TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Nutrição Funcional

Por:   •  13/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Nutrição – Matutino – 6° semestre
Disciplina: Nutrição Funcional
Professor: Leandro Rodrigues

GOROROBA DA ANNA VLIS E VITAMINA PROTEÍCA 

Giovanna Barreiro – 27457
Joyce Alves – 26229
Juliana Lira – 28941
Marinna Viana – 27424

Brasília – DF
2017

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO

1.1 Introdução

A palavra "vinagre" deriva de: "Vin" – vinho e "Aigre" – amargo. Sua origem é muito antiga, não tendo data    definida para o seu aparecimento. Através do significado de sua palavra, podemos afirmar que o vinagre surgiu no mesmo período que o vinho, justamente à partir de um vinho "azedo". Encontramos relatos de seu uso na história entre babilônios, indianos, gregos e persas. Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente    aliviando assim a sensação de sede por algum tempo. (ALVES, 1988)

Já conhecido há muito tempo, o vinagre, era originalmente obtido pela fermentação espontânea do vinho, outras bebidas fermentadas e de mostos de frutas deixados ao ar. (SACHS, 1990; AQUARONE et al.,2001).

Ainda hoje em dia o vinagre continua a ser utilizado no mundo inteiro como condimento e conservante de alimentos. Além disso, é considerado um complemento indispensável à alimentação humana, pela ação nutritiva e biorregulatória (AQUARONE et al., 2001).

Clara de ovo ou albúmen é a parte transparente da célula de ovo, que circunda a gema e é formada predominantemente por água e pela proteína albumina. Com o calor, a albumina sofre desnaturação e coagula. (CANTANI, 2008)

A clara de ovo possui um núcleo triplóide que muitas vezes acumula reservas nutritivas, utilizadas pelo embrião durante seu desenvolvimento. Com o desenvolvimento do embrião, os tecidos do óvulo tornam-se desidratados, e os envoltórios do óvulo, impermeáveis. (CANTANI, 2008)

A banana é uma fruta de consumo universal, sendo comercializada pordúzia, por quilo e até mesmo por unidade. É rica em carboidratos e potássio, apresenta médio teor em açúcares e vitamina A, proteínas e vitaminas B e C (NETO & MELO, 2003).

A banana é uma planta adaptada ao clima tropical, pertencente à família Musaceae, gênero Musa, e apresenta como característica própria da espécie a emissão de novos rebentos, permitindo que o bananal se renove ciclicamente por muitos anos (ALVES, 1999).

1.2 Objetivo

Elaborar receitas feitas por “bloqueiros fitness”; Entender que as propridades dos alimentos utilizados podem ser boas em termos de funcionabilidade bioquímica, porém o gosto, aparência e textura podem não agradar e não ser efetivo quando integrado a dieta do individuo.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais

Os ingredientes utilizados para fazer a primeira receita (Gororoba da Anna Vlis) foram: limão, gengibre e vinagre de maçã.

 Para a segunda receita (Vitamina Proteíca) foram utilizados: claras de ovos, banana e iogurte desnatado.

2.2 Métodos

Para a preparação da Gororoba da Anna Vlis: um limão foi espremido para utilização do suco do limão, um pedaço de gengibre foi ralado e acrescentado duas colheres de sopa de vinagre de maçã e misturou-se todos os ingredientes. Não foi coado, nem acrescentado adoçante e/ou açúcar.

 Para a preparação da Vitamina Proteíca: foi separada as gemas das claras dos ovos, sendo utilizada duas claras, uma banana foi descacada, acrescentou-se o iogurte desnatado e todos os ingredientes foram batidos no liquidificador.

3. CUSTO DAS PREPARAÇÕES

GOROROBA DA ANNA VLIS

VITAMINA PROTEÍCA

Limão = 0,19

Ovos = 0,79

Gengibre = 0,26

Banana = 0,30

Vinagre de Maçã = 3,69

Iogurte Desnatado = 1,89

Total = R$ 4,14

Total = R$ 2,98

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após realizarmos as receitas da aula prática fizemos o teste de aceitabilidade, apenas pela aparência e cheiro muitos não quiseram provar, e os que provaram, rejeitaram ambas as preparações. Pudemos notar desprezo ao descobrirem os ingredientes que juntos formavam a receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com