TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: MAIONESE DE CENOURA

Por:   •  28/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ[pic 1]

PROFESSORA: Maria Edna Rodrigues de Lima

DISCIPLINA: Tecnologia de Alimentos

Curso: Nutrição - 3ª série

RELATÓRIO: MAIONESE DE CENOURA

Teresina-PI

Abril / 2018

Componentes:

Alírio Martins de Sá Junior

Andressa  de Cássia Lima Souza

Israeline Pereira Sousa

Sarita Mascarenhas Guerra de Almendra Freitas

Taina Rêgo Barbosa

RELATÓRIO: MAIONESE DE CENOURA

Teresina-PI

Abril / 2018

1. INTRODUÇÃO

Maionese é um molho à base de óleo e ovo, com a forma de uma emulsão, preparado a frio e condimentado com vários temperos e é muito usada na cozinha e na culinária, largamente utilizada na confecção de sanduíches e de saladas em todos os continentes do mundo.

Existem várias receitas de maionese mas seus ingredientes básicos são ovo, óleo alimentar, limão ou vinagre e sal. Alguns temperos frequentemente utilizados são a mostarda, alho e pimenta, tornando-a muito rica em vitamina E.

As marcas comerciais geralmente oferecem uma alternativa light com menos calorias. Tradicionalmente, a maionese é preparada com gemas de ovos crus em temperatura ambiente. No entanto, especialmente em cozinhas profissionais de restaurantes, está sendo empregada a prática de se fazer uso de gemas de ovos cozidos, mas depois esfriados, também trazidos à temperatura ambiente, na elaboração de suas próprias maioneses da casa. Essas medidas têm como propósito principal diminuir a possibilidade de que se desenvolvam no creme indesejadas colônias de bactérias danosas à saúde do consumidor.

Muitos preferem a maionese caseira, porém devido à presença de ovo cru na sua composição, sua conservação é muito limitada, possuindo uma durabilidade muito reduzida devido à falta de conservantes.

Seu consumo está restrito a mulheres grávidas devido ao possível contágio de Salmonellas. uma espécie de bactéria que provoca gastrenteritesepticemia e febre. A maionese industrializada não tem esse risco devido ao processo de pasteurização dos ovos e uso de conservantes. Para evitar o aparecimento de tais bactérias, aconselha-se que a maionese seja hermeticamente fechada e que, após aberto o pote pela primeira vez, ele seja armazenado num ambiente refrigerado por não mais que 30 dias. 

A maionese caseira pode ser produzida facilmente com ingredientes bastante saudáveis, obtendo um valor nutritivo, eficaz e uma ótima consistência. Diversas pessoas, como por exemplo, os hipertensos, podem consumir sem prejudicar a saúde, pois não é necessário a inclusão do sal.

A prática teve como objetivo avaliar o sabor de alguns  tipos de receitas de maionese e comparar o efeito de diferentes métodos de preparação no sabor e textura.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1. MATERIAIS

-1 cenoura

-250mL de leite integral

-25mL de suco de limão ou 2 limões espremidos

-80mL de óleo

-250 mL de óleo

-Balança analítica

-Prato

-Espremedor de limão

-Pires

-Faquinha de mesa

-Proveta de 50mL

-Proveta de 100mL

-Panela

-Fogão

-Liquidificador

2.2. PROCEDIMENTOS

Pesou-se e colocou-se a cenoura para ferver em uma panela. Ao amolecer, retirou-se a cenoura do fogo, limpou-se e pesou-se novamente. Depois, cortou-se a cenoura em rodelas finas e juntou-as com o resto dos ingredientes no liquidificador e bateu-se até atingir o ponto de maionese, colocou-se no refrigerador e serviu-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (423 Kb)   docx (333.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com