TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Nutricional para pacientes na Reabilitação Pós COVID – 19

Por:   •  18/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Terapia Nutricional para pacientes na Reabilitação Pós COVID – 19

Aluna: Rhaflesia Potenciano

Orientadora: Profa. Izabela Alves Gomes

Goiânia 2023

SUMÁRIO

Página

Introdução        3

Objetivo Geral        4

Objetivos Específicos        4

Materiais e Métodos        5

Cronograma        5

Referências Bibliográficas        6

INTRODUÇÃO

Os coronavírus (CoV) são uma família de vírus que causam uma variedade de condições, do resfriado comum a doenças mais graves. A pandemia da COVID-19 – (infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global) foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) que tem causado alterações históricas no perfil epidemiológico mundial, com impactos marcantes nas esferas social, econômica, política e cultural. (OPAS, OMS; 2020)

“A maioria das infecções por coronavírus geralmente sejam leves, nas epidemias por SARS-CoV em 2002 e MERS-CoV (do inglês, Middle East Respiratory Syndome) em 2012, mais de 10.000 pessoas foram infectadas, com taxas de mortalidade de 10% e 37%, respectivamente. A infecção pelo vírus SARS-CoV-2 causa a COVID-19 (do inglês, Coronavirus Disease 2019), cujos principais sintomas são febre, fadiga e tosse seca, podendo evoluir para dispneia ou, em casos mais graves, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os sintomas menos comuns são anorexia, produção de escarro, dor de garganta, confusão, tonturas, dor de cabeça, dor no peito, hemoptise, diarreia, náusea/vômito, dor abdominal, congestão conjuntival, perda do olfato ou paladar. (BRASIL, 2019)

Com a identificação dos primeiros casos de COVID-19, ficou claro que grupos específicos estavam em situação de maior vulnerabilidade , devido a presença de doenças crônicas, fator que poderia contribuir para o agravamento da situação clínica, e ter um desfecho fatal. Pessoas com doenças pulmonares crônicas, cardíacas, diabéticos, idosos, obesos e imunossuprimidos são pacientes inclusos no grupo de risco (OMAR M, et al., 2020).

A nutrição é um ponto determinante da saúde. Mais que isso, a nutrição faz parte do tratamento de doenças agudas e crônicas e é aplicada especialmente a doenças para as quais um tratamento etiológico ainda não foi descoberto e validado. Isso se aplica à atual pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19) que está a se alastrar pelo o mundo, criando novos desafios e ameaças sem precedentes, quer para as pessoas infectadas quer para os profissionais de saúde a nível mundial. (Laviano A, et.al. 2020)

Um ponto fundamental no enfrentamento da COVID-19 segundo LIMA (2020), está no estado nutricional ideal, exigindo dos profissionais da nutrição a necessidade de intervenções, através de prescrições dietéticas e orientações sobre alimentação saudável na perspectiva de prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas acometidas por essa enfermidade. Diante da velocidade alarmante do número de casos registrados no mundo e do comportamento obscuro do novo coronavírus no organismo humano, a comunidade científica tem se desdobrado em estudar sobre a COVID-19, haja vista as inúmeras publicações que têm sido diariamente veiculadas.

Mesmo se tratando de patologia de descoberta recente, é possível perceber a urgência da necessidade de entendimento para intervenção das demandas de reabilitação de pacientes recuperados de COVID-19. Com o advento da pandemia, a importância da manutenção do estado nutricional se tornou ainda mais evidente e hoje ocupa um lugar de maior protagonismo no dia a dia das pessoas que buscam recuperar um estilo mais saudável de vida.

Após a recuperação da COVID-19, estudos mostram que uma em cada três pessoas quecontraem o coronavírus podem apresentar alguma sequela a longo prazo. Todas as pessoas devem ser orientadas a buscar uma alimentação saudável e fazer ajustes individuais, com base nas sequelas que tiveram. Além disso, essa é uma doença que pode trazer perdas importantes de nutrientes e de massa muscular. Para esses pacientes a alimentação tem um papel fundamental. (PINHEIRO, 2021)

A grande variedade de manifestações prolongadas e persistentes após a recuperação do paciente   é uma das principais características da Covid-19 , como perda de peso, dificuldade de se alimentar, diarreia, entre outros sintomas. Por isso, é essencial garantir o atendimento individual nutricional aos pacientes pós-covid. (ERNSEN, 2019 )

Muitos pacientes acreditam já terem se recuperado totalmente da Covid-19, posteriormente foram surpreendidos pela permanência e retorno de alguns sintomas da doença tais como: fadiga e perda de olfato. Condição esta chamada de Covid longa. (UNIMED, 2022)

O nutricionista tem a função de adequar a dieta das pessoas que contrairam esta doença. O principal objetivo deve ser orientar a reposição dos componentes alimentícios buscando assim uma recuperação breve e de qualidade. Levando em consideração a necessidade de suplementação nutricional, o nutricionista precisa investigar a fundo o quadro de saúde de cada paciente – o que inclui a maneira como o organismo reagiu à Covid.(ARTMED,2021)

O papel do Nutricionista como profissional da saúde é imprescindível para a reabilitação ou ganho da qualidade de vida de tais pacientes. Este é de primordial importância para conduzir a terapêutica das demandas clínicas pós COVID-19, levando em conta as necessidades dietoterápicas e socioeconômicas particulares de cada pessoa. (SILVA; et.al.2020).

Diante da fase de recuperação da pandemia da Covid-19 que o mundo inteiro tem vivenciado, se faz necessários estudos para aprimorar ainda mais o conhecimento no âmbito da reabilitação Pós-Covid e da terapia nutricional. Com base nisso, o referido trabalho busca reunir evidências sobre a terapia nutricional Pós-Covid, de forma a ampliar o leque de informações disponíveis a respeito do assunto e facilitar o entendimento e a tomada de decisões frente a este cenário.

OBJETIVOS GERAIS

Realizar uma sistemática integrativa da literatura evidenciando a terapia nutricional na reabilitação Pós-Covid 19, detalhando o impacto e os desafios das sequelas deixadas pela doença na qualidade de vida dos pacientes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com