TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHARELADO EM FARMÁCIA PRODUÇÃO ÚNICA - ESTUDO DIRIGIDO DE CASO

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

BACHARELADO EM FARMÁCIA

PRODUÇÃO ÚNICA - ESTUDO DIRIGIDO DE CASO

BYANCA SILVA COSTA

Texto dissertativo apresentado no curso de Farmácia do Centro Universitário AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial nas disciplinas de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos (Valléria Matos), Química Orgânica I (Daniela Santos), Química Farmacêutica (Gustavo De Alencar), Química Orgânica II (Edenilza Mendonça), Farmacognosia e Fitoterapia (Carlos Adriano).

Orientador(a): Flávia Michelle Silva Wiltshire

Tuma: 3º período

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA

PRODUÇÃO ÚNICA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PONTUAÇÃO OBTIDA

1. ESTRUTURA

(   ) Introdução

(   ) Desenvolvimento

(   ) Conclusão

0,5

2. CORRESPONDÊNCIA DO TEXTO COM O CASO/PROBLEMA

1,0

3. CONTEÚDO APRESENTADO

3.1.Introdução

1,0

3.2. Desenvolvimento

(   ) Resumo dos Problemas

(   ) Fundamentação Teórica

(   ) Discussão

4,0

3.3.Conclusão

0,5

4. VOCABULÁRIO ADEQUADO E GRAMÁTICA

(   )  Vocabulário (variedade e científico)

(  ) Gramática (acentuação, ortografia, regência, emprego adequado dos pronomes, conjunções, tempos e modos verbais, preposições e pontuação)

1,0

5. COESÃO (construção de períodos – repetições de palavras e frases incompletas)

0,5

6. COERÊNCIA (encadeamento de ideias)

0,5

7. NORMAS DA PRODUÇÃO ÚNICA

1,0

TOTAL

10

Turno: Noturno

Paripiranga/BA

Junho de 2020

 

1. INTRUDUÇÃO

Coforme presente no caso, ele retrata historia de uma jovem cujo codinome é AMS onde ela está tendo insônia, dificuldade para dormir, e sente a necessidade de fazer o uso de alguma substancia natural para que possa auxilia-la com tal problemática.

Ao chegar á farmácia a jovem solicita a presença de um farmacêutico, para  que possa lhe indicar  “algo natural  para    dormir” , o farmacêutico indicou  fazer  o uso do fitoterápico Relax, como a jovem frisa a necessidade de uma substancia natural para dormir a classe dos fitoterápicos encaixam perfeitamente, já que são medicamentos naturais, derivados de plantas medicinais.

 Entretanto AMS não concorda com o farmacêutico e alega que o fitoterápico Relax não funciona para dormir, ela ainda intensifica a sua afirmação falando que é estudante de farmácia e que não acredita na eficácia do Relax, a partir daí ela começa a fazer indagações para o farmacêutico, como quais são os compostos presentes no medicamento, se ele é um fitoterápico então ele não é uma planta medicinal? Quais as técnicas necessárias para realizar o controle e identificar os compostos, finalizando com, qual composto faz dormir, se o farmacêutico respondesse todas essas indagações ela compraria o medicamento.

Sendo assim cabe ao farmacêutico ter um conhecimento vasto, sobre a farmacognosia e fitoterapia, desde os compostos presentes no medicamento até as técnicas utilizadas para realizar o controle e identificar os compostos, para que ele consiga esclarecer todas as duvidas da jovem a respeito de medicamento e confirmar a eficácia do mesmo.      

2. DESENVOLVIMENTO    

Delimitação dos problemas

  1. Resumo dos problemas    

É de suma importância observar que no caso menciona os medicamentos fitoterápicos, e a importância do farmacêutico conhecer todos os conceitos da farmacognosia e da fitoterapia para poder responder todas as duvidas apresentadas sobre o medicamento, como, se um medicamento é um fitoterápico ele não pode ser uma planta medicinal?, Quais compostos estão presentes no medicamento, quais as técnicas necessárias para realizar o controle e identificar os compostos, e por fim, qual composto faz dormir?  

2.2. Fundamentação teórica e discussão

Coforme está presente no caso, todas as dúvidas da cliente estão relacionadas aos medicamentos fitoterápicos em especial o Relax, todas estas serão esclarecidas no decorrer da discussão, uma delas é a respeito da industrialização deste medicamento visto que, ele é proveniente de plantas medicinais, sendo assim ele deixa de ser uma quando submetido aos processos industriais para se tornar um medicamento.

O relax é um medicamento fitoterápico Sarto (2018) proveniente da planta passiflora incarnata também conhecido como maracujá, tem sido muito utilizado como medicamento ansiolítico e sedativo para o tratamento de transtornos psicológicos e temperamentais como, ansiedades, insônia, estresse, irritabilidade, entre outros.  Muitos estudos destacam seu efeito antiespasmódico, analgésico, anticonvulsivo e antidiabético.

Tudo graças aos flavonoides presentes em suas substancias, segundo Simões (2007) Os flavonoides representam um dos grupos de compostos fenólicos mais importantes e diversificados entre os produtos de origem natural. Essas classes de compostos estão amplamente distribuídas por todo o reino vegetal e até o presente são conhecidas mais de 4200 variedades de flavonoides, sem esses flavonoides o Relax não teria nenhum efeito sob o corpo o humano, não seria sedativo, se tornando incapaz de dá sono. Mas para poder identificar todos os compostos presentes neste medicamento é necessário realizar as técnicas cromatográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com