TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Preparo de Soluções

Por:   •  21/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Pode-se definir solução como uma mistura homogênea, formada por dois componentes: o soluto e o solvente, que pode ser classificada de diversas formas, como quanto à presença de íons, quanto à saturação ou quanto ao estado físico. O soluto é a substância que se dissolve em uma solução e o solvente é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto. A concentração do soluto interfere no comportamento da solução. Concentração está relacionada a quantidade de soluto dissolvida em uma determinada quantidade de solvente. (BOBBIO, 1995)

Há várias maneiras de expressar a concentração de uma solução e por isso é tão importante a padronização de medidas. A obtenção de resultados confiáveis exige que se conheça os conceitos fundamentais, indispensáveis para qualquer procedimento analítico. (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008)

. No processo de pesagem da massa da substancia e diluição, estas devem obedecer a uma série de exigências. Estas substâncias são denominadas de substância padrão primário e possuem grau de pureza superior a 99,95%, devem ser facilmente secadas para eliminar qualquer traço de umidade e, serem estáveis tanto em solução como no estado sólido. Também não devem absorver muita água nem reagir com substâncias existentes no ar. (MAGALHÃES, 2019)

O fator de diluição é o número total de volumes em que o material será dissolvido. As soluções de diluição são um processo necessário no laboratório, pois as soluções de estoque são frequentemente compradas e armazenadas em formas muito concentradas. Para que as soluções possam ser usadas (numa titulação, por exemplo), elas devem ser precisamente diluídas, obtendo uma concentração conhecida e menor. Para fazer uma diluição, você adiciona uma pequena quantidade de uma solução estoque a uma quantidade de solvente. A solução resultante contém a quantidade de soluto originalmente retirada da solução estoque, dispersa em um volume maior. (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2008)

O objetivo dessa aula foi conhecer como se dá o preparo de soluções e entender a relevância das soluções nas experiências laboratoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com