TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Aula prática MIcro

Por:   •  11/8/2021  •  Ensaio  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Microbiologia de Alimentos GASTRONOMIA

Alimentos e fatores intrínsecos e extrínsecos – experimento (10 pontos/10 pontos)

Considerando que o crescimento microbiano pode ser evitado/propiciado conhecendo-se os fatores intrínsecos e extrínsecos na produção de alimentos realize a seguinte atividade em grupo:

Objetivo da atividade: Aplicar os conhecimentos adquiridos em aula, verificando e controlando os fatores que afetam o crescimento microbiano nos alimentos pesquisados, visando capacitar o aluno em relacionar a teoria vista em sala de aula com a prática no seu dia-a-dia.

Descrição da atividade: 

 1 - Selecionar um alimento que todos os integrantes do grupo tenham em casa, exemplo: leite UHT, pão de forma, fruta (a mesma para todos: maça, laranja, mamão, etc), carne bife ou carne moída de frango, suíno ou gado) e assim por diante.

2 – Escolher pelo menos dois métodos de conservação e aplicar ao alimento escolhido (exemplo o grupo escolhe o alimento x, e os métodos temperatura ambiente em saco plástico fechado, temperatura ambiente sem proteção (sem o saco plástico) e temperatura de refrigeração com ou sem o saco plástico. Ou seja, o experimento pode ser feito em duplicata e/ou até 4 condições distintas.

3- Escolhidos o alimento e método de conservação de cada integrante do grupo deve iniciar o experimento ao mesmo tempo (podem haver diferenças, mas de modo geral o estudante deve garantir que os registros do experimento transcorrerão da mesma forma). Isto é, se o grupo num dia/hora (tempo zero) e um dos integrantes iniciar um dia depois do tempo zero do grupo este será o ponto zero deste integrante e os seus registros posteriores devem ser feitos nos mesmos intervalos de tempo utilizados pelos demais colegas de grupo.

O experimento deverá transcorrer até que o alimento atinja sinais visíveis de deterioração (esse período será determinado de acordo com o método que estiver sendo utilizado) ou após sete dias do início do experimento. Deve ser feito registro fotográfico e anotações consideradas importantes pelo grupo nos mesmos tempos (tempo zero (inicio do experimento) e depois em períodos regulares (os intervalos também dependem do produto escolhido).

Recomenda-se que o registro seja, no mínimo diário, pois, em alguns casos, a deterioração é bem rápida, ou seja, se o alimento for muito perecível é possível que os apontamentos tenham que ser realizados em espaços mais curtos de tempo.

Lembrem-se que cada estudante terá uma das amostras para acompanhar. OBS. Caso algum integrante do grupo não disponha de condições (local e/ou alimento) para acompanhar o experimento em sua própria residência um colega do grupo pode “adotar” o integrante e fazendo o acompanhamento de uma segunda amostra e fazendo o registro para que o colega possa fazer os apontamentos.

4- Elaborar um relatório contendo as comparações das amostras através dos registros fotográficos e fazer uma discussão geral relatando e comparando as diferenças observadas por cada membro do grupo ao longo do experimento.

4 - O prazo final de entrega do relatório de atividade será impreterivelmente 06/07, logo programem-se para iniciar assim que os grupos estiverem formados e os alimentos escolhidos. 

Forma de registro: A atividade deverá ser desenvolvida em grupo e enviada através do link da atividade no moodle, visando observar se o aluno está apto a aplicar os conhecimentos obtidos para além da aula, verificando in loco que tipo de alteração ocorre em cada um deles e como os fatores intrínsecos e extrínsecos utilizados na conservação dos alimentos afetou cada alimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (146.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com