TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO BIOQUÍMICA

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Como Funciona o Elevador?

O princípio básico de funcionamento de um elevador é o mesmo desde que esta máquina foi inventada, há mais de 150 anos atrás. O elevador fica ligado a um contrapeso por meio de cabos e polias (espécies de roldanas presas a um eixo), movidas através de um motor, assim dando o movimento vertical de sobe e desce. Os elevadores modernos, todavia, contam com complementos que visam garantir a segurança a rapidez deste veículo utilizado por milhões de pessoas, dentre eles estão os freios de emergência, os sensores que evitam o fechamento das portas havendo alguém no caminho e computadores que calculam com precisão o percurso que o elevador percorrerá com a finalidade de não esquecer ninguém em algum dos andares. Pensando um pouco podemos perceber o quanto os elevadores são importantes, principalmente nas grandes metrópoles. Com a sua invenção se tornou possível a construção dos imensos arranha-céus com rapidez jamais vista, os elevadores facilitam o transporte de materiais extremamente pesados numa construção de um prédio, por exemplo. Os elevadores também viabilizaram a construção de grandes edifícios residenciais, o qual necessitava de um meio de transporte para a locomoção dos moradores para os andares mais elevados.

No século 3 a.C. já haviam modelos primitivos de elevador, eram movidos por animais, pela força de uma queda-d’água ou pela força humana. Em 1853 apareceu o elevador moderno, inventado pelo americano Elisha Graves Otis. Neste mesmo ano Otis apresentou numa feira mundial realizada em Nova Iorque, as facilidades e a segurança proporcionadas pelo seu invento. Para comprovar que o invento era realmente seguro ele entrava a bordo da cabine e com vários metros do solo cortava com um machado o cabo de aço que sustentava o elevador, assim obrigando os freios a trabalharem. A invenção de Otis foi considerada um sucesso, que se evidencia nos dias atuais com a utilização do princípio de Otis nos elevadores que utilizamos dia-a-dia para chegar em casa, na escola e no trabalho.

Curiosidades

Em 1889, os elevadores da fábrica de Elisha Graves Otis transportaram todo o aço utilizado na construção dos 300 metros da Torre Eiffel, em Paris.

Parte a parte

MOTOR

O motor elétrico é a peça responsável por realizar o sobe e desce da cabine. Os elevadores mais modernos do mundo possuem motores bem potentes, que conseguem fazer as cabines se movimentarem a quase 50 km/h.

CONTRAPESO

Um elevador só consegue subir e descer porque fica ligado a um contrapeso por meio de um sistema de polias e engrenagens. Para que essa operação seja possível, o contrapeso deve ter pelo menos 40% do peso da cabine e da capacidade máxima do elevador (se um elevador cheio pesar 1.000 kg, por exemplo, o contrapeso terá 400 kg). O resto da força que movimenta a cabine é o motor quem faz.

CABO DE AÇO

Os elevadores são suspensos por cabos de aço ligados à cabine e ao contrapeso num conjunto que inclui também uma polia para evitar desgaste de material. Normalmente, as máquinas contam com três cabos — se um deles se romper, os outros dois são suficientes para garantir o transporte por um curto período de emergência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com