TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Bioquímica - Enzimas

Por:   •  2/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  2.890 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

CAMPUS DE JEQUIÉ-BA

NUTRIÇÃO

RELATÓRIO: AULA PRÁTICA

ENZIMA - Atividade da catalase

JEQUIÉ-BA

OUTUBRO/2017


[pic 2]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

CAMPUS DE JEQUIÉ-BA

ALESSANDRAS SANTOS SILVA
NELY RESENDE NOGUEIRA

TAISE SANTOS TAVARES

RELATÓRIO: AULA PRÁTICA

ENZIMA - Atividade da catalase

Relatório de prática sobre Enzimas, orientado pela docente Catiule de Oliveira Santos. Trabalho submetido ao curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências – Campus Jequié, como requisito de avaliação à disciplina Bioquímica Básica.

JEQUIÉ-BA

OUTUBRO/2017


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        4

3.        METODOLOGIA        5

3.1 Materiais............................................................................................................................5

3.2 Procedimento.....................................................................................................................5

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

5.        CONCLUSÃO        8

6.     REFERÊNCIAS .................................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Enzimas são proteínas que agem nas reações químicas das células como catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade dos processos sem alterá-los.  Para que o corpo humano funcione, é necessária uma série de reações químicas em cadeia, que chamamos de vias metabólicas, onde o produto de uma reação serve, posteriormente, como reagente. Cada enzima é única para uma determinada reação, ela possui uma região específica de ligação ao substrato chamada de sítio ativo, com um encaixe perfeito e único entre determinada enzima e um substrato. Logo após a reação ela se solta do substrato e continua perfeita, em sua forma, para novas atividades. Como quase todas as enzimas são proteínas (hoje sabe-se que certas moléculas de RNA também atuam como enzimas), elas podem se desnaturar em algumas condições, como em altas temperaturas, variação extrema de pH, perdendo sua função. Por tanto, precisam de uma temperatura e pH ideal para serem ativas nas reações. (COSTA, 2016)

Nesse sentido, a velocidade das reações enzimáticas aumenta com a temperatura até que seja atingida a velocidade máxima, a partir desse momento, a velocidade da reação começa a diminuir, por conta do início da inativação das enzimas pela temperatura. A maioria das enzimas perde a sua atividade enzimática com temperaturas acima de 55º C. Outras enzimas mantêm suas atividades com temperaturas superiores a 55º C. (CESADUFS, 2015)

Cada enzima possui um pH ótimo de atividade (onde sua atividade é máxima), para a maioria das enzimas esse pH está entre 4,5 e 8,0. Logo, percebe-se que a atividade da enzima é reduzida quando ela está num meio cujo valor de pH varia em torno do pH ótimo. O pH ótimo de uma enzima não é necessariamente idêntico ao pH do meio em que normalmente ela se encontra; esse pode estar um pouco acima ou abaixo do valor do pH ótimo. Variações bruscas de pH, tanto para valores ácido como alcalino, podem causar a desnaturação da enzima, com consequente perda da sua atividade biológica. (SOUZA e NEVES, 2013)

  1. OBJETIVO

Esta prática teve como objetivo verificar a atividade da catalase na presença de peróxido de hidrogênio, bem como verificar a influência do pH na atividade enzimática.



  1. METODOLOGIA

3.1 Materiais e reagentes

  • Batatinha;
  • Ralo;
  • Béquer;
  • Água Oxigenada 3% (Peróxido de hidrogênio);
  • Vinagre (Ácido acético);
  • Água deionizada;
  • Pipeta;
  • Luva;
  • Pera;
  • Fita de pH;
  • Balança.

3.2 Procedimento

O primeiro passo é identificar os béqueres com as letras A, B e C. Em seguida pesou-se 5 gramas da batatinha ralada e colocou essa mesma quantidade em cada um dos béqueres.

Com o auxílio da pipeta, adicionou-se no béquer A 3mL de água deionizada; no béquer B adicionou-se 3mL de peróxido de hidrogênio a 3% (água oxigenada); e no béquer C adicionou-se 3mL de vinagre e, em seguida, 3mL de peróxido de hidrogênio a 3%. Observou-se a reação onde anotaram-se os resultados.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÔES

A partir dos resultados obtidos, pode-se observar que:

Béquer A: Não pode ser observada nenhum tipo de reação. Pois a quantidade de oxigênio contida na água é pouca, o que necessitaria de um tempo maior para poder observar se chegaria realmente a ocorrer algum tipo de reação.

Béquer B: Houve reação, onde as substâncias contidas no recipiente formaram um tipo de ‘espuma’, aumentando de volume (vide figura 1). Essa reação se deu pelo fato de a batata conter em sua composição grande quantidade de catalase que, em contato com o peróxido de hidrogênio, liberou oxigênio. A catalase é uma enzima que consegue decompor o peróxido de hidrogênio (HO) em água e oxigênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (261.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com