TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigos Sobre Terapia Nutricional Em Pacientes Oncológicos

Por:   •  21/11/2023  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

Rio de Janeiro

2023

[pic 1]

RESENHA ARTIGOS SOBRE TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTES ONCOLÓGICOS.

Aluna: Kamila Florencio – 2023100737

Os pacientes oncológicos têm como característica a desnutrição, e consequentemente a perda de peso, haja vista que ocorre catabolismo a presença de citocinas inflamatórias que induzem a proteólise, lipólise e gliconeogênese.

A terapia nutricional (TN) no paciente oncológico tem como objetivo a prevenção ou reversão do declínio do estado nutricional, e também busca evitar a progressão para quadro de caquexia, garantindo assim melhor qualidade de vida para o paciente. A indicação da TN deve seguir critérios que visem a individualidade do paciente, como o tipo e estágio do tumor, o tratamento proposto e as condições clínicas e nutricionais.

Alguns estudos mostram que o uso de ácidos graxos do tipo ômega-3, possuem um papel importante durante a quimioterapia, contribuindo para a manutenção do peso corporal e preservação da massa magra.

Na pesquisa feita no presente artigo, houve diferença nos resultados de pacientes passando por radioterapia, que tiveram acompanhamento nutricional diariamente e os que tiveram apenas uma vez por semana. A presença de um nutricionista diariamente no setor de radioterapia permite um melhor monitoramento da composição corporal, manejo dos efeitos colaterais e adequação do aporte calórico por meio de ajuste de consistência da dieta e tipo de alimento via oral com TNO ou TNE.

A terapia nutricional aplicada ao câncer tem por objetivo promover uma ingestão alimentar adequada e recuperação do estado nutricional do paciente, colaborando para melhor resposta ao tratamento anticâncer, prevenindo complicações pré e pós-operatória, proporcionando assim maior qualidade de vida ao paciente oncológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com