TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Esfregaço

Por:   •  3/12/2019  •  Ensaio  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO 

O sangue é um tecido conjuntivo líquido, que circula por todo o corpo humano por sistemas circulatórios fechados. Formado por várias células que ficam suspensas no plasma. Ele tem a função da manutenção da vida, fazendo o transporte de oxigênio e de outros nutrientes para todo o corpo, retirando do tecido as sobras das atividades celulares, regula e protege o corpo humano e defende o corpo das ações de agentes nocivos. O sangue é um líquido heterogêneo, sendo formado por hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. (GARTNER, 2017)

Os glóbulos vermelhos ou hemácias têm como principal função transportar a hemoglobina que, por sua vez, carreia o oxigênio desde os pulmões até os tecidos. Glóbulos vermelhos normais possui uma forma de discos bicôncavos, mas sua forma pode ser alterada conforme a célula passa pelos capilares, na verdade, ele pode assumir várias formas. (GUYTON, 1988)

O número total de hemácias no sistema circulatório é regulado dentro de limites muito estreitos, de modo que existe sempre um número adequado de células para prover a adequada oxigenação dos tecidos, sem que, contudo as células não estejam tão concentradas que possam impedir o fluxo sanguíneo. (GUYNTON, 1988)

Os glóbulos brancos ou leucócitos tem função de destruir os organismos invasores e outros agentes que sejam lesivos ao corpo. Juntamente com o sistema reticuloendotelial, combate doenças de duas formas: (1) pela destruição real desses agentes invasores, pelo processo de fagocitose. (2) pela formação de anticorpos contra o agente invasor, a destruição desses agentes ocorre por ação desses anticorpos; esse é o processo de imunidade. Os granulócitos e os monócitos protegem o corpo contra organismos invasores pelo processo de fagocitose. Os linfócitos tem a função de se fixar a organismos invasores específicos e destruí-los. (GUYTON, 1988)

As plaquetas são fragmentos de megacariócito, que fazem parte de um grupo de mielóide. Eles têm a função de ativar o mecanismo de coagulação do sangue. (JUNQUEIRA, 2017)

Para que seja possível observar as células sanguíneas, utiliza-se uma técnica, o esfregaço sanguíneo, que permite a separação de células em meio líquido. Ele consiste em espalhar um fragmento de tecido sobre uma lâmina de vidro, o que provoca a dissociação de alguns elementos celulares e a sua aderência ao vidro, facilitando sua observação. A confecção do esfregaço é o ponto crucial para a realização de um hemograma confiável, por isso, é realizado com tantas exigências. (JUNQUEIRA, 2017)

O teste de esfregaço pode indicar uma série de deficiências, apontando alterações e anormalidades nessas células sanguíneas. Várias doenças podem ser identificadas como os diversos tipos de anemia, trombositose, malária, leucemia, linfomas ou insuficiência da medula óssea.

  1. OBJETIVO

  • Avaliar leucócitos, hemácias e plaquetas
  • Determinar se os mesmos têm aspecto e números normais
  • Diferenciar cada tipo de leucócitos e determinar suas porcentagens relativas no sangue.
  1. MATERIAL

2 lâminas de vidro (limpas, desidrogenadas e secas)

1 pipeta

1 lanceta

Água corrente

Óleo de imersão para lâmina

Microscópio  óptico

Corante Leishman

(Utilizando sempre, EPI’s, principalmente jaleco e luvas)

  1. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento da prática em questão, inicialmente foi colocada uma gota de sangue diretamente sobre a lâmina de vidro e espalhada em uma camada fina sob sua superfície. Esse processo é obtido espalhando-se a gota de sangue com o auxilio da borda de uma lâmina ao longo de outra lâmina, com o objetivo de produzir uma monocamada de células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (215.1 Kb)   docx (317.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com