TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma médica oncologista solicitou a avaliação da EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional) em um de seus pacientes. No prontuário do paciente estão os seguintes dados:

Por:   •  12/10/2015  •  Bibliografia  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

Leishmaniose Tegumentar Americana: As ações profiláticas do Profissional de Enfermagem

1 Qual o assunto tratado no artigo.

Trata – se de uma pesquisar de revisão sistemática da literatura, de caráter descritivo, explorativo e quantitativo e a importância da vigilância epidemiológica no controle da leishmaniose tegumentar, sendo uma doença que causa muitas vezes mutilações, considerada um problema de saúde pública.

Tendo à enfermagem como profissão educadora com o papel importante, para colocar em pratica e utilizar estratégias como visita domiciliar, a habilidade de comunicação e o relacionamento interpessoal.

2. Qual seu objetivo.

É revisar a literatura sobre a leishmaniose tegumentar, descrever a importância da vigilância epidemiológica no controle no Brasil, identificar os tratamentos e destacar as ações profiláticas dos profissionais de enfermagem.

3. O que foi pesquisado no estudo.

A importância das ações profiláticas da enfermagem na prevenção da leishmaniose tegumentar.

4. Descrever uma opinião crítica, sobre o resultado do estudo.

Observa – se uma expansão geográfica da doença no país, inicialmente considerada zoonose de animais silvestres, que acometia ocasionalmente pessoas em contato com a floresta.

 Em tempos atuais, o desmatamento desordenado, e as grandesalterações ambientais causada pelo processo de urbanização fizeram com que os flebótomos adaptassem a esses novos ambientes e, os hospedeiros conhecidos da Leishmania migrasse para outras áreas, fazendo com que os flebotomíneos, que antes se alimentavam desses mamíferos, passem a sugar o homem, e seus animais de estimação, novo integrantes desse local, infectando – os com a doença.

Assim a transmissão da doença ocorre quando a fêmea do mosquito que está infectada com o parasito Leishmania pica um indivíduo, inoculando na pele, mais especifico no tecido subcutâneo . Doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero leishmaniose, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas afetando os animais e secundariamente o homem.

 

O enfermeiro como profissional multidisciplinar desempenha um importante papel no processo de tratamento da leishmaniose tegumentar americana, não só por participar diretamente na aplicação dos medicamentos e monitoramento da dieta, mas também por estar mais próximo dos pacientes, familiares e comunidades de risco, realizando um trabalho humanizado voltado para promoção e reabilitação de pacientes positivos e para a prevenção e diagnóstico das populações susceptíveis.

No Brasil a LTA apresenta um perfil endêmico em várias regiões do país, podendo ocorrer em ambos os sexos e todas as faixas etárias, sendo mais comum afetar homens adultos residentes em área rural e regiões periurbanas provavelmente, relacionado ao trabalho rural próximo de matas e às atividades de lazer nas margens de rios e córregos que mantêm o ciclo enzoótico do parasito.

A LTA é uma patologia de relevante espectro epidemiológico, sendo ampla a sua distribuição mundial e crescente sua incidência nos dias atuais, havendo registros de casos em todas as regiões brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com