TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: CEREAIS

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

GRADUAÇÃO EM  NUTRIÇÃO

ALANA CRISTINA DO NASCIMENTO SANTOS

BEATRIZ RIBEIRO FERREIRA CAETANO

CAMILA APARECIDA DA SILVA

EDUARDO FERNANDES DOS SANTOS

EMILI NATIELI DA SILVA

ERIC EUSTACCHIO TORZONI

RELÁTÓRIO DE AULA PRÁTICA: CEREAIS

[pic 3]

Apucarana

2017

ALANA CRISTINA DO NASCIMENTO SANTOS

BEATRIZ RIBEIRO FERREIRA CAETANO

CAMILA APARECIDA DA SILVA

EDUARDO FERNANDES DOS SANTOS

EMILI NATIELI DA SILVA

ERIC EUSTACCHIO TORZONI

RELÁTÓRIO DE AULA PRÁTICA: CEREAIS

TABULE

Trabalho apresentado à disciplina de Técnica e Dietética do 3º Semestre do Curso de Nutrição da Faculdade de Apucarana.

Docente: Prof° Natália Brandão.

Apucarana

2017


SUMÁRIO

  1.         FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................4
  2.         OBJETIVOS.................................................................................................8
  3.   Objetivos Gerais.........................................................................................8
  4.   Objetivos Específicos................................................................................8
  5.   MATERIAIS E MÉTODOS............................................................................9
  6.   Materiais......................................................................................................9
  7.   Métodos.......................................................................................................9
  8.   RESULTADO E DISCUSSÃO......................................................................10
  9.   CONCLUSÃO..............................................................................................11

           REFERÊNCIAS...........................................................................................12

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A utilização correta dos alimentos é uma ciência e uma arte, é na combinação de ambas que se encontra o equilíbrio capaz de oferecer uma alimentação sadia de forma agradável. Para que os alimentos possam ser consumidos e utilizados pelo organismo, estes devem sofrer na cozinha, varias modificações, chamam-se de pré-preparo as operações preliminares a que se submetem os alimentos antes de sua cocção final ou não, compreendendo: limpar, separar, lavar, descascar, picar, misturar (ORNELAS, 2006).

      Depois das operações preliminares de pré-preparo, alguns alimentos estão prontos para serem submetidos a diferentes processos de cocção, que conferem a ele, características sensoriais e, as vezes, suas composições químicas, por ação do calor. As formas de transmissão de calor são: convecção que é a transmissão do calor pelo deslocamento de moléculas aquecidas, que se tornam menos densas e sobem á superfície do liquido, substituindo-se pelas mais frias e mais densas, que descem ao fundo (assim aquecem os líquidos e gases). Condução que é a transmissão do calor de uma molécula a outra por contato (é a forma como se aquecem os metais). Irradiação que é a transmissão de calor através de ondas ou partículas (ar, raios solares, microondas, raios infravermelhos); ocorre transmissão de energia, não havendo necessidade de suporte material (ORNELAS, 2006)

        O tratamento térmico, simples ato de cozinhar, fritar ou outras formas de aquecimento empregadas nos alimentos antes do seu consumo, imprime ao alimento modificações químico que alteram suas estruturas, podendo comparar-se aos fenômenos digestivos (hidrolise do amido), e suas características sensoriais e cargas microbianas, bem como inativam as enzimas e os fatores antinutricionais (ORNELAS, 2006).

       A arte culinária é complexa e muitos recursos são utilizados, sem prejuízo dos alimentos, para torna-lós atraentes: cortes variados, forma de cocção, molhos diversos, acompanhamentos diferentes, combinações de cores e sabores etc., dando margem é a criação de receitas e á adaptação das já existentes em profusão. O importante é que obedeçam as regras básicas de preparo dos alimentos e atendam as exigências nutricionais individuais (ORNELLAS, 2001).

       Os alimentos afetam nossos sentidos das mais variadas formas: pela cor, aroma, temperatura, consistência, estado físico, composição química. Tais fatores influem isoladamente ou sua ação pode ser exaltada pela combinação de dois ou mais fatores, por exemplo, o aumento da temperatura de uma preparação fará com que se perceba melhor o sabor do doce ou amargo (ORNELLAS, 2001).  

     Pode-se falar de alimentos não perecíveis (grãos, açúcar), semiperecíveis (algumas hortaliças e frutas) e perecíveis (leite, carnes), é comum também agrupa-lós conforme o nutriente presente em maior quantidade: assim fala-se de alimentos ricos em carboidrato (cereais e derivados); protéicos, como carnes; gordurosos, como na manteiga, azeites, creme; vitamínicos, comumente para frutas e hortaliças; com fibras, em grãos inteiros, frutas e verduras. Esta ultima é uma forma de uso comum na linguagem médica (SALINAS 2002).

       A digestibilidade de um alimento também foi levada em conta como um fator que serve para classificá-los. Conforme as barreiras que possam opor-se á simples ação dos sucos digestivos, tais como coberturas vegetais ou membranas de tecido conectivo em alimentos cárneos ou a presença de alguns antinutrientes, como a antitripsina de algumas leguminosas, podem impedir, ainda que apenas parcialmente, a digestão e, portanto, a absorção no intestino delgado de alguns nutrientes (SALINAS,  2002).

Os cereais são alimentos que fornecem a maior parte de energia na alimentação humana, é a base da Pirâmide Alimentar Brasileira. São alimentos de origem vegetal constituídos de grãos. Possuem grande consumo pela população mundial, fazem parte dos hábitos alimentares de diversas culturas por oferecer fácil conservação e armazenamento, baixo custo, fácil capacidade de adaptação em relação ao clima e solo, é facilmente agregada nas preparações culinárias tanto nos doces quanto salgadas. Eles podem se apresentar em forma de grãos ou farinhas. Ainda possuem alto valor nutritivo, pois além de ser fonte de carboidrato é fonte de proteína e vitaminas como a tiamina, riboflavina e niacina, se estiverem na sua forma integral são ricos em fibras. Do modo geral possuem cerca de 70% de carboidratos principalmente o amido e 10% de proteína. Está presente em praticamente todas as refeições realizada diariamente. O arroz é o cereal mais consumido no Brasil. (DOMENE, 2005 e PHILIPPI, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (614.9 Kb)   docx (426.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com