TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  2.784 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

DÁRCIO ROMÁRIO

JOÃO FEITOSA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO

PATOS - PB

2015


DÁRCIO ROMÁRIO

JOÃO FEITOSA

RELATÓRIO DE AULA P´RATICA EM LABORATÓRIO

Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Interpretação de Exames Laboratoriais do Curso de Nutrição das Faculdades Integradas de Patos, como requisito parcial para obtenção de nota parcial do 3° estágio da referida disciplina.

Professora:

Prof.ª Lidia Pinheiro da Nobrega

PATOS – PB

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..............................................................................................................

03

2 OBJETIVOS...............................................................................................................

04

3 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................

05

4 CONCLUSÃO............................................................................................................

07

REFERÊNCIAS............................................................................................................

08

1 INTRODUÇÃO

Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Repetir testes duvidosos para um controle de qualidade mais efetivo garante confiabilidade aos resultados.

Os exames laboratoriais são um conjunto de exames e testes encaminhados por um médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas. O objetivo é um diagnóstico da doença ou apenas um check-up, que significa controle.

Além de colaborar com o diagnóstico, também desenvolve um papel muito importante na medicina preventiva. Diversas patologias podem ser prevenidas com a realização desses exames. As análises clínicas são executadas por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos. Esses profissionais são supervisionados e tem seu trabalho validado pelo responsável técnico legal pelo laboratório clínico.

A fiscalização do laboratório fica a cargo da Vigilância Sanitária e dos técnicos de nível superior por seus respectivos conselhos profissionais. A sequência de ações dentro de um laboratório é realizada pela coleta, manipulação e conservação do material, que posteriormente será analisado. A qualidade do serviço laboratorial garante a eficiência do exame e facilita o diagnóstico da doença.

Este trabalho foi realizado no laboratório das Faculdades Integradas de Patos (BIOLAB), onde realizamos uma visita técnica para verificarmos a realização dos exames de sangue, de fezes e de urina, observando todas as fases do processo de cada exame específico.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

• Verificar e analisar todas as técnicas utilizadas para realização de exames laboratorias.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICOS

 • Identificar a quantidade de glicose, triglicerídeos, colesterol total e ácido úrico;

• Observar  todo o processo de como é realizado um hemograma;

• Observar todos os métodos utilizados para a relização dos exames de fezes e de urina.

3 DESENVOLVIMENTO

Na visita realizada no laboratório de bioquímica das FIP (BIOLAB), foi observado o processo de como são feitos os exames de glicose, ácido úrico, triglicerídeos e colesterol total, sendo que em cada amostra que colocada nos tubos de ensaio, foram adicionados reagentes, estes reagentes tem que ser refrigerados, e em seguida observar a cor, pois dependendo da cor formada, esse fator indicaria a  quantidade de glicose, ácido úrico ou colesterol total existente na amostra. Se mudar a cor, ou seja, se ficar muito escuro, significa que tem muita quantidade dessas substância no sangue. Logo após essa análise eles colocam os tubos de ensaios em banho-maria , em uma temperatura de 37ºC, durante 10 minutos. Depois de retirar as amostras do banho-maria, elas são levadas para a máquina, onde esta suga 400 microlitros por cada amostra, fazendo uma análise e libera o resultado imediatamente.Antes de utilizar a máquina é necessário fazer uma calibragem, para identifcar possívei erros análise, pois se o reagente estiver vencido, ou com alguma bactéria, o resultado será errado, e será necessário fazer tudo de novo.

No laboratório de Hematologia, aonde é feito exame de sangue, foi observado todo o processo, desde quando  a amostra chega no laboratório até depois quando é feito a análise na máquina (BIOCLIN: HEMATOCLIN 3.0), ela libera a quantidade de todas as células presentes no sangue descritas em um papel. Quando a amostra do indivíduo chega ao laboratório, ela é identificada com números, este número é escrito na etiqueta do tubo de ensaio, para que logo depois esse sangue seja homogeneizado para ser colocado na máquina. A aparelho absorve 50 microlitros de sangue,  e após alguns minutos sai o resultado da amostra, indicando a quantidade de glóbulos brancos, plaquetas e hemácias existentes no sangue. Depois  desse procedimento é colocado uma gota de sangue na lâmina, para que esta seja levada ao microscópico para ver se o resultado está alterado ou de acordo com a amostra. Essa contagem de células da amostra é realizada no contador de células.  São feitos dois testes, um diferencial que indica o resultado total, e o teste relativo, que indica o resultado final em porcentagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com