TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática Cereais

Por:   •  18/6/2019  •  Ensaio  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

“ETEC DR DOMINGOS MINICUCCI FILHO”

DIFERENTES TIPOS DE ARROZ E CEREAIS

Alunos

Daniele Rodrigues

Marta Bortolotto Stacke

Thiago Fernando da Silva

Wathusi Caroline Bardella

Trabalho da Disciplina de Técnica e Dietética I, sob orientação da Profª. Msc. Daniela S. Biagioni Vulcano e Daniela Regina Pigoli.

Botucatu

2018

I) Introdução

Um dos cereais mais consumidos hoje pela população brasileira é especificamente o arroz, ele faz parte da dieta de varias pessoas e sua venda se expande cada vez mais. A produção anual de arroz é de aproximadamente 606 milhões de toneladas (WALTER, 2008).

Presente na mesa de grande parte das pessoas hoje, o arroz mais consumido é o arroz branco conhecido como agulhinha. Ele ganha destaque tanto pelo seu custo ser baixo, por possui vitaminas e por ser uma variedade encontrada facilmente para compra.

Dentre os mais diversos tipos de arroz encontrados no mercado estão o arroz negro, vem ganhando espaço no mercado e na mesa dos consumidores. As principais características do arroz negro estão no fato do mesmo apresentar maior quantidade de proteínas, fibras e carboidratos, além de compostos fenólicos, considerados antioxidantes benéficos para a saúde (SOUZA, 2012).

O arroz integral apesar do tempo que leva para o seu preparo é muito conhecido pelas pessoas que gostam de fazer dieta, pois contém alta concentração de nutrientes e fibras importantes na alimentação humana. Ele contém maior teor de alguns nutrientes como: fibra, minerais e lipídios, principalmente (SOUZA, 2012).

Cultivado no Brasil o arroz vermelho requer maior tempo no seu cozimento e possui menos fibras que o arroz branco. Possui menor teor de amilose (causa da tendência de seu empapamento) e requer maior tempo para o seu efetivo cozimento (SOUZA, 2012).

Devido sua forma mais solta na hora do preparo, o arroz parboilizado ganha mais espaço nas alimentações, diferente dos demais, seu processamento se difere dos outros, por ser imerso em água, porém seu benefício e sua concentração de carboidratos se faz presente. Algumas substâncias hidrossolúveis, como vitaminas e minerais, são transportadas para o centro do grão, aumentando o valor nutritivo deste arroz em relação ao polido (NETO, 2015).

Pelas suas propriedades calóricas, o arroz cateto muito usado para preparações como o risoto, possui vitaminas e carboidratos. o arroz cateto é altamente benéfico e oferece boas doses de energia ao organismo (NETO, 2015).

O arroz é uma excelente fonte de energia, devido à alta concentração de amido, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais (WALTER, 2008). Tanto a indústria quanto o consumidor a cada dia se preocupa mais com a procedência dos alimentos assim como a qualidade, benefícios e valores nutricionais, o arroz 7 grãos é prova que já se pode encontrar um alimento riquíssimo em vitaminas que são indispensáveis no nosso dia a dia.

Com valores nutricionais que incorporam os valores que se devem ingerir no dia a dia, não só o arroz, mas os diferentes tipos de cereais são incluídos e ganham espaço na alimentação humana.

II) OBJETIVOS

Verificar o tempo de preparo, as características organolépticas e fator de cocção dos diferentes tipos de cereais.

III) Materiais e Métodos

MATERIAL:

Utensílios Alimentos

Assadeira Água

Balança Açúcar

Bacia Arroz

Copo Alho

Colher de chá Aveia

Colher de sopa Cebola

Fogão Fermento

Panela Leite

Panela de pressão Manteiga

Prato Milho verde

Liquidificador Óleo

Ovos

MÉTODOS:

Após a receita ser entregue o grupo separou os ingredientes em seguida higienizou as latas de milho verde, e efetuou a pesagem dos demais ingredientes. Com o auxílio de um refratário pequeno pesou-se a farinha de aveia, o açúcar e o milho, feito isso o restante dos ingredientes também foi pesado.

Em seguida o milho, açúcar e o leite foi colocado em um liquidificador e batido por 3 minutos, aos poucos o restante dos ingredientes foi adicionado, o sal, os ovos, a manteiga e por fim a farinha, sendo colocada aos poucos até dar o ponto da massa.

Com a massa já preparada, a forma foi untada com manteiga e polvilhado trigo por cima, o forno também foi ligado para que o mesmo já estivesse aquecido no momento em que o bolo fosse colocado para assar, feito isso foi acrescentado o fermento e misturado a massa aproximadamente 1 minuto. O bolo levou em média 45 minutos para estar pronto, sendo colocado as 19:52 e retirado as 20:35, desenformado e servido para degustação.

Em quanto o bolo esfriava cada grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com