TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suplementos infantis

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Suplementos Infantis

Introdução:

A suplementação infantil visa frisar sua importância no crescimento e desenvolvimento da criança, com intuito que este crescimento aconteça com a presença de todas as vitaminas e minerais necessários, que por algum motivo a criança não consegue obter somente através da dieta, assim contribuindo para seu desenvolvimento adequado. (Monte e Giugliane. Recomendações para a alimentação complementar da criança em aleitamento materno. J Pediatr. Rio de Janeiro, 2004).

O uso de suplementações pode ser administrado através da via oral ou enteral, dependendo do estado nutricional da criança. Indicado em diversos casos, como para, ganho de peso, crescimento e desenvolvimento adequado para a idade, melhora do estado nutricional em casos de risco de desnutrição, em casos de carência de macro e micronutrientes, decorrentes a diversos fatores, como de uma má alimentação ou falta de apetite, pois mesmo seguindo orientações para melhora da alimentação, em alguns casos ainda é necessário o uso de um complemento nutricional, importante para completar a nutrição da criança podendo ser usado diariamente. (DE CARVALHO, L.E.R., DIAS. Identidade e Legislação de Alimentos Infantis, 2014).

Podendo ser usado para auxiliar na recomendação de micronutrientes como o cálcio, em casos de crianças que praticam atividades físicas que requerem grandes gastos energéticos, em casos de alergias, infecções causadas por alguma patologia, cirurgias gastrintestinais, interferindo em uma absorção adequada. (DE CARVALHO, L.E.R., DIAS. Identidade e Legislação de Alimentos Infantis, 2014).

Atualmente há uma grande variedade de suplementos no mercado, com diversas marcas, sabores (ajudando na aceitação das crianças). Formulações criadas para casos específicos, como para, portadores de alergia, como a proteína de leite de vaca (APLV), Intolerantes a Glúten e Lactose, suplementos Hipercalóricos, Hiperproteicos fornecendo alto aporte de nutrientes em pequeno volume, formulações para a reposição de minerais e nutrientes perdidos durante quadro de diarreias e vômitos, ajudando assim a prevenir a desidratação. Estes suplementos são criados com um único objetivo: proporcionar um desenvolvimento adequado para as crianças que fazem seu uso. (BRASIL. Ministério da Saúde. Aleitamento Materno, Distribuição de Leites e Fórmulas Infantis em Estabelecimentos de Saúde e a Legislação, 2014).

Justificativa:

Já foi comprovada, a importância do uso de suplementos infantis. Ele contém todos os nutrientes necessários para garantir o crescimento saudável da criança, que por algum motivo possuem déficit na ingestão de nutrientes, interferindo de forma negativa no seu desenvolvimento e podendo levar a problemas futuros.

Objetivo:        

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do uso de suplementos na fase infantil, sua contribuição para que o crescimento e desenvolvimento das crianças que fazem seu uso estejam adequados, contribuindo para que todas as vitaminas e minerais estejam presentes em sua ingestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com