TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório PTN

Por:   •  19/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO 2015.1

RELATORIO DE VISITAS

DIEGO JOSE DO NASCIMENTO RABELO

NATAL RN

INTRODUÇÃO:

O seguinte trabalho tem como papel registrar as três visitações que foram feitas em três áreas de atuação do Profissional da Nutrição. A princípio nos direcionamos para o Restaurante Universitário da UFRN, local onde a alimentação é coletiva; Logo em seguida partimos para a Unidade Básica de Saúde de Mirassol, área de saúde coletiva e por último foi feita uma visita ao Hospital Universitário Onofre Lopes, onde conhecemos a parte de Nutrição Clínica. Toda a análise deste trabalho será feita em comparação a Res. CFN  380/2005, afim de tornar o método mais coerente e condizente ao que é resoluto.

Unidade Básica de Saúde de Mirassol (Saúde coletiva)

No dia 20 de março de 2015, nós da turma de nutrição 2015.1, nos direcionamos, juntamente com a supervisão da professora Natália Cabral, em direção a Unidade Básica de Saúde de Mirassol afim de fazermos uma análise\visita técnica, afim de juntarmos informações que fossem essenciais para compreendermos a rotina básica não só da área da nutrição mas como de todo o ambiente da unidade. Fomos apresentados a nutricionista Poliana que gentilmente nos apresentou a toda parte exterior e interior do prédio. Algo bastante interessante que observei na visita foi a presença de dois cidadãos bastante simpáticos que ajudam na manutenção do espaço.

O trabalho que eles efetuam são de total atenção a saúde e um constante trabalho de conscientização dos cidadãos que lá frequentam  a respeito da importância dos cuidados com a alimentação, visando trazer a luz informações básicas, que são chave para as doenças mais comuns existentes na população, como diabetes e hipertensão, patologias extremamente presentes principalmente nas classes mais baixas, mas que também não se excluem nas classes mais abastadas. Esse trabalho de atenção a saúde se relaciona perfeitamente com o que é previsto na  Res. CFN  380/2005. Os nutricionistas do local, fazem um registro cadastral do paciente para que possa ser feito todo o acompanhamento, e consequentemente ter uma noção maior de como é o padrão da região em relação a problemas relacionados a nutrição, como foi citado logo acima, o que mais surge são casos de hipertensão arterial e diabetes, por isso mesmo eles ivestem tanto na criação de panfletos e colagens, usando muito de cores e imagens para trazer a atenção das pessoas, e para que a informação seja mais facilmente captada.

Segundo a nutricionista é o SISVAN(sistema de vigilancia alimentar nutricional), que monta todo o registro dos indivídios, coletando informações básicas como altura e peso, informações nescessárias para se contabilizar o índice de massa corporal de cada cidadão. Com essas informações coletadas, o trabalho das nutricionistas pode ser feito de forma mais fácil.

Algo interessante também, que foi observado no trabalho da UBS de Mirassol, é que eles não se resumem somente ao tratamento de indivídios particulares, visando solucionar casos individualmente. O trabalho deles não é focado somente no quesito alimentação referente a patologias com a hipertensão e diabetes. Eles criam  grupos que visam trabalhar casos de tabagismo e acompanhamento de pré-natal de gestantes, algo relacionado a Res. CFN  380/2005. Segundo a nutricionista, esse trabalho em grupo e em conjunto não são resolvidos somente pela ação do nutricionista, mas deve haver a presença de outras áreas que venham a somar no desenrolar no tratramento do grupo,

como é o caso da área de psicologia e da Igreja local, o primeiro servindo como uma forte ponte que liga o paciente ao seu caso, sem haver choques de realidade, fazendo com que o mesmo tenha força psicológica para conseguir levar adiante o seu tratamento. O segundo, a igreja, é essencial para trabalhar o lado mais sensível do ser humano, seu espírito e seus pensamentos. Um ensinamento básico que aprendemos logo nas primeiras aulas de Processos de Trabalho em Nutrição é que a formação de um nutricionista deve ser de origem holística, ou seja, global. Se o próprio profissional, nutricionista, tem sua formação criada com base nesses preceitos holísticos de formação, onde é preservado o individuo como um todo e não só seu corpo físico, a sua relação com o paciente deve seguir esse mesmo paradigma, enchergando no paciente não somente um doente, mas uma pessoa que vem de muito tempo com um padrão de pensamentos que se solidificou, e com raizes já postas, deu origem aquele espírito. Então entra o papel da igreja, lindando com esse corpo mas sensível do indivíduo, trabalhando seus pensamentos, para que quando estiverem em harmonia, o trabalho dos profissionais de saúde não tenha nenhum empecilho, que bloqueie o transcorrer do tratamento.

Restaurante universitário (Alimentação Coletiva)

Quando paramos para pensar na quantidade pessoas que se alimentam no RU(Restaurante Universitário), nós vemos  como é possível milhares de refeições serem distribuidas todos os dias, sem ao menos faltar nada no momento de ser servido, deve ser dificil de se concretizar. Foi então que no dia 06 de março, as 9 horas da manhã, nos dirigimos para o Restaurante Universitário, afim de conhecer a sua estrutura interna, tanto a parte administrativa como a cozinha, onde são preparadas as refeições que são oferecidas de manhã, de tarde e de noite. De acordo com a Res. CNF Número 380\2005, é dever do Nutricionista que serve a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), de Planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Foi então a grande sacada da visita, exatamente isso, a oportunidade de vermos diante de nossos olhos toda essa gama de tarefas que compete ao profissional da área de nutrição realizar nesse determinado espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com