TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de trabalho em nutrição

Por:   •  9/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

PROCESSOS DE TRABALHO EM NUTRIÇÃO I

INTRODUÇÃO

Atendendo a solicitação da Professora Natalia Louise de Araújo Cabral, da disciplina processos de trabalho em nutrição I, apresentamos a seguir, relatório das atividades desenvolvidas durante visitas no Restaurante Universitário/UFRN, na Unidade Básica de Saúde de Mirassol e no Hospital Universitário Onofre Lopes e com base nos depoimentos oportunizados entre as atividades acadêmicas com o objetivo de compreender as atuações do Nutricionista nas áreas de Alimentação Coletiva (UAN), Nutrição Clínica e Saúde Coletiva.

 Foi-nos dada à oportunidade de conhecer na prática que realmente o profissional de Nutrição atua de forma generalista e que são fundamentais para promoção, manutenção e recuperação da saúde.


Visita à Unidade Básica de Saúde de Mirassol

 NUTRIÇÃO NA SAÚDE COLETIVA

Chegamos à UBS (Unidade Básica de Saúde) por volta das 09h20min, fomos recepcionados pela Nutricionista local, ela nos falou um pouco das suas atribuições e sobre o funcionamento da UBS. Vale destacar que a Unidade de Mirassol é tida como referência, pois dispõem de uma variabilidade de profissionais, prestando assim, atendimento em várias áreas da saúde, inclusive da Nutrição, que infelizmente não são encontrados em algumas outras unidades básicas.

Na UBS de Mirassol os Nutricionistas realizam atendimentos no consultório de nutrição e dietética, mas suas atribuições vão além, participam da educação nutricional coletiva para indivíduos sadios, um trabalho que foi destacado nesse sentido é o que se realiza com as gestantes que fazem o pré-natal na unidade, elas têm a oportunidade de participar de palestras com um profissional da Nutrição para receberem orientações e tirarem dúvidas.

Outro aspecto importante, é que Mirassol por ser um bairro com muitos idosos existe uma atenção voltada para estes usuários, foi criado um "Grupo Melhor Idade em Ação", que visa promover uma melhor qualidade de vida.

Também foi visto que, a maior parte dos usuários da unidade de Mirassol vem de outros bairros, por exemplo, Nossa Senhora da Apresentação / Zona Norte, desta forma foi preciso criar estratégias para dar assistências a este público, algo simples que foi implanto na unidade é uma sala de espera onde existem vários cartazes com informações nutricionais básicas, que são de grande valia para saúde.  

Dessa forma, foi possível observar que o Nutricionista de Saúde coletiva visa fazer a prevenção de doenças, a promoção de bons hábitos através da educação e a recuperação da saúde de todos os usuários do serviço básico.


Visita ao Restaurante Universitário/UFRN

UAN – ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA

A visita foi iniciada por volta das 10h e fomos guiados por um monitor, e uma nutricionista do restaurante, inicialmente conhecemos a entrada onde são recebidos os alimentos e produtos que serão utilizados, neste local eles conferem as mercadorias de acordo com a validade, qualidade, conservação entre outros critérios, e já podemos observar que existe uma entrada pros alimentos e outra passagem por onde sai o lixo para ser coletado e direcionado corretamente, logo depois conhecemos o escritório dos nutricionistas onde são realizadas as atividades administrativas, depois seguimos pelas salas onde são armazenados os alimentos, lá são organizados de acordo com as necessidades de temperatura, umidade, etc... Para haver conservação de cada tipo de alimento. Em seguida passamos pelos locais de preparo, armazenamento de utensílios, e finalmente o lugar onde é servido aos consumidores. Durante a visita ao Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do norte pôde-se observar a maioria das competências descritas na resolução.

Um dos aspectos que chamou a atenção foi o local de trabalho dos nutricionistas da Unidade: uma sala que possibilita observar a maioria dos ambientes de preparo, armazenamento, transporte de alimentos, e isso facilita o trabalho de fiscalização do nutricionista na UAN. Na maior parte do tempo o trabalho do nutricionista da UAN é planejar, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades dos colaboradores do restaurante, desde a elaboração dos cardápios de acordo com a quantidade, os hábitos alimentares dos clientes/consumidores, seleção dos alimentos, seleção e manutenção dos equipamentos e utensílios, higiene dos ambientes, controle de qualidade, modo de preparação até o ambiente onde o cliente/consumidor irá fazer sua refeição e o modo como os alimentos serão servidos.

Visita ao Hospital Universitário Onofre Lopes

NUTRIÇÃO CLÍNICA

A visita teve início aproximadamente às 10h e fomos para uma sala onde a nutricionista local nos falou de sua rotina no HUOL, tal como suas atribuições e funcionalidades dentro de uma equipe multidisciplinar. No Hospital, os nutricionistas têm o dever de prescrever, planejar, analisar, supervisionar e avaliar dietas para enfermos. Além de proporcionar a educação alimentar. Os pacientes do hospital são atendidos pelos nutricionistas normalmente em seus leitos, durante as rondas, as quais são verificadas o estado nutricional do enfermo. Essa verificação se dá a partir de uma avaliação nutricional por diagnóstico clínico, exames laboratoriais, anamnese alimentar e exames antropométricos. Então, cada paciente receberá uma dieta especifica para o seu estado de saúde. Para um bom funcionamento das avaliações nutricionais, o nutricionista deve registrar diariamente no prontuário dos pacientes a prescrição dietoterápica e evolução nutricional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com