TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Alimentos Comercializados por Vendedores Ambulantes

Por:   •  28/10/2022  •  Artigo  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO LITERATUS -UNICEL

ROBERTO NASCIMENTO DE MENDONÇA

   

ALIMENTOS COMERCIALIZADOR POR VENDEDORES AMBULANTE: UM

PERIGOS  CONTRA  SEGURANÇA ALIMETAR

RESUMO

    A questão da segurança alimentar vem crescendo a cada dia devido alto nível de infecção provocada constantemente por consumo de alimentos inadequado, a questão dos alimentos se fornecido por pessoa não capacitada para a manipulação  vem sendo os assunto mas abordos  nesse projeto,a falta total de higiene nesse estabelecimentos e considerado um problema publico social , este estudo tem como objetivo fundamental um meio de aconselhamento para boas praticas na ingestão desses alimentos. (luciano.,2013 unicel)

1. INTRODUÇÃO:

    A preocupação na área da segurança alimentar vem crescendo a cada dia , gerando uma imensa diversidade entre o poder publico, esta questão, a principio  vem sendo abordado divido a sua amplitude nas áreas escolares, rua das cidades e festas em geral.(Rodrigues et al.,2003)

Os  alimentos vendidos em ruas pode ser facilmente contaminados devidos suas exposições tanto física e biologias, e  falta de higiene do preparo e falta de conhecimento técnico da área de manipulação de alimentos.muitos dos comerciante em formal não contam com um sistema de água potável para o preparo das refeições ,anseio pessoal e esta lação sanitária básicas o que faz aumentarem o risco de servirem de meio de transporte de diversos microrganismo patogênicos.(Hanashiro et al.,2001)

Os microrganismos podem causar doenças como infecções por salmonela, vômitos, diarreia leve, desconforto abdominal e até febre. Em pessoas com baixa resistência imunológica, como crianças, gestantes e idosos, podem existir complicações. Nos casos mais graves, quando há contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada em patês, palmito e salsicha, há possibilidade de parada cardio-respiratória, levando o paciente à morte.(Faculdade de Medicina do ABC), Vera Lúcia Sampar de Souza Novaes.

2. METODOS:

      Foram estudas diverso site e artigo científicos para a elaboração descritiva desse projeto embora seja um assunto de imensa importa cia publica, a falta de conteúdos especifico vem sendo uns das principais barreiras para concretização geral do projeto.(Luciano., 2013unicel)

3. RESULTADO E DISCURSSÃO:

  Dentre os produto mas comercializado foram detectados os seguintes: salgados , sucos, cachorro quete (kikão) , churrasco (churrasquinho de gato) e farofas de charque.

3.1 INFRA -ESTRUTURAS:

 Todas as infra-estrutura não apresentava nem um tipo de condição física para venda de refeições em geral,visualmente , considerando não possuir parede e o mesmo sendo transportado junto as refeições em temperaturas inadequadas. O suprimento de água vinha sendo armazenado por galoes  trazido de sua residencia sendo comercializado para todos os tipo de fins, não há pia para lavagens e higienização itens exigido pela resolução 216 do ministério da Saúde (Brasil.,2004).

Em tocado sobre o assunto de uso de entalação sanitária os ambulante afirma o uso das dependência de comercio locais e conhecidos.(L uciano,2013unicel)

3.2 EQUIPAMENTOS E UTENSILIO:

Sendo que os mesmo proprietário seja os vendedores eles afirma que os equipamento usada na manipulação e armazenamento são levado no fim do trabalho para ser higienizado em sua residencia,  a falha nesse procedimento permite que os resíduos aderidos se transforme e ser potencial fonte de contaminação cruzada. (Chesca., et al 2003).

3.3 MANIPULADORES:

     Pode ressalta que cerca de 99% no vendedores não possuir uniforme adequado  para a comercialização de alimentos, além de um asseio pessoal desfavorável (como utilização de adorno, unhas pintadas , cumpridas e má apresentação pessoal), manipulação de dinheiro e fala constate sobre a refeições.(Luccas,2003)

3.4 FONTE DE CONTAMINAÇÕES:

Indivíduo (manipulador): o indivíduo enfermo ou portador assintomático de microrganismos patogênicos é portador ativo de contaminação de alimentos.
Boca e nariz: espirros, tosse, focos dentários, inflamações bucais, etc. 

• Mãos: procedimentos anti-higiênicos (esfregar o nariz, alisar o cabelo, etc). 

• Lesões cutâneas: ferimentos, espinhas, furúnculos, queimaduras, etc. 

• Animais: como o cachorro, gato, pássaros, podem constituir graves focos de contaminação e transmissão de microrganismos que se estende a alimentos e ao próprio indivíduo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com