TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Producao unica

Por:   •  23/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 3

PRODUÇÃO ÚNICA

   

   

De acordo com o projeto integrador realizado por acadêmicos do curso de nutrição do 1º período da Faculdade Ages sob a orientação do professor Igor Brandão da disciplina de Ciência da Nutrição. Tendo como objetivo saber como os acadêmicos estão se alimentando. Foi usado como instrumento para obter esses dados uma pesquisa de campo.

   Os estudantes responsáveis pelo projeto tiveram um período pequeno e rápido para obter tais dados, no qual utilizaram perguntas rápidas e objetivas. Podendo chegar ao número de 110 entrevistados, o horário escolhido pelos acadêmicos para fazer a entrevista foi o intervalo da faculdade. Sendo que o objetivo era saber como os acadêmicos da Faculdade Ages estavam se alimentando e o motivo pelos quais a escolha do mesmo naquele momento.

  Para chegarem a uma conclusão os acadêmicos fizeram um gráfico dividido em cinco partes, onde indicam a porcentagem e a opção escolhida pelos acadêmicos 35% gosto pessoal, 20 % alimentação saudável, 17 % por preço, também 17% praticidade e 11% por outros motivos. Podendo notar que os acadêmicos visam mais o gosto pessoal do que a alimentação saudável e a melhor qualidade de vida.

   De acordo com a pesquisa, podemos analisar que os hábitos alimentares da maior parte dos acadêmicos entrevistados não estão sendo saudáveis.

Para garantir amis saúde, maior longevidade, melhor aparência física, mais disposição para o trabalho, estudo e lazer, todo indivíduo seja qual for o seu estágio de vida necessita de uma alimentação nutritiva, bem selecionada e bem preparada. (Santiago, et al. 2008)

   A má alimentação, rica em gorduras, açúcar e qualquer grande ou pequena quantidade de nutrientes em excesso, pode ser prejudicial ao acadêmico, colocando em risco sua saúde, podendo favorecer o desenvolvimento de doenças, como diabetes, pressão alta, problemas cardíacos r todos os problemas causados pela má alimentação  a obesidade é a mais comum.

“A obesidade é uma doença crônica que afeta cada vez amis crianças e adultos, de países pobres e ricos. No Brasil o número de obesos já é maios do que o de desnutridos.” (Santiago, et al. 2008)

   Os hábitos alimentares iniciam na infância e permanecem durante a vida adulta e sofrem modificações com o início do acadêmico na faculdade, devido a mudanças em seu cotidiano. Há vários fatores que podem comprometer a qualidade de vida do acadêmico na faculdade como o consumo de lanches rápidos, pouco nutritivos e de alto valor calórico, podendo gerar doenças.

A alimentação saudável é entendida como aquela que faz bem, promove saúde e deve ser incentivada desde a infância até a idade adulta. No entanto, nem sempre depende apenas de opção individual. Baixa renda, exclusão social, escolaridade inadequada e falta ou má qualidade de informação disponível podem restringir a adoção e a prática de uma alimentação saudável. Para ser considerada saudável, a alimentação deve ser planejada com alimentos de todos os tipos de procedência segura e conhecida. (Tucunduva. 2008)

   Contudo, como futuros nutricionistas, devemos orientar os estudantes a praticar uma vida mais saudável e proveitosa, como o aumento da prática de atividades físicas e incentivo a hábitos alimentares mais saudáveis, introduzindo o consumo de mais verduras, legumes e frutas em seu dia a dia. Tendo em vista o consumo adequado e o equilíbrio nutricional de cada alimento.

REFERÊNCIA:

  1. GALISA, Mônica Santiago; ESPERANÇA, Leila Maria Biscola; SÁ, Neide Guadenice. Nutrição- Conceitos e aplicações. 2008 by M. books do Brasil editora LTDA

  1. TUCUNDUVA, Sônia Philippi. Pirâmide dos alimentos. São Paulo Editora Manole 2008

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com