TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO ÚNICA –ESTUDO DIRIGIDO DE CASO

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

BACHARELADO EM ODONTOLOGIA

PRODUÇÃO ÚNICA –ESTUDO DIRIGIDO DE CASO.

PAULA SOUZA DOS SANTOS

Texto dissertativo apresentado no curso de Odontologia do Centro Universitário AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial nas disciplinas, Laboratório Pré Clínico II, (Gustavo Danilo Lima), Propedêutica Clinica II (Aline Faguedes), Saúde Coletiva II, (Tito Marcel Lima Santos), Tópicos de Periodontia (Vanessa Tavares Da Silva Fontes),

     Orientador (a): Tiago de Melo Ramos.

     Tuma: 5º período

     Turno: Calendário Alternativo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA

PRODUÇÃO ÚNICA

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PONTUAÇÃO OBTIDA

1. ESTRUTURA

(  ) Introdução

(   ) Desenvolvimento

(   ) Conclusão

0,10

2.CORRESPONDÊNCIA DO TEXTO COM O CASO/PROBLEMA

0,10

3. CONTEÚDO APRESENTADO

1,0 SENDO =

3.1.Introdução

0,10

3.2.Desenvolvimento

(   ) Resumo dos Problemas

(   ) Fundamentação Teórica e Discussão

0,80

3.3.Conclusão

 0,10

4. VOCABULÁRIO ADEQUADO E GRAMÁTICA

(   )  Vocabulário (variedade e científico)

( ) Gramática (acentuação, ortografia, regência, emprego adequado dos pronomes, conjunções, tempos e modos verbais, preposições e pontuação)

0,20

5. COESÃO (construção de períodos – repetições de palavras e frases incompletas)

0,20

6. COERÊNCIA (encadeamento de ideias)

0,20

7. NORMAS TÉCNICAS (ABNT)

0,20

TOTAL

2,00

Paripiranga/BA

Maio 2019.1

  1. INTRODUÇÃO

O caso a ser abordado, ressalta a história do paciente L. C. T, sexo masculino, com 46 anos de idade, nascido e criado na Região Sul Fluminense, o mesmo era tabagista e etilista desde a adolescência, foi profissional da área da saúde, atuava como auxiliar de enfermagem exerceu essa profissão por 10 anos em ambiente hospitalar. Foi atendido nas disciplinas de diagnóstico clinico/estomatologia, radiologia odontológica e imaginologia da UniFOA.  Queixava-se de estar com a boca cheia de sangue há quinze dias, desde que o próprio extraiu o dente com suas próprias mãos. Suspeita diagnostico, carcinoma espinoceluar.

O carcinoma espinocelular (CEC) retrata o tumor mais comum dentre todos dos cânceres situados na topografia de cabeça e pescoço. No Brasil, a ocorrência de câncer bucal é classificado, uma das mais altas do mundo, situando-se entre os seis tipos de câncer mais comuns que acometem homens e entre os oito mais recorrentes em mulheres. Entre os cânceres de lábio, a literatura apresenta relatos que 90% a 95% dos casos lesam o lábio inferior, o mais freqüente sendo o carcinoma espinocelular.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1    Resumo dos problemas:

No caso exposto, o principal problema é a presença de um sangramentos excessivo, resultante de uma exodontia inadequada, feito pelo próprio paciente sem conhecimentos prévios do que poderia causar, e o desconhecimento em relação a lesão presente em sua cavidade oral. O mesmo é tabagista e etilista, o que contribui para o desenvolvimento de tal patologia,  ausência de dor.

  1.     Fundamentação Teórica e Discussão.

O carcinoma espinocelular de lábio apresenta-se clinicamente como agravo ulcerada, vegetante, ulcero-vegetante ou infiltrada. As lesões aparecem em lábio inferior entre a comissura e a linha média, com aparência crostoso, não doloroso, sendo ou não ulcerado e com bordas endurecidas, normalmente menor que 1 cm, em seu maior diâmetro quando exposto.

Seu crescimento é lento e aponta metástase para linfonodos cervicais cerca de 29% dos casos, sendo mais comum em tumores maiores e histologicamente menos divergentes. Inicialmente as metástases são de nível I – linfonodos submentonianos e submandibulares, daí disseminam-se para linfonodos de outros níveis cervicais.

As neoplasias malignas da cavidade oral denotam uma maior incidência em homens e nas regiões Sul e Sudeste. As causas que influenciam ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, tabagismo, má higiene bucal, consumo de álcool, uso de próteses mal ajustadas e exposição solar.

O lábio inferior é constantemente mais afetado cerca de (90-95%) em relação ao lábio superior (2-12%) ou comissura (1-15%). O carcinoma é o tumor de maior predominância na cavidade oral, representando grande parte das lesões graves que acometem a boca, é o tipo histológico mais detectado, sendo adenocarcinomas de glândulas salivares menores e melanoma raros, com índice maior de acometimento do lábio inferior é elucidado devido a exposição solar, tendo o lábio superior uma considerável exposição menor.

A etiopatogenia está correlacionada com a existência de múltiplos fatores carcinogênicos que atuam sobre o epitélio normal, resultante em um processo de displasia, a qual caracteriza-se pela presença de atipias celulares e na assolação da estratificação normal dos tecidos.

Com tudo entre os agentes carcinogênicos o fumo apresenta importante função na etiologia de dessa patologia, uma vez que em sua composição há presença de nicotina e alcatrão, substâncias carcinogênicas, elevando em duas vezes o risco para desenvolvimento de tal neoplasia.  O tabaco é evidenciado como um dos principais carcinógenos da cavidade bucal e pode ser considerado indutor da carcinogênese em mais de 63% dos casos. O risco de desenvolvimento de carcinoma da cavidade oral em tabagistas é 6,3 vezes maior que em pessoas não fumantes. Visto que, a associação entre fumo e etanol eleva em 141 vezes a probabilidade de adquirir essa patologia .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com