TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO UNICA

Por:   •  18/6/2019  •  Monografia  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O caso traz a seguinte situação Lucas, 24 anos sofreu um acidente ao ser levado ao pronto socorro os profissionais de saúde determinaram que o mesmo necessitaria passar por um procedimento cirúrgico. No entanto era necessário a preparação do banco de sangue e doadores compatíveis com o tipo sanguíneo do paciente.

Mas, a equipe medica foi informada pela família do paciente que o mesmo fazia parte de uma religião que tinha como princípio não receber e nem realizar a doação de sangue. Essa religião conhecida como testemunhas de Jeová e baseiam-se em princípios bíblicos para recusarem transfusões sanguíneas, mesmo que isso acabe prejudicando o individuo como no caso em questão.

O diretor após dialogar com a esposa do paciente com o intuito da mesma autorizar o procedimento, não obteve sucesso e decidiu recorrer na justiça, visto que Lucas encontrava-se debilitado e seu estado de saúde se agrava tornando imprescindível a realização da cirurgia.

De maneira satisfatória a justiça autorizou, o juiz alegou que mesmo respeitando os princípios religiosos e dogmáticos, estava agindo de acordo com os avanços científicos, dando maiores possibilidades de salvar a vida do indivíduo, para o mesmo a justiça deve agir com racionalidade, onde no caso em questão a mesma determinava a vida ou morte do indivíduo.

A justiça determina que em caso de eminente risco de morte, o médico tem por obrigação fazer os procedimentos cirúrgicos entre eles a transfusão de sangue em testemunhas de Jeová, mesmo contra a vontade da família.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Resumo dos Problemas

O caso apresenta as seguintes problemática Lucas, sofreu um acidente e necessitava de uma autorização de seu responsável legal, no caso a esposa para que o mesmo recebesse a transfusão sanguínea, visto que por conta de sua religião “testemunhas de Jeová” não e permitido. Com a negação da esposa o diretor do hospital visando salvar a vida do indivíduo decidiu entrar com uma ação judicial para conseguir a autorização, o juiz de imediato autorizou o procedimento.  Portanto, este trabalho tratará, sobre os dogmas religiosos e princípios norteadores da consciência social e coletiva levando em consideração a relação x indivíduo sociedade.

2.2. Fundamentação Teórica e Discussão

As definições de religião são complexas e numerosas e envolve crenças, espiritualidade, força superior, ou seja, inclui aspectos individuais e institucionais, um indivíduo religioso pode ser classificado como aquele que possui crenças religiosas e que de alguma forma busca a religião como instituição.  

Existem muitas crenças que dizem respeito as testemunhas de Jeová, muito conhecidas socialmente algumas chegam a serem radicais. No ambiente escolar, os jovens não participam de uma série de celebrações como aniversários, natal, halloween, possuem uma conduta baseada na honestidade e são politicamente neutros (NERY JUNIOR, 2009).

Os dogmas que envolvem a religião possuem estreita relação com práticas, afiliação, crenças tanto nas dimensões físicas e mental no caso dos indivíduos que fazem parte das “testemunhas de Jeová”, descendentes de adventistas possuem crenças e princípios como por exemplo a recusa de sangue em transfusões, para eles essa proibição, presente nas escrituras bíblicas.

A recusa de pacientes a transfusão sanguínea traz discussões entre a medicina e o direito, em situações como a supracitada no caso o profissional de medicina com o intuito de cumprir suas obrigações de acordo com o código de ética profissional busca salvar a vida do paciente, do outro lado existe a advogado e a família amparados constitucionalmente através do princípio da liberdade religiosa e autonomia.

Fazendo uma análise sociológica da situação utilizando os conceitos da teoria social de Durkheim no que diz respeito a consciência coletiva que pode ser classificada como um conjunto de crenças e sentimentos comuns a grande maioria dos membros da sociedade, formando um sistema característico desta maneira o direito a vida pode ser facilmente assimilado a essa teoria citada(Durkheim, 1999). Onde a consciência individual essa abrange os estados psicológicos pessoais, ou seja, nossa personalidade a maneira de cada indivíduos em lidar com situações distintas.

Com isso quando falamos em tratamentos para o reestabelecimento da saúde e a vida, e uma possível recusa onde a responsável leva em consideração apenas sua consciência individual, surge um conflito, que precisa ser solucionado de acordo com os princípios básicos da bioética e de um ordenamento jurídico onde são estabelecidos os princípios fundamentais. Como cita silva (2006) que a vida humana não deve ser considerada levando em consideração apenas seu biológico e sim a autonomia funcional de maneira integra englobando os elementos físicos e psíquicos.

O sociólogo weber em suas teorias busca explicar os indivíduos através dos fenômenos sociais, perspectivas positivistas, compreensão dos sentidos e conexões presente frequentemente nos contextos sociais onde nem todo contato entre indivíduos possui razão social, o mesmo pode ser em decorrência do comportamento de terceiros (WEBER, 1992). Com isso o comportamento da conjugue do paciente se da por conta de uma cultura e crença religiosa atribuída por outros indivíduos. esse modo de comportamento levanta questões que dizem respeito a compreensão da realidade em um contexto especifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com