TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECEITA MODIFICADA COM PROPRIEDADES NUTRICIONAIS BENÉFICAS

Por:   •  25/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.520 Palavras (19 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 5

3 CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICES        15

APÊNDICE A – Ficha Técnica Preparação Modificada        16

APÊNDICE B – Imagens do Processo Produtivo da Receita        17

APÊNDICE C – Imagens do Processo Produtivo da Receita          18


  1. INTRODUÇÃO

                         A alimentação é fator primordial na rotina diária da humanidade, não apenas por ser uma necessidade básica, mas principalmente porque a sua obtenção tornou-se um problema de saúde pública, uma vez que o excesso ou a falta pode causar doenças (ABREU et all.,2001).

                         As condições da vida moderna têm uma enorme influência na vida das pessoas, modificando principalmente, seus hábitos alimentares. As possíveis relações entre alimentação e saúde aumentam a preocupação da sociedade ocidental, o consumidor manifesta preferências por alimentos que considera benéficos à saúde. Aspecto positivo da influência da mídia na formação de opiniões é divulgar informações sobre a necessidade de buscar uma alimentação mais saudável para a obtenção da qualidade de vida (ARRABI, 2001; GINANI, 2004).

                       A alimentação e a saúde estão diretamente ligadas. Desde a antiguidade, a associação entre ambas é apontada como recurso terapêutico (PEREIRA, 2011).

                      As doenças crônicas configuram importantes problemas de saúde coletiva no Brasil principalmente (Hipertensão Arterial, Diabetes) sendo um   dos principais fatores de riscos, as dislipidemias (KERBER; ANTUNES; CAVALETT, 2010).

                     As dislipidemias são alterações relacionadas aos níveis reduzidos de Lipoproteína de Alta Densidade, colesterol HDL (HDL-c) e a presença das hiperlipidêmicas que são classificadas em hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia. É considerado um Fator de Risco (FR) modificável para Doença Arterial Coronariana (DAC) de modo que apesar da idade é possível prevenir, retardar ou reverter o processo aterosclerótico por isso é necessário identificar os fatores que a predispõe como sedentarismo, obesidade, hereditariedade entre outros (PAULA; MACHADO, 2007; FERRER, 2016).

       

   

       O objetivo deste trabalho é fazer do Arroz com Galinha, uma receita popular utilizada em todo o território brasileiro, em diferentes composições, e transformá-la em uma receita saudável com propriedades funcionais e de baixo custo.

         Revisaremos a história do prato e as diferentes denominações no Brasil e em alguns países. Discutiremos sobre as adaptações realizadas e o papel de cada alimento integrante na receita modificada e suas propriedades terapêuticas. A ficha técnica da receita modificada e os registros fotográficos da preparação finalizam este trabalho.


  1. DESENVOLVIMENTO

                Cozinhar é a atividade humana por excelência, é o gesto que transforma o produto “da natureza” em algo profundamente diverso (MONTANARI, 2008).A relação do ser humano com o alimento é cotidiana e compreendida como uma necessidade básica, no entanto o que determina o que cada indivíduo come são particularidades que envolvem desde preferências alimentares, preparação do alimento, estilo de vida até particulares que se articulam a lógicas culturais, componentes estes que irão definir os limites de uma cozinha (COLLAÇO, 2013).

                A Nutrição busca pesquisar, conhecer e interpretar todos os fenômenos relacionados aos alimentos e às substâncias nutritivas. Ela estuda todos os mecanismos por meio dos quais seres vivos recebem e utilizam os nutrientes necessários a seu bom funcionamento orgânico (DUTRA DE OLIVEIRA; MARCHINI, 1998).

               A nutrição aliada à gastronomia é uma realidade iminente, com nítida e favorável integração destas especialidades em ambientes escolares, cursos gastronômicos, cozinhas de hospitais e em alguns restaurantes já se vê chefes e nutricionistas trabalhando juntos, a fim de desenvolverem cardápios que primam tanto pela saúde quanto pelo sabor (CASTRO et al., 2007).

              Nesse contexto, cabe a afirmação de que gastronomia e nutrição se complementam, unindo os conhecimentos clínicos do nutricionista aos conhecimentos gastronômicos do chefe diante dessa condição favorável, o que sem tem notado são profissionais utilizando essa junção em prol à evolução da chamada "gastronomia saudável", elaborando pratos atraentes e saborosos, porém utilizando nestas preparações compostos alimentares saudáveis muitos deles com propriedades funcionais (MAGNONI et al., 2000).

           Segundo aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 72% das mortes ocorridas no Brasil, sendo que, no mundo, esse valor corresponde a 60%. Além disso, 80% de problemas prematuros do coração, acidente vascular encefálico (AVE) e Diabetes tipo II e 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados com hábitos alimentares adequados, diminuição no uso de tabaco e atividade física regular (DUNCAN et al., 2012).

          A dislipidemia agrava a lesão de órgãos-alvo na hipertensão arterial determinado maior incidência de eventos coronários e maior deterioração da função renal (CAMPOS, F.C,2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (814.1 Kb)   docx (567.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com