-inflamatórios, laxantes e antibióticos principalmente na infância (destroem as bactérias nocivas, mas também as benéficas), estilo de vida stressante que promove uma queda na imunidade e facilita a entrada de microrganismos nocivos e agressores, introdução precoce de alimentos no primeiro ano de vida.

É fundamental ter uma alimentação e um estilo de vida saudável para manter uma microbiota intestinal ótima. A manutenção de uma flora intestinal saudável permite que exista uma adequada função da barreira intestinal (considerada uma importante linha de defesa do organismo contra agentes patogénicos). 

A importância do uso de pró-bióticos e de pré-bióticos

Os pré-bióticos e probióticos são muito importantes, apresentam características funcionais que colaboram com a melhoria da saúde intestinal. É recomendado uma dieta rica em fibra (pré-bióticos) como medida de prevenção e tratamento, pois a fibra é uma fonte de energia da microbiota. Nos casos em que é detetado uma diminuição dos microrganismos benéficos, pode ser necessário o uso de probióticos.

Os probióticos colaboram para a manutenção da barreira epitelial intestinal, as alterações na barreira intestinal estão fortemente associadas ao desenvolvimento de várias doenças, como doença celíaca, doença inflamatória intestinal, doenças autoimunes ou infeções entéricas, previnem a disbiose, através do acréscimo da expressão de genes que codificam as proteínas de junção, do aumento do estímulo da produção de muco, IgA, e diminuindo processos inflamatórios.

Os probióticos têm como principais benefícios ajudam a controlar a microbiota intestinal, atuar na recuperação da microbiota intestinal após o uso de antibiótico, fortalecer as atividades gastrointestinais, combater organismos que causam doenças (mediante compostos antimicrobianos), estimular o sistema imunológico, promover o alívio em casos de obstipação, ajudar na absorção de micronutrientes importantes (como minerais e vitaminas) e são também indicados para o tratamento da diarreia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com