TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios propostos. Aplicabilidade dos métodos químicos analíticos proposto por Henneberg e Van Soest. E Agrostologia aplicada a nutrição animal.

Por:   •  17/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.849 Palavras (16 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 16

Trabalho de Regime domiciliar.

Aluna: Alessandra Gonçalez Coelho.

Ra. 20176044

Curso. Medicina Veterinária. Matutino Sala 411.

Disciplica: Nutrição Animal

Professor: Rafale Bueno

Relatórios propostos.

Aplicabilidade dos métodos químicos analíticos proposto por Henneberg e Van Soest.

E

Agrostologia aplicada a nutrição animal.

Relatórios I

Aplicabilidade dos métodos químicos analíticos proposto por Henneberg e Van Soest.

BROMATOLOGIA

Bromatologia é o estudo dos alimentos, ou seja, a composição de fatores nutricionais e anti-nutricionais.

Uma análise bromatologica é um objetivo principal de obter uma composição química do alimento, ou seja, a determinação das frações nutritiva, de um alimento.

Composição nutricional, é a qualidade presente nos nutrientes: matéria-prima, pastagem, ração, etc. E determinante neste caso uma análise bromatologica, é uma ferramenta importante, para um balanceamento correto da dieta dos animais.

Vamos falar de dois métodos químicos e analíticos.

Henneberg e Van Soest.

Henneberg.

O Método de Henneberg, utilizou e o que utilizado até hoje, com alguma mudança é o sistema de Weende.

O sistema de Weende é um método usado para análise, que se faz normalmente, e proposto por Henneberg em 1964, numa em uma estação experimental na Alemanha. Esse método é que se tem uma análise aproximativa dos alimentos, Essa técnica é quase a mesma, usada atualmente, com exceção do nitrogênio, que é feito segundo o método de Kjeldahl (A. O. A-C 1970).

Segundo Henneberg, o Alimento é composto conforme o esquema da tabela a seguir.

Alimento

Materia Seca Água

Matéria Orgânica Matéria Inorgânica

Composto Nitrogenados Compostos Nitrogenados (Proteínas)

Carboidratos Extratos Etéreo

Fibra Extratos  Não nitrogenados 

Baseado nesse esquema experimental do sistema de Weende, foi proposto uma análise aproximativa do alimento, conhecido também como composição Centesimal.

A princípio é agrupar componente e nutrientes que apresentem alguma propriedade em comum.

As análises clássicas feitas visam abter informações sobre os seguintes componentes dos alimentos.

Esquema a seguir da análise proximal dos alimentos, com específicos dos componentes químicos das frações.

Fração

Componente

Umidade

Água livre e de cristalização; ácidos e bases voláteis (quando presentes); alguns elementos minerais voláteis (Na, Cl, F)

Matéria Mineral

Todos os elementos presentes, mais carbonatos formados durante a ignição da amostra

Proteína Bruta (N x 6,25)

Proteínas, Aminoácidos, Aminas, Nitratos, Glicosídeos nitrogenados, glicolípides, vitaminas dos complexos B, ácidos nucléicos e outra substancias nitrogenadas

Extrato Etéreo

Gordura, óleos, ceras, ácidos orgânicos, pigmentos, esteróis, vitaminas lipossolúveis, (A, D, E, K)  e qualquer substâncias solúveis em éter

Fibra Bruta

Celulose, Hemicelulose, lignina insolúveis em solúvel em álcali, proteína desnaturadas pelo calor

Extrato não nitrogenado

Açúcares, amidos, pectinas, frutosanas, resinas, taninos, pigmentos, algumas vitaminas hidrossolúveis; traços de celulose, hemicelulose e lignina solúvel em álcali.

        Matéria seca:  representa o peso do material analisado, livre de água, extraída num processo de secagem. É um dado de importância, principalmente quando é obtido de alimentos volumosos, que normalmente apresentam umidade variável. Os valores de matéria seca facilitam a comparação qualitativa dos diversos nutrientes, entre diferentes alimentos. A composição dos alimentos em tabelas, o cálculo das necessidades dos alimentos e o consumo de alimentos e o consumo  de alimentos são expressos em termos de matéria seca.

                                                                                                                                               

        Umidade na ração afeta o valor energético porque há menos matéria seca na ração, claro menos nutrientes ela vai ter. A água não é um combustível no tecido animal e não contribui para o valor energético da ração. O consumo Total de água influencia a utilização alimenta, portanto ela afeta também o mecanismo fisiológico, pois há exigência de cerca de 1 ml de água para cada 3 caloria ingeridas.

        Cinza ou matéria mineral: é utilizada para estimar a fração bruta de minerais de alimento e também para verificar contaminação na amostra, através de compostos que não fazem parte da fração nutritiva do alimento (solo, metais, etc.).

                 O conteúdo de matéria mineral dos alimentos é também importante porque a cinza não é combustível e, portanto não produz energia. Em consequência quando maior o teor de cinza do alimento, menor será o seu valor energético.

                Proteína Bruta: Todas as proteínas contêm nitrogênio. Se tomadas em conjunto, apresentação em média 16g de nitrogênio para 100g de proteína. Identificar cada proteína seria extremamente trabalhoso e ao mesmo tempo desnecessário – interessa, numa primeira avaliação, saber quanto de proteína um alimento contém. Em avaliações futuras, pode ser de interesse saber qual proteína o alimento contém. Por isso, na análise proximal, determina-se  que o teor de nitrogênio da amostra (e não o teor de proteína), por  ser mais fácil. Sabendo-se que 100g de proteína contém 16g de nitrogênio, a regra de três fica assim:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com