TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE TRABALHO VITAMINAS E MINERAIS

Por:   •  23/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.226 Palavras (17 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 17

ROTEIRO DE TRABALHO VITAMINAS E MINERAIS

Apresentação da equipe ( Karina, Amanda e Ana Paula)

OBJETIVO GERAL

O aluno será capaz de:

        Nomear algumas vitaminas e alguns minerais;

Reconhecer sua importância na nossa saúde.

 Identificar suas funções e onde podemos encontrar na nossa alimentação.

Criar receitas com alimentos com as vitaminas e minerais estudados.

Responder perguntas sobre o assunto estudado.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Neste trabalho vamos estudar Vitaminas D, K, B2, C, B5 , B9 e os minerais Selênio, Fósforo , Cálcio e Magnésio . Especificar a função, a fonte, e quais alimentos que contem essas vitaminas e minerais e como cada vitamina age em nossa saúde ( causa e conseguência).

O TRABALHO FOI DISTRIBUÍDO DA SEGUINTE FORMA:

Karina irá apresentar: Vitamina D e  K  ,Mineral Fósforo. (trabalho sobre em anexo)

Amanda irá apresentar: Vitamina C e B2 ,Mineral Selênio. (trabalho sobre em anexo)

Ana Paula irá apresentar: Vitamina B5 e B9 , Mineral Cálcio e Magnésio  (trabalho sobre em anexo)

RECURSOS

Vamos utilizar cartazes com as seguintes informações:

Nome da vitamina e mineral a ser apresentados com fonte e função.

Frutas

Notebook e retroprojetor (Slaids)

Músicas

CONCLUSÃO

Vamos concluir o trabalho através de uma dinâmica chamada “explosão de vitamina”

Vamos colocar os alunos sentados em círculos e colocar uma música, e os alunos irão passar um objeto uns para os outros, quando a música parar o aluno que estiver com o objeto irá responder à pergunta.

Obs.: As perguntas serão sobre o assunto e o aluno será premiado com uma fruta. (perguntas em anexo)


Vitamina D

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Esta substância ainda age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a síndrome metabólica que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2.

A vitamina D foi denominada desta forma em 1922, pois naquela época acreditava-se que ela só poderia ser obtida por intermédio da alimentação. Ela foi batizada de D por ter sido a quarta substância descoberta, depois das vitaminas A, B e C. A partir da década de 1970 os pesquisadores descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio, não uma vitamina.

Quanta vitamina D precisamos?

Segundo diversos estudos realizados recentemente, entre eles um da Universidade do Wisconsin, Estados Unidos, e outro da Universidade de Toronto, Canadá, a orientação para pessoas com mais de 50 quilos é consumir entre 5.000 e 10.000 unidades de vitamina D ao dia. O mesmo vale para as gestantes e lactantes.

No caso das crianças a orientação é ingerir até 1.000 unidades de vitamina D para cada 5 quilos de peso. Então, uma criança que pesa 30 quilos, por exemplo, pode ingerir até 6.000 unidades de vitamina D.

Como obter a vitamina D

Apesar de estar presente em alimentos de origem animal, estas comidas não possuem a quantidade de vitamina D que o organismo necessita. Por isso, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

Ao se expor ao sol para obter a vitamina é importante não passar o filtro solar. Para se ter uma ideia, o protetor fator 8 inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância. Para evitar o câncer de pele, após os 15 a 20 minutos recomendados para obter a vitamina, passe o protetor solar.

As janelas também atrapalham a absorção da vitamina D. Isto porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da vitamina D, não conseguem atravessar os vidros.

A exposição ao sol da maneira recomendada irá proporcionar as 10 mil unidades de vitamina D. Como a exposição solar já irá proporcionar boas quantidades da substância, é importante que a necessidade do indivíduo seja analisada por um profissional da saúde a fim de saber se apenas o sol é o suficiente ou se é preciso uma alimentação rica na substância ou suplementação.

Fontes de vitamina D[pic 1]

Todos os alimentos fontes de vitamina D são de origem animal porque as fontes vegetais não conseguem sintetizar a vitamina da maneira como os alimentos provenientes de animais. Até mesmo o alimento com as maiores quantidades da substância, o salmão, conta com somente 6,85% das necessidades diária de vitamina D em uma porção de 100 gramas. Por isso, tomar sol é fundamental para evitar a carência do nutriente.

Além disso, esses alimentos são bastante ricos em gordura saturada. Quando ingerido em grandes quantidades este lipídio sofre o processo de oxidação e há o risco do aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas, levando a doença vascular que pode comprometer o coração, os rins e o cérebro a longo prazo.

Alimento

Quantidade de vitamina D

Porcentagem do valor diário de vitamina D

Atum (100 gramas)

227 unidades

2,27%

Sardinha (100 gramas)

193 unidades

1,93%

Ovo (uma unidade)

43,5 unidades

0,43%

Queijo cheddar (50 gramas)

12 unidades

0,12%

Carne bovina (100 gramas)

15 unidades

0,15%

Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D pode causar uma série de problemas de saúde. A falta dela aumenta o risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe e resfriado, e doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1. Em mulheres grávidas deficiência de vitamina D aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser autista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (114.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com