TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CHECKLIST DE BPF

Por:   •  3/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES

CURSO DE NUTRIÇÃO

Ana Luísa Lins

Daniela Carvalho

Ewerton Lenildo

Fausto Ribeiro

Mariana Lemos

RELATÓRIO DE CHECKLIST DE BPF

JABOATÃO DOS GUARARAPES / 2018

RELATÓRIO DE CHECKLIST DE BPF

Relatório apresentado ao professor Ednaldo de Santana, como parte dos requisitos para conclusão da aula prática em laboratório na disciplina de Controle Higiênico e Sanitário dos Alimentos no curso de Bacharelado em Nutrição.

JABOATÃO DOS GUARARAPES / 2018

SUMÁRIO[pic 1]

[pic 2][pic 3]

1 INTRODUÇÃO        4

2 METODOLOGIA        6

3 ANÁLISE E DISCUSSÃO DE DADOS        12

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

1. INTRODUÇÃO

Tendo em vista a crescente busca nos mercados nacionais por alimentos de alto padrão de qualidade e em estado de conservação dentro das leis alimentícias, cada vez mais os consumidores exigem de empresas e centros comerciais, boas práticas de fabricação, transporte e ótimas condições de consumo de seus fabricantes e produtores.

Foi-se o tempo, no qual não havia uma preocupação generalizada, com o que se come, de onde vem e no que resulta o produto final que a população coloca em sua mesa e refeições. Na era da informação e das câmeras à mãos, enquanto tudo se registra (e por todos) por meios formais e informais, fica cada vez mais complicado agradar o consumidor em todas as suas exigências e há um cuidado maior por parte das empresas no manuseio e fabricação desses produtos.

Sendo assim, tem sido essa a preocupação das grandes empresas e produtores que são responsáveis pela produção e padronização de produtos alimentares. Locais estes, que são fiscalizados por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Vigilância Sanitária dos Alimentos, entre tantos outros também no âmbito jurídico, a fim de evitar possíveis fraudes e comprometimento da saúde da população de maneira geral com possíveis alimentos adulterados ou com substâncias duvidosas.

Com isso, as chamadas boas práticas de fabricação (BPFs), atuam com fundamental e indubitável importância sobre tais locais e seus funcionários, para que assim, haja uma padronização e cada vez mais seja atribuído ao(s) produto(s) uma qualidade superior à antiga versão.

Cuidados para com os pisos, os tetos, as janelas e paredes, os utensílios e máquinas, além de cuidados com a saúde e hábitos dos funcionários, são decisivos no manuseio de toda essa produção e com isso, importante padronização que evita provenientes desgastes, desperdícios e excessos da determinada origem industrial, etc.

Adequando os produtos diversos às exigências dos consumidores exigentes, cada vez mais teremos melhores alimentos nas prateleiras e uma melhora a médio e longo prazo da saúde populacional do país, pois com mais informação, muitas vezes o consumidor faz escolhas mais inteligentes, que repercute e impacta sua qualidade de vida de maneira direta e assertiva.  

  1. OBJETIVO

Teve-se como objetivo principal, com tal prática em cozinha institucional, habituar-nos, acadêmicos do curso superior em Nutrição, à prática, comportamentos e condições de um ambiente correto de um profissional nutricionista acerca das questões de proteção individual e coletiva, das excelentes práticas de BPFs presentes no local, e como orientação aos processos e medidas que deveriam ser tomadas caso não estivesse tudo devidamente regularizado.

Sempre com ferramentas adequadas e perfil de excelência, proporcionando assim uma alta produtividade na cozinha, na tentativa de prevenir eventuais problemas por não seguimentos das normas e regras.

Assim como difundir a relevância de se ter um produto aceitável e não contaminado desde a sua matéria prima, até seu resultado final. Prevenindo-nos assim, de quaisquer contaminações (biológicas, físicas ou químicas) e promovendo um ambiente saudável e rotativo para a prática profissional.

2. METODOLOGIA

LISTA DE VERIFICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS PRODUTORES/INDUSTRIALIZADORES DE ALIMENTOS

 

A - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA: COZINHA 01

2-NOME DE FANTASIA: FG

2-ENDEREÇO (Rua/Av.): RUA COMENDADOR JOSÉ DIDIER

Nº: 27

Compl.:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOS GUARARAPES

3-BAIRRO: PIEDADE

13-MUNICÍPIO: JABOATÃO DOS GUARARAPES

UF: PE

CEP: 54400-160

24-MOTIVO DA INSPEÇÃO: ( ) SOLICITAÇÃO DE LICENÇA SANITÁRIA ( ) COMUNICAÇÃO DO INÍCIO DE FABRICAÇÃO DE PRODUTO DISPENSADO DA OBRIGATORIEDADE DE REGISTRO ( ) SOLICITAÇÃO DE REGISTRO

( X ) PROGRAMAS ESPECÍFICOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ( ) VERIFICAÇÃO OU APURAÇÃO DE DENÚNCIA ( ) INSPEÇÃO PROGRAMADA ( ) REINSPEÇÃO

( ) RENOVAÇÃO DE LICENÇA SANITÁRIA ( ) RENOVAÇÃO DE REGISTRO ( ) OUTROS

 

B - AVALIAÇÃO

SIM

NÃO

NA(*)

1. EDIFICAÇÃO E INSTALAÇÕES

 

 

 

1.1 ÁREA EXTERNA:

 

 

 

1.1.1 Área externa livre de focos de insalubridade, de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente, de vetores e outros animais no pátio e vizinhança; de focos de poeira; de acúmulo de lixo nas imediações, de água estagnada, dentre outros.

X

 

1.1.2 Vias de acesso interno com superfície dura ou pavimentada, adequada ao trânsito sobre rodas, escoamento adequado e limpas

X

 

1.3 ÁREA INTERNA:

 

1.3.1 Área interna livre de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente.

X

 

1.4 PISO:

 

1.4.1 Material que permite fácil e apropriada higienização (liso, resistente, drenados com declive, impermeável e outros).

X

 

1.4.2 Em adequado estado de conservação (livre de defeitos, rachaduras, trincas, buracos e outros).

X

 

1.4.3 Sistema de drenagem dimensionado adequadamente, sem acúmulo de resíduos. Drenos, ralos sifonados e grelhas colocados em locais adequados de forma a facilitar o escoamento e proteger contra a entrada de baratas, roedores etc.

X

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (259.5 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com