TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química aula 1 vidrarias

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  2.140 Visualizações

Página 1 de 7

1- Introdução

A realização de qualquer atividade num laboratório envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais.  

Foram realizados na aula pratica vários procedimentos como: identificação de diferentes matérias descrevendo suas características quanto à graduação, capacidade temperatura de calibração, a medição de substancias líquida em diferentes vidrarias, o uso correto de balanças, a mistura de permanganato do potássio com água destilada e, além disso, foi orientada em aula a lavagem correta das vidrarias, evitando assim a contaminação de reagentes, a fim de que os resultados obtidos sejam os esperados. Assim, foi objetivado o conhecimento da importância e dos cuidados com objetos laboratoriais para seu bom estado de conservação.

Ainda foi ressaltado, que na prática é impossível eliminar todos os erros (desvio entre o valor medido e o verdadeiro). Sendo assim, utiliza-se então numa medida de amostra, uma determinada quantidade de algarismos significativos, usando o mesmo material e mantendo-se as mesmas condições ambientais para então utilizar um dado valor como verdadeiro. Além disso, destacou-se o fato de que os líquidos são medidos em aparelhos denominados volumétricos, e que esses são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor grau de precisão (a maior precisão é a medida máxima da vidraria volumétrica que esta sendo utilizada). Na medida de volume de um liquido, lê-se o seu nível de acordo com o menisco a partir das seguintes formas: para soluções incolores, observa-se a olho nu a parte inferior do menisco, já para soluções coloridas observa-se a parte de cima.  Ainda foi enfatizado que, materiais volumétricos não devem ser colocados para secar nas estufas, devido sua expansão, o que acarretaria num erro maior do que aquele já previsto na sua fabricação.

Portanto, foi objetivo da aula o enfoque no manuseio correto das vidrarias e dos reagentes para facilitar nos processos realizados e garantir maior precisão nos resultados obtidos.

2- Objetivos

2.1. Objetivo geral

A aula teve como objetivo a identificação e o conhecimento dos materiais utilizados no laboratório, bem como o manuseio adequado destes, se atendo aos cuidados necessários para sua conservação.

2.2. Objetivos específicos

  • Identificação de materiais como: balão volumétrico, bureta, proveta, pipeta, frasco béquer, frasco Erlenmeyer, tubo de ensaio e funil de vidro.
  • Leitura e entendimento de graduações de pipetas, buretas e provetas.
  • Utilização de pipeta e balão volumétrico no ato de medir, transferir e completar determinados volumes de soluções.
  • Entendimento da importância da lavagem correta das vidrarias e afins, a fim de conservá-los e não contaminá-los.

3- Materiais e Reagentes

3.1. Materiais

Balança analítica
Balão volumétrico de 50ml
Balão volumétrico de 100ml
Béquer de 50 ml
Bureta de 25ml
Espátula

Frasco Erlenmeyer de 125ml

Funil pequeno

Pipeta de Pasteur de 3ml
Pipeta graduada de 1ml
Pipeta graduada de 2ml

Pipeta graduada de 20ml

Pipeta volumétrica de 25ml
Pipeta volumétrica de 20ml
Pipetador de 10ml
Pisseta com água destilada

Proveta de100 ml
Proveta de10 ml
Proveta de 50 ml
Tubos de ensaios

3.2. Reagentes

Solução de permanganato de potássio (KmnO4)

4- Procedimentos

4.1. Procedimento 1: Identificação do material
Este procedimento consistiu na identificação dos materiais encontrados dispostos em uma bancada, dando características quanto à vidraria, tipo de graduação, capacidade e temperatura de calibração.

A Bureta encontrada tinha capacidade de 25 ml, de graduação e temperatura de graduação 20°C. O funil era de vidro. A proveta tinha capacidade de 100 ml, capacidade térmica de 20°C, e aproximadamente 1ml de erro absoluto. A segunda proveta encontrada tinha capacidade de 10ml, aproximadamente 0,2 ml de erro absoluto, 1/0,2 de graduação e capacidade térmica de 20°C. O frasco Erlenmeyer tinha 125ml de capacidade e aproximadamente 5% de erro absoluto. O balão volumétrico tinha 50ml de capacidade, aproximadamente 0,06 ml de erro absoluto e capacidade térmica de 20°C. A pipeta volumétrica tinha 25 ml de capacidade e 20°C de capacidade térmica. A pipeta graduada tinha 20 ml de capacidade, 1/10 de graduação, e 20°C de capacidade térmica. A outra pipeta graduada tinha 2 ml de capacidade, 1/100 de graduação e 20°C de capacidade térmica. A pipeta de Pasteur era de plástico, com capacidade de 3 ml. O pipetador era de 10 ml. Foi reconhecido um tubo de ensaio. Um Béquer de 50 ml e um pesa filtro.

4.2. Procedimento 2: Preparo da solução corada
Esse procedimento tem como objetivo preparar uma solução de permanganato de potássio, o composto colorido.

Ao colocar o béquer da balança analítica para pesagem, a mesma marcou 31,707g, após foi solicitado “zerar” a balança (botão tara).

Houve a tentativa de acrescentar 0,158g de permanganato de potássio no béquer, dentro da balança com o auxílio de uma espátula, entretanto, adicionou-se aproximadamente 0,160g (com 1 g de erro absoluto).

Com o auxílio de uma pisseta, foi se adicionando água destilada no béquer até que o material sólido se solubilizasse, transferindo, posteriormente a solução para o balão volumétrico e para garantir o total uso da solução, o béquer passou por 5 “lavagens” despejando a mistura total no balão volumétrico com auxílio de um funil, enchendo o objeto até o seu menisco, onde uma das integrantes do grupo observou esta linha ao nível do balcão que o objeto estava disposto. Assim, agitou-se toda a solução no interior do balão, invertendo-o 4 vezes a fim de garantir a homogeneização, a coloração da solução era um tom de roxo escuro.

4.3. Procedimento 3: Emprego das pipetas graduadas e outros instrumentos de volume

Observação: muitas pipetas graduadas estavam sem condições de uso, posto que havia poucos pipetadores funcionando para possibilitar o uso das mesmas, por isso, ao invés de serem utilizadas as pipetas graduadas de 1ml, 2ml e 5ml, foram usadas apenas as de 1 ml e 2ml. Quanto às provetas, havia a possibilidade de escolher entre a de 50ml e a de 100ml, porém devido a disponibilidade e precisão, foi escolhida a de 50ml. Pelo mesmo motivo, apesar do béquer solicitado ter sido o de 100 ml, foi utilizado o de 50 ml.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (279.4 Kb)   docx (175.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com